segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Marcas do passado

De um passado bem recente na verdade.
Ainda não acostumei com a vida nova. Ainda não acredito.
Não consigo evitar o medo quando o telefone ou a campainha tocam. Sempre espero más notícias.
O ano passado inteiro foi assim. Cobradores ao telefone, cobradores à porta...
Estou como um bicho que sofreu maus tratos e que depois desconfia de tudo. Tudo me parece bom demais pra ser verdade e eu logo fico na expectativa de alguma coisa ruim acontecer e acabar com aquela felicidade.
Eu poderia dizer coisas do tipo " a vida é cruel", " O castigo de Deus é pesado", mas a verdade é que não se trata da vida e nem de Deus. Nós simplesmente sofremos as consequências de nossas atitudes impensadas.
Aliás, essa "vida" do qual as pessoas tanto falam e usam para justificar coisas que acontecem nem existe. A vida que existe é a que nos mantém vivos. Nós somos a vida. Não existe uma vida independente que faz as coisas acontecerem contra a nossa vontade, que conspira contra nós. E nem Deus faz isso.
Deus perdoa os nossos pecados, continua nos amando, nos protegendo, mas perdoar não significa ignorar a má conduta. Ele não castiga ninguém por nada, mas permite que cada um sofra a consequência de seus atos.
Então, a reclamação correta seria: " É incrível como somos cruéis com nós mesmos".
Pensando assim a coisa muda de figura né? Como podemos causar tantos problemas a nós mesmos?
E é tão simples evitar gente... Parece complicado se pensarmos que tudo é muito complexo e que seria impossível evitar todo tipo de problema, acontece que são sete as situações que podem acabar com a nossa  
vida, o resto são variações delas, e são sete as atitudes que devemos ter para evitá-las.
Sim, estou falando dos 7 pecados capitais e das 7 virtudes opostas.

1. Luxúria: apego e valorização extrema aos prazeres carnais, à sensualidade e sexualidade; desrespeito aos costumes; lascívia.

2. Gula: comer somente por prazer, em quantidade superior àquela necessária para o corpo humano.

3. Avareza: apego ao dinheiro de forma exagerada, desejo de adquirir bens materiais e de acumular riquezas.

4. Ira: raiva contra alguém, vontade de vingança.

5. Soberba: manifestação de orgulho e arrogância.

6. Vaidade: preocupação excessiva com o aspecto físico para conquistar a admiração dos outros.

7. Preguiça: negligência ou falta de vontade para o trabalho ou atividades importantes.


A maioria de nós carrega diariamente um ou mais desses aspectos. E o "antídoto" para eles é praticar as sete virtudes opostas:

1.Castidade/ Fidelidade/ Monogamia — opõe luxúria.

2.Generosidade/ Desprendimento/ largueza — opõe avareza.


3.Temperança/ Moderação/ Auto- controle — opõe gula.


4. Diligência/ Presteza — opõe preguiça.


5.Paciência/ Serenidade — opõe ira.


6.Caridade/ Auto- satisfação  — opõe inveja.

7.Humildade/ Modéstia — opõe soberba.

Vamos aproveitar que se aproxima o período da Quaresma e praticar essas boas maneiras que podem mudar a nossa vida para melhor evitando problemas futuros em todos os campos da nossa vida.
Beijos!

6 comentários:

  1. Ola Lina, bom dia!
    verdade, trocando em miúdos,
    colhemos o que plantamos.
    Bjss

    ResponderExcluir
  2. Oi Linda Mulher muito bom o post, acho que a cada minuto de sua vida devemos praticar as virtudes, não esperar vir um tempo melhor para começar, tem que ser agora, pois não sabemos o dia da manhã.
    Estamos tão acostumada a coisas ruins, que ficamos com medo. lembro uma epoca, quando furtaram o carro de meu pai, dentro do quintal, que eu ia verificar toda hora à noite se o novo carro estava lá,. se não tinha ninguem mexendo nele. foi um bom tempo para acalmar o coração. Um beijo linda semana. gi

    ResponderExcluir
  3. Minha querida, é verdade tudo isso o que você disse. O importante é aprender com nossos próprios erros e nos tornarmos à partir deles, pessoas melhores. EU também colho muito do meu descontrole e das minhas atitudes impensadas ema alumas áreas, mas a Deus eu só tenho a agradecer, pela misericórdia em me perdoar e me dar a oportunidade de crescimento. Bjo grande e excelente semana minha flor linda!!

    ResponderExcluir
  4. com certeza dos 7 pecados mais sofro é o da gula...com certeza..heheheh

    ResponderExcluir
  5. Linda!!! Você leu meus pensamentos!!! Há umas 3 semanas que venho pensando em escrever sobre os pecados capitais. Toda vez que como desvairadamente é o que me vem à cabeça: "gula é pecado. Deus não se agrada disso". E por causa desse sinal que fica na minha cabeça, já havia pensado em abordar a comida por esse aspecto - o excesso é pecado! Acredito que os cristãos devem vigiar seus atos sempre, inclusive para consigo. A gente vigia em tudo que diga respeito ao próximo e dá um mole desses quando estamos sozinhos? Não dá, né? :-/ Você, como sempre, escreveu com muita propriedade!! Mas páre de pensar que algo ruim vai acontecer. Não vai. Deus tomou o controle de tua vida, creia nisso.Ele está zelando por vc e pelos seus e guiando os passos de vocês para que não caiam em mais nenhuma armadilha. Um beijo carinhoso!

    ResponderExcluir
  6. A felicidade é simples como um copo de água gelado em dia quente né?

    É preciso estar perto de Deus, é preciso praticar o amor, fazer valer a pena.

    O BJO!.

    ResponderExcluir