domingo, 14 de fevereiro de 2016

Destruí meu cabelo, e agora?




Cara... eu imaginei que estava na classe de risco, mas me iludi achando que meus fios aguentariam.
Fui fazer retoque das luzes em casa e não me contentei só em retocar as raízes. Acabei estendendo o produto pelos fios que já haviam passado por pelo menos umas 5 descolorações e 2 xampuzadas. Resultado: Corte químico.
Eu passava a mão para enxaguar o descolorante e os fios iam descendo pelas minhas pernas. Que agonia!
Na hora de tirar a touca, um tufo de fios ficaram presos nela e foi aí que eu percebi que a situação era grave.
Para desembaraçar os fios foi a pior parte. Eu passava a escova e muuito cabelo ia saindo. Eu estava me sentindo tão culpada que nem me permiti dar um chilique. Mantive a calma e fui passando a escovinha até que parasse de sair cabelo para que eu pudesse avaliar os danos.
Gente... eu fiquei com as mãos em concha lotada de fios. Muita coisa mesmo!
Misturei um pouco de queratina líquida num pouco de condicionador e apliquei ali na hora só pra dar um help aos meus fios que estavam morrendo literalmente. Deixei agir um pouco e enxáguei. Depois disso não caíram mais fios quando passei a escova e eu pude finalmente sair do banheiro.
Apliquei um leavin sem parabenos, corante  ou petrolatos ( Bioextratus Botica camomila e Oliva) e deixei os fios descansarem em paz.
Ainda tive sorte porque o corte químico foi na parte do meio dos cabelos e não ficou visível, mas os fios que não foram cortados ficaram extremamente danificados, com aquela aparência de bombril mesmo. Isso gente, só no comprimento, onde eles já eram descoloridos. Na raiz que estava " virgem", as luzes ficaram lindas e não houve danos.
Agora luzes nem em sonho por muuuito tempo e cuidados diários massivos para recuperar os fios.
No dia seguinte ( isso foi na quarta-feira de cinzas), eu fui numa perfumaria e comprei vários produtos bons para recuperar os fios e depois de pesquisar amanhã vou voltar lá e comprar mais alguns e aí faço um post com as fotos deles e com o meu plano de recuperação.
Mas já adianto que:
* Se sentir a cabeça esquentar quando estiver com descolorante, tire na hora.
* Não entre em negação. Se encare no espelho e avalie os danos para saber o que precisa ser feito.
* Antes de passar tinta preta ou passar a tesoura nos fios saiba que dá para recuperar. Recupere a saúde dos seus fios antes de fazer qualquer outra coisa. Pode ser que só precise aparar as pontinhas e não tosar os fios todos. Calma!
* Cabelos tão fragilizados não suportam shampoo comum. Eles irão desmanchar literalmente. Você precisará aderir ao Co Wash durante um tempo. A linha Lola Cosmetics e a Yamá lançaram produtos para esse fim. Adquira um deles imediatamente.
* Para evitar que os fios fiquem se partindo a cada movimento seu, mantenha-os umectados. O azeite de oliva extra-virgem é o salvador nesse momento. Passe nos fios secos com generosidade e reaplique sempre que necessário. O azeite também restaura a fibra e devolve força.
No mais, tenha paciência e trace um plano de ação. Planeje as lavagens, as hidratações, nutrições e restaurações, faça a sua lista de compras e vá a luta!
Dentro de 6 meses os fios estarão melhores.
Amanhã mostro meus aliados nessa nova jornada.
Beijosss!