segunda-feira, 1 de agosto de 2016

Pesagem - Um choque de realidade

   Consegui me pesar ontem de manhã em jejum, mas estava de roupas porque tive que ir até uma farmácia.
O que vi na balança me desanimou muito pra ser sincera. Eu sei que até já falei aqui sobre isso, que balança mostra o peso, e que peso não é emagrecimento porque ele varia de acordo com intestino cheio, inchaço e blá blá blá, maaaas, é impossível negar que ver um número bonito na balança anima a gente.
Bom daí que estavam lá 70,9kg e eu fiquei tipo... Oi? Como assim? Quanto eu estava pesando antes então?
E o choque de realidade foi triste... Eu havia parado de me pesar há muito tempo. Eu não queria saber. Mas agora me arrependo porque nunca vou saber quanto já eliminei. Só sei que foi bastante porque algumas roupas que ficavam coladas agora estão folgadas. Então vamos raciocinar... Se eu estou com 71kg e percebi que emagreci bastante, eu devia estar com quase 80kg.
Pai amado... Com 1.59m e quase 80kg. Um hipopótamo!
Eu não ignorava que a minha situação era crítica. Eu estava sem pescoço,ofegava para subir escadas, sentia dor nos joelhos, estava sem roupas... mas ver é diferente. E eu não queria ver esses números.
Mas agora é tocar o bonde. Vou continuar moderando as minhas porções e selecionando os alimentos tentando não cair nas pegadinhas dos " saudáveis".
Ex; Você sabia que frutas são cheias de açúcar e elevam os níveis de glicose no sangue e que por causa disso uma grande quantidade de insulina será descarregada e que a insulina é responsável pelos estoques de gordura? Pois é... Então pense bem antes de trocar uma fatia de pão com queijo por uma fruta. A proteína reduz o índice glicêmico do pão. Fica a dica.
Fruta é saudável? Claro que sim. Elas contém vitaminas e minerais, mas trocar todo alimento por fruta achando que está abafando é um erro. Em excesso fruta engorda como os doces.
Por isso mais vale reduzir porções do que radicalizar. Dietas radicais são um tiro no pé. Já fiz muitas mas não caio mais nessa.
Prefiro levar um ano para emagrecer, do que emagrecer em 2 meses e engordar o dobro depois por conta de um metabolismo desregulado por dietas malucas.
Devagar se vai ao longe. ;)

3 comentários:

  1. As roupas ficando largas isso é bom demais, não se prenda ao que passou, agora você já sabe o quanto está pesando, então bora continuar firme e forte, parabéns pelo progresso.

    ResponderExcluir
  2. Linda, não se apegue tanto a balança...as roupas são as suas melhores referências. Ja que se pesou, tente se pesar semanalmente apenas para ter um parâmetro, mas pode acreditar, muitas vezes a gente elimina gordura e a balança não mostra por conta de outros fatores. Quanto as frutas eu faço questão de comer de 02 a 03 porções por dia, porque além de ser doce (eu amo), me afasta dos industrializadas e são cheias de nutrientes, mas sim, tudo em excesso faz mal. A proteina magra e o carboidrato integral devem estar sempre presentes.
    Beijo e sucesso!
    Ca

    ResponderExcluir
  3. VC NÃO TER SE PESADO ANTES TALVEZ TENHA SIDO ATÉ BOM POIS AGORA DÁ A IMPRESSÃO QUE VC ESTÁ COMEÇANDO AGORA COM ESSE PESO, SE VC TIVESSE SE PESADO E VISSE QUASE 80 NA BALANÇA COM CERTEZA SERIA UM BAQUE DE PENSAR O TANTO DE PESO QUE VC TERIA QUE PERDER...AGORA VC JÁ PERDEU O EXCESSO DO EXCESSO, AGORA É SÓ PERDER O EXCESSO. BJS

    ResponderExcluir