segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Afinal, como funciona o jejum?

Oi gente!
Eu tenho recebido muitos pedidos para explicar melhor sobre o método de jejum que eu utilizei para desintoxicar o meu organismo e poder recomeçar a RA "limpa", aproveitando melhor os nutrientes da alimentação.
Como eu fiz e deu certo, e assim como eu muitas pessoas estão admiradas com os resultados, eu vou explicar tudo bonitinho aqui pra vocês.
O método foi apresentado a mim pelo meu primo que tem um estilo de vida admirável. Ele é doutor em Oceanografia e trabalha num centro de pesquisas da Marinha, em Arraial do cabo. Ele e a esposa vão trabalhar de bicicleta, são vegetarianos  e praticam o jejum desde que fizeram um curso com o Dr. Alberto Peribanez Gonzalez e aprenderam sobre desintoxicação e nutrição.
Um outro médico que defende o jejum é o Andrew Saul. Ele diz inclusive que quando ficamos doentes não perdemos o apetite a toa. O organismo faz isso para se recuperar, e nós atrasamos esse processo nos forçando a comer.
Mas o que eu encontrei de melhor no sentido de explicar os benefícios do método, foi essa entrevista de um médico que serviu de cobaia para uma experiência de jejum, embora não tenha sido tão radical quanto o que o Dr. Andrew defende, e que foi o que eu fiz. Mas para tirar dúvidas a respeito dos benefícios, é excelente.
Eu escolhi o método do Dr. Andrew porque eu sou extremista e sei que para mim as coisas só funcionam assim. O "mais ou menos" não me abala, não me motiva. Mas ficar 3 dias sem comer nada e bebendo apenas sucos de frutas e legumes crus não é fácil e quem  acha que não vai conseguir, pode começar pelo método do Dr. Michael Mosley.
Ele garante que o jejum não desacelera o metabolismo e nem prejudica as funções cerebrais, e que ao contrario do que pensam, não é a massa magra que é utilizada como fonte de energia, e sim a gordura, e que isso foi comprovado através de exames de sangue em voluntários para a pesquisa , onde se constatou que as taxas de colesterol dessas pessoas estava mais altas durante o período de jejum do que antes, porque ele estava sendo usado como fonte de energia.
Para que o organismo consuma a própria massa muscular é necessário um período muito longo de jejum e isso só acontece após todo o estoque de gordura ser consumido. E a explicação para isso é até lógica:
São os músculos que sustentam o nosso esqueleto. Sem eles não passamos de um monte de ossos soltos dentro de um saco de pele. Como o nosso corpo é uma máquina perfeita ele sabe disso e preserva ao máximo a musculatura, lançando mão dela somente como último recurso de sobrevivência.
Leiam os artigos gente. Explicar todos os detalhes aqui faria o post muito longo e chato. Mas leiam porque vale a pena.
Eu posso dizer que o jejum foi um divisor de águas pra mim. Existia uma Linda antes do jejum e existe outra agora. Em todos os sentidos. Meu raciocínio ficou mais rápido, mais claro, tudo ficou mais simples, mais lógico, mais solucionável.
O autocontrole que aprendemos com o jejum é impressionante! Você retoma o controle o seu "eu". 
Nada é mais forte do que você.
Como passamos menos tempo pensando no que comer, você se conhece mais. Descobre coisas das quais gosta, das quais não gosta, acaba procurando atividades que há tempos não praticava, como ler, dançar, caminhar, ver um filme ou um programa de TV. E como a nossa percepção fica muito mais sensível, as vezes o mesmo livro ou filme já vistos antes tem outro impacto sobre nós.
É uma experiência incrível que todas as pessoas deveriam se dar de presente.
Bom, é isso.
Quaisquer outras dúvidas eu me coloco à disposição.
Grande beijo!




5 comentários:

  1. Menina, o post anterior não apareceu na minha lista de leitura :(
    Ou foi bem na hora que eu tava comentando o outro...
    Vou ler tudo e , se eu tiver coisas a dizer ou perguntar, coloco aqui nos comentários, tá?
    Beijãooooooo

    ResponderExcluir
  2. To muito lesada hoje kkkk não sei se o comentário foi... esqueci de dizer que minha amiga que está "assumindo" os cachos pediu para te agradecer e mandou beijos. O cabelo dela tá cada dia mais lindoooooooo ;)

    ResponderExcluir
  3. Oi Linda querida, obrigada pela preocupação comigo...
    Estou acompanhando todas, como sempre, lendo os posts e tal, mas realmente tenho estado sem condições de interagir com vcs, sem ânimo, empolgação...RA, AF e assuntos afins foram substituídos por questões emergenciais em minha vida, e não consigo atentar para eles, embora sejam mto importantes.
    Ando doente, atribulada, cheia de coisas pra colocar em ordem na vida...Por isso meu sumiço. Mas estou presente de alguma forma, acredite.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Que post interessante! Estou a mudar o meu estilo de vida e emagrecer faz parte do plano...gostei do seu cantinho e já estou a seguir!
    Bjs
    Maria

    ResponderExcluir
  5. vou pesquisar tudo sobre..rs.. vai ke cola... bjokas nega e sucesso

    ResponderExcluir