quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

Quem entende?

Eu estou no limite da paciência com a minha mãe.
Ela não perde uma única oportunidade de me humilhar sempre que pode.
Ela sempre foi uma mãe que nunca mediu esforços por mim e pelo meu irmão, mas desde que eu comecei a ganhar peso ela meio que "perdeu o respeito" por mim.
Isso não é preconceito?
Ela sempre demonstrou preconceito por pessoas gordas. Sempre se referiu a elas em tons pejorativos como " imensa", " baiaca", "jamanta", mas não na frente das pessoas. Eu sempre achei e acho ridículo, podre, mas até o momento em que ela respeitava essas pessoas ainda que por medo de um processo, tudo bem.
Mas é assim que ela se refere a mim, NA MINHA CARA, a todo momento.
E sabe o que mais me entristece? Ela me provoca.
Sempre que está perto de mim ela fala de doces. Ou diz que está com vontade de comer tal coisa, ou diz que irá fazer.
Agora mesmo , estávamos almoçando, ela vendo eu comer pouquinho, evitando certas coisas como frituras e aí ela diz que vai fazer um bolo de chocolate.
Ela fala e espera para ver se vou esboçar alguma reação. Se eu cair na pegadinha e demonstrar felicidade, ela IMEDIATAMENTE solta a flecha encharcada de veneno:
 - Isso mesmo, come doce sua baiaca!
Isso já acontece há muito tempo e apesar de eu me sentir um lixo, a princípio eu não percebia que era de propósito e sempre caia na armadilha.
O que passa na cabeça de uma pessoa, sendo ela minha mãe, ao fazer esse tipo de maldade?
Porque gente, mesmo tentando muito ser otimista, não dá para justificar uma coisa dessas.
Nem adianta falar que talvez seja essa a forma dela me motivar a emagrecer porque humilhação e constrangimento nunca ajudou ninguém na história da humanidade.
Pelo contrário,  esse tipo de agressão é responsável por 90% dos pacientes de psicólogos e até psiquiatras do mundo todo.
Isso amargura, entristece, desanima, deprime... E depois vem as consequências. Ou a pessoa se entrega e se afunda mais e mais, ou se torna agressiva e acaba fazendo o mesmo com outras pessoas.
Ainda que consigam dar a volta por cima e esfregar na cara do agressor que conseguiu, ninguém sai ileso de situações assim.
E quando isso vem da própria mãe... nem dá pra explicar o quanto é pior. Nem dá...

7 comentários:

  1. Triste isso!
    Não dê ouvidos! Sei que é difícil, afinal de contas ela é sua mãe e vc mora com ela, certo ?
    Mas siga a sua alimentação da melhor forma e pode até comer um pouquinho de doce, o segredo é não exagerar =)
    Não se abale, vc é mais forte e vai vencer!
    Beijo
    Ca

    ResponderExcluir
  2. fiota.. tu vai kerer dar na minha cara mas tive ke rir do "jamanta"..kkkkkkk... não pela conotação da obesidade mas é que tenho a mania de falar.. "não bate na cabeça que vira jamanta" (o jamanta da novala "jamanta não morreu") enfim.. minha mãe era iguaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaalzinha.... era me ver passando que ela soltava um "buxo".. e ainda pior.. ensinou o meu caçula.. que na época era pqno a me chamar de "buxo" tbem..rs.. pensa num ódio.. daí quando eu emagreci ela falava que eu tinha aparência de aidética terminal... depois cansou de falar do peso e falava que eu tava enrugada, que minha cara parecia uma sanfona.. ou que meu cabelo tava seco.. ou oleoso.. ja falou do tamanho do nariz, da testa, de relaxada... e foi assim que eu cresci..kkk.. cheia de toc, com tag e com tab... é uma beleza..rs.. bjokas lindeza e respira no saco.. pq até dessas depreciações da minha mãe eu sinto falta hoje!

    ResponderExcluir
  3. Difícil, isso deixa a gente tão machucada, eu sofri e ainda sofro as consequências dessas atitudes da minha mãe, não em relação ao peso mas a tudo, e falar as pessoas não entendem pois mãe é sagrada, mas depois dos meus 35 anos tentando um relacionamento saudável com minha mãe, percebi que não consigo controlar ela então me afastei, só podemos nós controlar. Com amor Eliane

    ResponderExcluir
  4. Linda, eu sinto muito por você. Eu fui criada sob o bullying do meu irmão e do meu pai junto com a falta de bom senso da minha mãe. A minha mãe não falava na cara, ela tentava "ajudar" com métodos totalmente duvidosos. Felizmente ninguém mais comenta o meu peso hoje em dia. Mas pelo visto teu problema é este, né?! :( Eu nem sei o que te dizer pois sei que se nós mesmas nos colocamos para baixo por conta própria, com a ajuda de um terceiro para dar o "start", a coisa piora bastante. Não sei o que te dizer, mas sei o que posso te lembrar: lembre-se que vc não é um número na balança; que você é uma mulher astuta, inteligente e sensível, que vc tem bom gosto para se vestir e maquiar, que suas unhas e cabelos são lindos e que certamente tem outros atributos que nenhuma outra mulher conhece - somente vc e o sexo oposto. Muitas vezes os homens vêm e nos desarmam apontando como especial e desejável detalhes em nosso corpo que a gente nem "tchum". Foca nisso e respira fundo. Ou não: por que você não a questiona: "mãe, qual é a sua intenção? É me sacanear, me fazer sentir mal...?" Enquanto vc aguentar essa situação, vc estará dando a chance à sua mãe de chutar cachorro morto. Logico que ela é sua mae e vc deve respeitá-la, mas se a recíproca não for verdadeira, já pensou em conversar com ela? O ataque dela à vc pode dizer muito mais sobre ela mesma do que sobre vc. Um beijo

    ResponderExcluir
  5. Difícil mesmo de entender, amore... A relação entre pais e filhos é delicada, e especialmente a entre mãe e filha pode ser desastrosa. Mas não TEM que ser assim, talvez vc possa perguntar à sua mãe o que exatamente ela quer dizer, ou qual é especificamente a intenção dela, quando ela fala assim com/de vc. Conversa numa boa, diga como ela te faz sentir mal, diga que isso não ajuda em nada, e se ela não fizer algo a respeito, simplesmente afasta-se a cada ofensa dela. Nem precisa ser afastamento físico, há um afastamento sutil quando silenciamos e damos um gelo. Bem, é o que eu faria, e já fiz com duas pessoas da família que sempre tinham uma crítica entremeada nas palavras dirigidas a mim, é muuuuuito ruim!
    beijos

    ResponderExcluir
  6. Tente ser franca com sua mãe, fale com ela sobre como se sente e que não entende porque justamente quem poderia apoiá-la não o faz. Seja sincera, olhos nos olhos e se ela não entendê-la, peça firmemente que não faça mais insultos contra a sua pessoa. Eu fiz isso om uma pessoa que me "era" muito querida. Disse-lhe: Se você é incapaz de demonstrações públicas de afeto, por favor, não faça me sentir um verme. Prefiro a sua total omissão de sentimentos, sejam eles quais forem!
    Fui firme e funcionou. É óbvio que trarei em minha memória tudo o que passei, mas pelo menos a pessoa entendeu que "não pode" sair por aí exteriorizando o que pensa de mim, afinal, a pessoa não é obrigada a me amar, mas tem que me respeitar.
    Não custa tentar, não é?! Sei que não sou a melhor pessoa para dar conselhos, pois, tive os melhores pais do mundo, mas entendo que você não pode se sujeitar às humilhações porque a agressora é sua mãe e mesmo que não resolva, ela saberá como você se sente. Sinceridade é tudo e engolir mágoas pode resultar em doenças.
    Tenha um final de semana abençoado! Beijão.

    ResponderExcluir
  7. Olá linda que saudades dessas suas postagens
    Então gabos minhas mãe também não e diferente sabe
    Esses dias ela me chamou de gorda na frente de todos aqui em casa
    Na boa e já desisti de entende minha mãe sabe eu liguei o botão do fodasse
    Vou deixar ela falar e vou viver ser feliz sabe porqe elas são pessoas amargas e não quero termi assim
    Vou deixar falar e vou sair rindo tipo gordinha saliente kkkkk borá menina ser feliz nossas mães se ....

    ResponderExcluir