segunda-feira, 21 de abril de 2014

Quer emagrecer? Coma como uma Francesa.

Encontrei um blog outro dia de uma brasileira que mora na França ( Paris) há muitos anos e escreve para contar e desmitificar sobre como é a vida por lá.
Ela contou que, apesar da França ser referência na alta gastronomia, não são os franceses quem populam em maioria os restaurantes de lá.
São os turistas quem desfrutam da culinária francesa com maior frequência.
Mas daí ela falou sobre as francesas e sobre o quanto são magras independente de terem filhos ou não e ainda disse que academias de ginástica não são comuns por lá. Como pode?
Bom, ela explicou que os franceses de verdade, no dia-dia deles, fazem a comida o mais simples possível, sem as milhares de variações com a qual nós brasileiros estamos acostumadas.
Se é macarrão, é macarrão com molho de tomate natural e ponto. E não macarrão a bolonhesa com queijo ralado por cima, ou lasanha, ou ao molho branco e etc.
Se é batata, é batata cozida e temperada com ervas e um fio de azeite, e não batata frita, batata sauté, batata recheada e blá blá blá..
Com esse hábito eles cortam milhares de calorias.
Outra coisa que ajuda, segundo a blogueira, é que eles fazem as refeições em todas as etapas:
Entrada, prato principal e sobremesa.
A entrada é quase sempre uma salada ou sopa, o prato principal é algo leve e natural e de sobremesa geralmente é alguma compota de frutas, iogurte ou mousse.
E que esse hábito de comer sobremesa todos os dias é o que faz com que eles não tenham essa gana por doces que nós temos aqui.
Realmente , pelo menos na minha casa, nunca tivemos sobremesa a não ser em ocasiões especiais, como em dias em que recebo visita por exemplo, e como é raro, nesses dias eu como que parece que o mundo vai acabar.
Talvez, se fosse um hábito, eu nem ligaria tanto para doces.
E por fim, é caminhando, andando de bicicleta e se mantendo em movimento durante todo o tempo que eles gastam calorias. Mesmo durante o mais rigoroso inverno é comum vê-los na rua, devidamente agasalhados é claro, fazendo suas tarefas a pé.
Difícil?
Claro que não. Pelo menos eu não acho que ela tenha dito nenhum absurdo.
Comida simples e natural, refeições fracionadas e completas e vida ativa.
Qualquer um de nós pode adotar esse estilo de vida. Hoje. Agora!
Além disso ela disse que ao contrário do que dizem, eles são pessoas simpáticas e acolhedoras.
Acho que vou abandonar aquela ideia de fazer uma dieta por semana e experimentar viver como uma francesa. Não me parece nada mal... rs

.

7 comentários:

  1. Oi, Linda! Quanto tempo, né, amore? Ando fazendo mil coisas e a Bia tb tá a mil, além disso mamãe anda precisando de nossa ajuda. Sempre q posso olho alguns blogs, o seu sempre, mas nem sempre dá prá comentar, pena :(
    De modo geral estou te achando mais feliz, mais dinâmica e com mais vitalidade, o que deve te estar embelezando muito!
    Vou mandar o link dos cabelos cacheados para umas amigas, concordo qdo vc diz q temos q encontrar o produto q nosso cabelo goste, sejam lisos ou crespos, e tb noto q isso varia conforme o clima e a estação do ano. Ja reparou nisso?
    Eu não sou francesa, mas amo os franceses e seu modo de viver, sua cultura e gastronomia... Tenho algumas amizades de lá, e confesso que adotei alguns de seus hábitos alimentares. Há, além do q vc explicou bem , todo um contexto, um modo de lidar com os alimentos, que é mais ritualístico, mais

    ResponderExcluir
  2. ...tranquilo, sei lá, é um povo diferente, europeus são... nós infelizmente somos colonizados em TODOS os sentidos pela cultura norte americana, que é compulsiva, vazia, consumista, rasteira e obtusa, lamentável... Tenho certeza que se preservássemos nossa cultura teriamos bem menos problemas de saúde fisica e mental. Falei montes kkkk. Deve ser a saudade :). Querida, é muito bom te ler assim cheia de energia. Beijos

    ResponderExcluir
  3. Ah, esqueci de dizer: o vinho tinto francês!!!!! É o mais rico em flavonoides e bebe-se sempre,. Como fui esquecer logo disso kkkkkkk

    ResponderExcluir
  4. Muito bom, é apenas hábito, que nós não criamos hahahah...
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  5. em casa tbem nao é todo dia ke se faz doce.. e quando faz eu lambo a travessa..kkkkkk..como até o papel.. bjokas lindeza e sucesso

    ResponderExcluir
  6. Linda, eu estou obesa. Nestes últimos tempos mandei os pontos para o ar! Eu que já estava com 66kg, me encontro com 71kg, agora no pós-Páscoa. Pois é, nós sabemos o que deve ser feito... Só não entendo porque não conseguimos manter... Acho que nunca fico tempo necessário em uma dieta (ou RA) para que aquilo deixe de ser uma ferramenta para emagrecer e se torne um hábito/ uma realidade na minha vida. Acho que comer como francesa vai ser bem menos complexo que uma dieta por semana, mas você se presta a fazer bem tudo com o qual se compromete, então, mete bronca, gatona!!! :p Beeeeeeeeijo

    ResponderExcluir
  7. Linda, obrigada pelas palavras. Sabe quando a gente precisa de um apoio? De alguém que te incentive à por mãos à obra? Pois é. Você.

    Amanhã estarei na loucura de uma prova: depois do sorteio do meu tema, terei 24h exatas (na verdade, 23 horas e meia pois temos que chegar 30 minutos antes) para preparar uma aula sobre o tema sorteado. Esse tipo de coisa me mata de ansiedade. Mas a sua mão firme me incentivando ainda me deu forças para pensar em uma mudança mais consistente a partir de AMANHÃ, com prova ou sem prova. Com festa ou sem festa sábado.

    Obrigada! Sou sua fã. Vamos juntas nessa mesmo? Estou precisando de um apoio, de alguém para se meter nessa empreitada comigo! rsrsrsrs Um beijão!!!

    ResponderExcluir