domingo, 18 de março de 2012

Dicas para cabelos cacheados




Eu não gosto de fazer posts específicos para um determinado público. Acontece que as mulheres que foram abençoadas com um cabelo naturalmente liso só precisam se preocupar em mudar o corte para não ficar sempre "com a mesma cara". E as opções de cortes para cabelos lisos são quase infinitas.
Já as cacheadas realmente precisam de muitas dicas para manter os cabelos originais de fábrica sempre bonitos. A maioria acaba se rendendo ao alisamento, assim como eu fiz por cinco anos.
A questão é que manter as raizes lisas é um gasto mensal, o comprimento precisa de muita hidratação para não parecer piaçava, e mesmo com todos os cuidados e investimentos ele não fica natural. Algumas pontas espigadas sempre entregam que é química obrigando a pessoa a finalisar com escova ou chapinha para garantir que as pontas fiquem modeladas e o cabelo com balanço. Todo esse ritual toma tempo e cansa a longo prazo.
Decidir parar com o processo químico é um ato de coragem. Durante o primeiro mês tudo fica bem, mas quando a diferença da raiz vai ficando grande dá um desespero...
Eu estou há um ano e 3 meses com os cabelos presos. Já tirei toda a química, mas meu cabelo ainda está curto demais para o meu gosto. Ele deve ficar melhor lá para junho ou julho, mas só vou curtir meu cabelo mesmo ano que vem, se o mundo não acabar claro... kkkk
Por tudo isso, a minha primeira dica para quem tem cabelo cacheado é:

* Não alise. Existem muitas técnicas para manter o cabelo cacheado bonito. Dá trabalho, mas o trabalho não seria menor se os fios estivessem alisados. A melhor parte é que você não vai precisar correr da chuva o que seria preciso se estivesse fazendo alisamento mas não tivesse grana para retocar a raiz. Bom né?

* Troque sempre de xampu. Não importa se encontrou um produto maravilhoso. Se insistir nele seu cabelo vai cansar e vai parar de responder aos ativos voltando a ficar pesado e sem vida. Cabelos cacheados são surpreendentes, portanto experimente de tudo. Use sempre o condicionador correspondente ao xampu porque eles se complementam.

* Faça hidratações em casa. Nem todo mundo tem grana e tempo para ficar indo em salões de 15 em 15 dias fazer hidratação. E mesmo quem tem pode estar jogando dinheiro fora. Não se esqueça de que salão de beleza é um negócio com fins lucrativos, e assim como em qualquer outro negócio existem truques para aumentar a renda mensal.
Se restaurantes se prestam a reaproveitar comida deixada no prato pelos clientes, você acha que nos salões não são adicionados creminhos baratinhos em embalagem de creminhos caríssimos para você pagar uma fortuna numa hidratação Loreal mas que da Loreal só tem o cheiro? Não seja bobinha!
Compre um bom creme e aplique em casa conforme as instruções da embalagem e valorize seu tão suado dinheirinho.

* Aplique o Leave in em mechas. Um erro grande na hora de finalisar o penteado é passar o creme de uma forma geral pelo cabelo. Ele acaba ficando concentrado nos fios de cima, e os fios de dentro e de baixo ficam apenas molhados,sem creme. Quando o cabelo seca, são esses fios que fazem volume de dentro para fora.
Divida o cabelo em mechas, ( não precisam ser mechas finas), e passe o creme com calma nele todo.
Quando secar, se ficar duro como se estivesse com gel, amasse os fios com cuidado.
Os cachos ficarão definidos, macios e com brilho.
Alguns chamam essa técnica de "Fitagem" e você pode aprender mais neste vídeo:

http://www.youtube.com/watch?v=eCOynL-5ZdA

Como eu tinha dito, não é simples como lavar e sair deixando os fios secarem ao vento.
Entenda e aceite que seu cabelo é assim e se você não tem grana e nem paciência para mantê-los alisados precisa aprender a deixá-los bonitos. É possível, só necessita de um pouquinho de boa vontade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário