domingo, 20 de abril de 2014

Cabelos cacheados: O manual

Vocês devem estar se perguntando:
 Quem é ela para se achar capaz de criar um manual a respeito de cabelos cacheados?
Bom, eu sou alguém que nasceu com cabelos cacheados, que sofreu na infância e na adolescência nos anos 80 e 90 pela falta de produtos específicos para esse tipo de fio , que cedeu aos alisamentos de 2005 até 2010, que passou pelo processo de transição de volta aos cachos durante 2 anos e que hoje vive feliz pela primeira vez com os cabelos que Deus me deu.
E o que mudou toda a minha relação com meu cabelo foram duas coisas que descobri:
Identificar o creme certo, e a técnica de fitagem.
Por mais que isso pareça louco, os cremes para cabelos cacheados não são os meus preferidos.
Já sofri pela falta deles quando tudo o que eu tinha era shampoo e condicionador, mas a partir do momento em que apareceu o primeiro creme para pentear no mercado, apareceram uma infinidade de outros que acabaram se tornando melhores.
Cremes para cabelos cacheados costumam ter fórmulas umidificadoras para "controlar o volume" e sinceramente eu acho horrível ficar com os cabelos úmidos e melados de creme o dia todo.
Meu cabelo ama cremes com Ceramidas, D-pantenol, Manteiga de Karité... e detesta Queratina. Também não responde muito bem à Babosa, presença certa em 99% dos cremes para cabelos cacheados.
Então descobrir do que o seu cabelo gosta e encontrar o creme certo é 50% do caminho para ter um cabelo perfeito.
Isso não significa que usará o mesmo creme para sempre, mas que buscará sempre entre as marcas que deseja experimentar, os ativos que você sabe que deixam o seus fios felizes.
Os outros 50% são por conta da fitagem que é o que deixará os seus cachos definidos e perfeitos.
Existem diversos tipos de fitagem e eu vou deixar aqui 3 vídeos de técnicas diferentes:

Com os dedos
Com escova
                                                       Mecha por mecha

Para descobrir qual é a melhor para você só experimentando as três técnicas. Não é difícil. Depois que se pega prática é um gesto automático ao pentear os cabelos.
Eu faço no dia-dia a da escova e quando quero cabelos deslumbrantes em ocasiões especiais, faço a mecha por mecha. Senão estaria sempre com o cabelo igual, já que não sou fã de penteados.
Para mantê-los saudáveis, é bom seguir o cronograma capilar com hidratações, nutrições e reparações semanalmente.
Essa parte é trabalhosa e não vou mentir dizendo que sigo isso à risca. Eu sou muito de comprar esses cremes de ação rápida para usar no banho. São bons, mas cabelos cacheados exigem cuidados mais elaborados.
Embora isso seja uma escolha muito particular, vou deixar aqui alguns cremes dos quais gostei muito:





Estou sempre revesando entre esses. De vez em quando experimento algo novo, mas acabo voltando para eles.
Mudo sempre de shampoo e já percebi que meus cabelos preferem os perolados aos cremosos e que tem preferencia por algumas marcas.
Eu troco sempre de shampoo mas a atenção deve estar voltada para o creme porque é ele quem fica no cabelo.
O shampoo é basicamente um detergente que só lava os fios. O que define um bom shampoo é o quanto ele consegue limpar o cabelo com o mínimo de ressecamento. E um bom condicionador é aquele que fecha as cutículas e nivela a superfície do fio dando a sensação de maciez ao toque e brilho.
Como vocês podem ver, cuidar de cabelos cacheados não é difícil mas tem seus truques.
Qualquer dúvida, estou a disposição,
Beijosss!

















9 comentários:

  1. Ah, tá aí um assunto que eu ADORO!!! hahahaha Eu já fiz a fitagem algumas vezes, aprendi com a Rayza (para mim, os cachos dela são os mais lindos!). Para o meu cabelo, a fitagem tem os seguintes contras: o meu cabelo leva ainda bem mais tempo para secar (naturalmente meu cabelo já leva um tempão!!) e a quantidade de creme, sobretudo no dia seguinte, deixa meu cabelo sem vida (embora modelado). Além disso, a fitagem é um processo que me toma mais de meia hora - e eu sou jeitosa com cabelo, heim?! Meu cabelo não tem CACHO NENHUM quando está molhado, portanto, a fitagem me toma um tempo enorme para garantir que todas as mechas estejam SUPER AMASSADAS. Já fiz até um vídeo mostrando como faço para cachear o cabelo, vc viu? Ali dá para ver direitinho que ele molhado não enrola, depois de passar o pente, menos ainda! Tá certo, pode ser que se eu tivesse insistido mais na técnica, agora eu já estivesse fazendo todo o processo em metade do tempo, vai saber rsrsrs, mas o fato é que fiz umas três vezes e desisti. O que mais gosto na fitagem, contudo, é o dia seguinte. Mesmo o cabelo estando sem brilho (NO MEU CASO!!), os cachos estão ali, firmes, fortes e ondulados. Nesse aspecto, vale à pena o tempo investido porque no dia seguinte ainda tenho um cabelo perfeito cujos cachos ainda podem ser aproveitados. Quando eu deixar de ser preguiçosa vou tentar de novo. rsrsrsrs Meu cabelo passou por um período tenebroso mas agora viu a luz! rsrsrsrs Estou usando um creme hidratante da Head and Shoulders que se deu super bem com o meu cabelo (mas não vem dizendo do que é, acho que só lendo o rótulo (mas as letras estão TÃO pequenas - e em espanhol - que desisto toda vez que começo). E de creme para pentear, esse ano usei um de Argan da Niely Gold que atualmente estou usando um da Elséve para cabelo quimicamente tratados, o frasco vermelho, e estou bem feliz com ele. É um creme mais leve que o da Niely, mas como voltei a usar o Keratin Hair Food (aquela espécie de cera sobre a qual já falei no blog), os dois estão fazendo um bom trabalho em equipe. :) Por fim, já tentei fazer o cronograma, mas meu cabelo estava tão ruim, mas tão ruim na época que 1) meu cabelo não respondeu à nada, 2) acho que os produtos que escolhi para hidratar e nutrir não se deram bem com o meu cabelo e 3) nunca cheguei na parte da reconstrução, porque via que meu cabelo ainda não estava saudável o suficiente para darmos mais esse passo porque vamos combinar, a reconstrução não é o processo que deixa o cabelo macio e tal como a gente espera, né? Ah, esqueci de falar: outro dia vim aqui no seu blog e me deliciei com suas postagens. Numa dessas, vi vc explicando o passo a passo da touca de maizena e me animei de fazer. Vamos ver se faço mesmo. Vi o resultado no seu cabelo: ficou super brilhoso; seu cabelo é igual ao da Rayza Nicácio: TOP! Parabéns!! Beijão, LInda!!

    ResponderExcluir
  2. Amei as dicas,Linda! Testarei no meu cabelo, que é bem parecido com o do 3° vídeo.Você acha que é importante mesmo usar o difusor?Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não acho não Márcia. Eu nem tenho. Faço a fitagem e deixo secar naturalmente, depois de seco ( ele fica duro como se tivesse com gel), eu coloco gotinhas de reparador de pontas nas mãos e amasso ele todo. Fica lindo!

      Excluir
    2. Ai que bom,Linda! Assim não precisarei comprar um e farei como você faz! Qual das 3 técnicas você usa?

      Excluir
    3. Eu faço a da escova no dia-dia para trabalhar e quando vou sair faço a mecha por mecha.
      Essa última deixa os cachos perfeitos, maravilhosos, parece produção de capa de revista! Por isso eu deixo para produções especiais, senão estaria sempre com o cabelo igual. rs

      Excluir
  3. Oi, amiga, tudo bem? Quanto tempo! Saudades!

    Meu cabelo não é cacheado, é ondulado, com raiz lisa. Acredite, dá trabalho, pq ele é imprevisível. Nunca sei como estará no dia seguinte, ou depois de lavar, hehe. Se tiver algumas dicas para cabelo assim, eu agradeço.

    Não conhecia esse método de fitagem. Qualquer sábado, eu vou fazer no meu para ver como fica...

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Menina!!! Que bom ter você de volta!
      Obrigada pela visita!
      Então, eu acho que para o seu tipo de cabelo a fitagem não vai ser legal. Isso porque ela tira uns 60% do volume do cabelo, e o seu tipo de cabelo não costuma ter muito volume e pode ficar muito minguado.
      Agora se eu estiver enganada e você tiver problema com volume, pode fazer que resolve e fica lindo.

      Excluir
  4. Outra coisa, amiga: como vc faz de manhã quando acorda? Molha o cabelo e passar creme? Ou só ajeita com as mãos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se for dia de lavar eu lavo com shampoo e faço fitagem. Essa técnica permite ficar uns 2 dias sem molhar, somente cuidando do frizz com reparador de pontas. No terceiro dia os fios já não estão tão disciplinados e eu uso preso. Aí no quarto dia eu lavo novamente...assim vou eu...rs

      Excluir