sábado, 27 de junho de 2015

Soap Cap, ou shampoozada (ou xampuzada). Parte 1 - Minha experiência.

Olá!
Então... hoje vou mostrar para vocês a minha experiência com a xampuzada. ( vamos no português mesmo né?) kkkk
Há 15 dias eu fui ao salão fazer luzes. O mesmo salão, a mesma profissional... Há uns tempos eu estava incomodada com algumas coisas. Os resultados já não eram os mesmos de antes. No começo, para ganhar a cliente, a pessoa faz o melhor. Depois, que a cliente está ganha e " dependente", as coisas vão mudando.
Acontece que eu sou cascuda nessa história. Já fui feita de boba inúmeras vezes e sempre acontece exatamente assim. Então eu resolvi acabar com essa "dependência" do salão e dar meu jeito em casa, com a noção que eu já tenho e graças a Deus quem tem internet hoje em dia não fica mais na mão.
Então seguem as fotos do antes, do passo a passo e do depois, que não é o resultado final ainda. Amanhã é que vou finalizar. Bora lá?

Pra começar do começo, aqui está o print da minha conversa com a profissional, onde eu peço para ela NÃO ECONOMIZAR na puxada porque eu queria ficar beeeeem loira.


                                   Essa é a foto do meu cabelo, APÓS as luzes:
                                                            Pois é... marrom!

Fiquei assim por uns dias pensando no que fazer. Voltar lá, reclamar e ser enrolada de novo não era uma opção. Pesquisei na internet e encontrei muitas postagens sobre o Soap Cap.
Mas afinal, o que é o tal Soap Cap, vulgo, xampuzada?
Digamos que é uma descoloração ligth. Além do pó descolorante e ox, leva também xampu para diluir um pouco a mistura. Alguns usam xampu comum e outros usam antirresíduos.
Esse procedimento serve para dar uma limpeza nos fios, removendo pigmentos de colorações ou matizadores. Dependendo do volume da ox, ele pode também clarear um pouco as luzes ou californianas, tirando o aspecto alaranjado e deixando o cabelo pronto para uma nova matização.
Não existe uma receita correta. Cada pessoa vai fazer de acordo com a sua necessidade e eu vou mostrar hoje a receita que achei melhor para o meu caso ok?
Vamos lá!


              Tudo o que eu usei. As colorações são para a segunda etapa, a matização.


Dica de ouro: Para salvar seus fios da morte, enluve com óleo de coco antes. Não interfere em nada, pelo contrário, protege e muito! Deixe agir umas 2h antes.


Usei o pó descolorante Ametista da Yamá, que é azul. Tá, eu sei que não é nem de perto um pó profissional, mas na minha cidade é o que tem, então... segue o bonde...


Eu também estranhei quando vi essa ox da cor e ton vendendo assim, separada da coloração, mas era a única que tinha, as outras eram aquelas de descolorir pelos, então... segue o bonde...


Usei esse anti-resíduo ( na nova ortografia não ficou "antirresíduo"?) Enfim... usei esse porque acho que é mais suave, porém, abre as cutículas dos fios da mesma forma que os outros, o que acelera a ação do descolorante.



                           Para ressuscitar os fios depois, cauterização à frio da Pantene. 


Para evitar manchas, ( mais manchas né? Olha que horror ele estava e tinha 15 dias que fui ao salão) dividi o cabelo em duas partes. Passei primeiro em baixo, enxáguei, tratei, e depois repedi igual na parte de cima.
Para a mistura, usei 50g de pó descolorante, 100ml de ox de 30 e 100ml de xampu.

                                                                50g de pó


                                                            100ml de 0x de 30

Mistura primeiro o pó e a ox e só depois acrescenta o xampu.

100 ml

Após o xampu o azul fica mais suave

Apliquei e deixei 30m. Ficou assim:



                          Viram? Limpou o chumbado e despigmentou bastante o marrom.
                                              Fui para a aplicação na parte de cima.



                                   Após 30m, ficou assim: ( já lavado e cauterizado)



                                                      Resultado excelente!

Para não agredir muito, não matizei hoje. Vou deixar os fios descansarem e vou terminar amanhã.
Volto com a segunda parte e as minhas considerações sobre o processo. Beijo!

9 comentários:

  1. olaaa flor, como foi a parte do oleo de coco? voce passou no cabelo todo,deixou duas horas e depois passou a xampuzada por cima ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jaqueline!
      Isso, passei o óleo de coco, deixei agir para penetrar no fio e aí fiz a xampuzada por cima. Não vai afetar em nada a descoloração, mas vai proteger os fios. Se joga!

      Excluir
  2. no lugar do oleo de coco, sera q pode usar oleo de ricino?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai eu não sei... O óleo de coco eu tenho certeza de que não atrapalha a descoloração, mas o óleo de rícino eu não posso garantir.
      O óleo de coco é absorvido pelo fio, protegendo o interior, o óleo de rícino é um óleo mais grosso. Caso ele forme um filme na superfície do fio, o descolorante não vai agir como deveria.

      Excluir
  3. Que cor base é seu cabelo? Ele descoloriu ou somente retirou a tinta?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Flor!
      Nessa época a cor de fundo do meu cabelo era 8.1.
      Embora 8 seja louro claro, no meu cabelo castanho escuro essa cor me dava um marrom bem bonito de fundo para as luzes. Esse soap cap descoloriu porque usei ox de 30 vol. Se vc usar com ox de 10 vol e menos quantidade de descolorante ele só vai decapar seu cabelo, removendo pigmentos sem descolorir os fios.
      beijos!

      Excluir
  4. Comprei a minha ox de 10. Vou fazer a xampuzada amanhã. Espero que de tudo certo. Posso colorir no mesmo dia? Posso usar azeite ao invés do óleo de cocô?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Michele. desculpa pela demora em responder flor. Nem deve mais estar precisando né... mas enfim, pode sim colorir no mesmo dia. Sobre o azeite eu sinceramente não sei. Porque ele não é incolor né... O azeite é esverdeado e eu tenho medo dele alterar a cor do cabelo, ainda mais descolorido que fica muito fino e poroso.

      Excluir
  5. Oi lindona! Posso usar um matizador ao invés do tonalizante? Oq vc acha?

    ResponderExcluir