sexta-feira, 30 de março de 2012

Cultive a paz



Fala-se de paz de uma forma muito vaga. Mas o que significa afinal viver em paz?
Imagino que o que as pessoas geralmente descrevem como felicidade, é na verdade, paz.
Não existe felicidade permanente. Felicidade é aquilo que precisamos no momento e como nunca teremos tudo o que desejamos porque a medida em que realizamos nossos desejos outros aparecem, a busca pela felicidade é infinita.
Para o doente a felicidade seria a saúde, para o solitário a felicidade seria companhia, para o endividado a felicidade é dinheiro e assim por diante.
Mas e a paz? Ainda que não tenhamos tudo o que desejamos, mas se pudéssemos ter uma vida tranquila, sem problemas, sem estarmos envolvidos em qualquer situação que nos preocupa, tira o sono ou o apetite, não seria maravilhoso?
Imagine você tendo a melhor noite de sono que já teve na vida todos os dias.Acordando revigorado, descansado, indo trabalhar tranquilo, voltando para casa cansado sim, mas feliz pelo dia produtivo que teve, pronto para tomar um delicioso banho, comer uma comida gostosa e simplesmente relaxar fazendo algo que gosta até cair no sono, em paz.
Impossível? Não mesmo.
E os problemas financeiros, de saúde e pessoais?
Bom, e como seriam se eles não existissem?
Será que os problemas invadem a nossa vida ou nós damos abertura a eles?
Alguém o obriga a gastar o seu dinheiro de forma desordenada a ponto de ficar com dívidas maiores do que pode pagar?
Alguém o obriga a comer, fumar ou beber em excesso e a levar uma vida tão sedentária a ponto disso prejudicar a sua saúde?
Alguém o obriga a entrar num relacionamento sem antes estar certo de que será benéfico e não destrutivo?
Alguém o obriga a manter amizades que só lhe trazem problemas e com as quais não pode contar quando precisa?
Alguém o obriga a se envolver em problemas e brigas familiares sendo que você não tem nada com o caso?
A maioria das pessoas está dizendo que não, mas se alguém está dizendo que sim, eu pergunto: E porque você se submete a essa pessoa? Porque ainda não deu um basta nisso, não se afastou ou o processou por danos morais?
Faça alguma coisa para mudar a sua vida!
Ela é sua. Além de Deus, só você tem o controle. Não dê poder aos outros para fazerem de você o que querem.
Fale pouco, mas observe muito. Seja desconfiado, cauteloso.
Desconfie de pessoas que falam demais. As carroças vazias são as que fazem mais barulho.
"Aguas calmas correm sobre leitos profundos".
No entanto, uma pessoa que não se comunica, que não interage com as demais também pode ser perigosa.
Pessoas anti-sociais não se relacionam e por isso não criam laços de afeto. Sem esse sentimento de afeto por outras pessoas, o anti-social é capaz de qualquer coisa.
Ele consegue mentir, trair e até matar sem se sentir culpado por isso. São pessoas frias e calculistas.
É totalmente diferente de uma pessoa tímida ou reservada.
Aliás, ser reservado é o segredo para viver em paz.
Uma pessoa reservada dificilmente se envolve em problemas.
Ela não fala sobre a sua vida com qualquer pessoa, seja colega de trabalho ou um familiar não muito próximo.
Ela não empresta dinheiro e nem pede emprestado.
Ela não permite que qualquer pessoa frequente a sua casa.
Ela não frequenta lugares onde possa se interessar por pessoas que não vivem a sua realidade.
E os problemas não surgem na nossa vida a partir de situações como essas?
Se você é solteira(o) mas não fuma, não bebe e não gosta de festas, vai aceitar um convite para um lugar desses porquê? Vai que lá conhece alguém bonito, bom de papo, divertido mas que fuma, bebe e que gosta de festas. Para uma noite só, perfeito! Mas se for bom para ambas as partes vai ter uma segunda noite, e talvez uma terceira, quarta... E como você vai lidar com a questão do cigarro, da bebida e das festas se isso virar um relacionamento?
Vai suportar um namorado que cheira a cinzeiro, que não perde uma balada e ainda perde a linha bebendo a noite inteira?
Nunca tenha a pretenção de mudar alguém. Mudar os hábitos de uma criança já é difícil, de um adulto é quase impossível.
Quem gosta de beber não vai largar a bebida, quem fuma não vai largar o cigarro, quem usa drogas não vai abandonar o vício e quem é ateu não vai acreditar em Deus só por causa de um beijo bom.
É mais fácil, mais vantajoso e mais divertido procurar outros beijos tão bons quanto e que tenham interesses em comum do que viver em guerra com alguém que não compartilha dos mesmos gostos e opiniões.
Limite-se a andar na sua zona de conforto. Frequente lugares onde possa ficar tranquila de que, se conhecer alguém, será alguém que vai valer a pena.
Não procure amigos ou parceiros na internet.
Pessoas que frequentam salas de bate-papo são pessoas que tem dificuldade de relacionamentos reais e vivem num mundo platônico. Quase sempre são pessoas anti-sociais, com problemas psicológicos e traumas que usam a internet para fingirem ser uma coisa que não são, mas que gostariam de ser.
Em alguns casos tudo não passa de uma brincadeira diária em momentos de ociosidade ou de fim de semana se a pessoa não tem amigos "reais", mas caso vejam a possibilidade de um relacionamento de verdade com alguém a quem tenham conseguido enganar, farão de tudo para concretizar a relação.
A partir daí passam a valer todo tipo de promessas e mentiras para realizar o encontro.
E nesse encontro, muitas coisas podem acontecer. O sujeito pode se esforçar para fingir por mais um tempo e ver que vantagens consegue tirar, ou pode perder o controle e por em prática suas mais loucas fantasias. Aquelas que ele alimentava na solidão do seu quarto enquanto remoía suas mágoas.
De qualquer forma, uma pessoa que não vive a vida real seja pelo argumento que for, e se fecha num mundinho particular virtual não é normal e não pode trazer coisas boas para a vida de alguém.
Com as amizades deve-se tomar o mesmo cuidado. É muito bom e saudável ter amigos para bater papo, dar uns passeios, trocar idéias e dividir experiências mas não pense duas vezes em cortar "amigos"  que nunca te procuram simplesmente para conversar e saber como você está. Gente que só liga ou aparece para chorar desgraça e reclamar da vida sugam a nossa energia e não trazem nada de bom.
Não é necessário brigar, discutir e nem jogar nada na cara dos outros. Evite esse tipo de situação sempre. Basta não atender aos telefonemas, não ligar de volta e se fazer de ocupada sempre que for procurada a fim de servir de lata de lixo.
Raramente nos procuram para servirmos de vaso de flores, mas para sermos lata de lixo procuram sempre. Não admita isso.
Família também é um assunto delicado. Algumas pessoas abusam do direito de serem parentes e nos colocam nas situações mais difíceis. Como o objetivo é cultivar a paz, o ideal é identificar o abusado e evitá-lo antes que abuse de você. Se isso já aconteceu, não permita uma segunda vez.
Com toda educação e delicadeza, negue qualquer favor que vá colocá-la numa situação desconfortável.
Cuide de sua saúde. Tenha uma alimentação saudável durante a semana e deixe os abusos para os sábados e domingos porque são dias em minoria. Faça caminhadas sempre que possível.
Pense que doença é problema e é problema sério.Portanto assim como a partir de agora você vai começar a se prevenir contra os problemas, inclua as doenças nessa lista e cuide-se. 
Cuide da sua saúde física e mental. Ouça músicas alegres, crie um ambiente aconchegante em casa, evite palavras baixas que atraem coisas ruins. Não grite, não xingue, não blasfeme.
Seja uma pessoa serena e sensata.
Leia, converse, ria. Viva!
Não se conforme pensando que o fim de todos será a morte e que portanto viver não é importante, que o necessário é apenas sobreviver, comer para ter forças para trabalhar e trabalhar para comprar o que comer.
Ninguém sabe porque estamos aqui. Tudo que existem são suposições.
Portanto cuide da sua vida porque ela é única.
Provações sempre existirão, mas elas podem ser leves e facilmente superáveis se você for cautelosa e evitar todo tipo de problema que for possível evitar.
O que for da vontade de Deus para a sua vida vai acontecer naturalmente. Você pode decidir tomar atitudes e ir atrás do que deseja, mas será responsável pelas consequências.
Se você se respeitar e manter-se na sua zona de conforto, será difícil algo dar errado, mas se invadir o território de tribos estranhas, você estará em terras desconhecidas e pode não ter munição para a guerra que virá a enfrentar.
Resultado: Vai se machucar.
Cultivar a paz é simples, basta lembrar que colhemos o que plantamos.

Um comentário:

  1. Excellent post. I certainly appreciate this website. Thanks!


    My weblog; Slim Helper Patch

    ResponderExcluir