sexta-feira, 29 de julho de 2016

Introdução ao emagrecimento definitivo

  Antes que perguntem "  quem é ela pra achar que pode ensinar isso?", eu vou responder:
 Comecei a malhar aos 17 anos. Passava cerca de 4 horas dentro da academia. Tive corpo de Panicat.
Namorei meu instrutor, que é meu marido hoje, e tive 2 filhas com ele. Voltei ao corpo rapidamente depois da gravidez. Mas tive uma crise existencial por volta dos 30 anos e ganhei muito peso.
Cheguei naquela fase de " sou muito nova pra ser velha e muito velha pra ser nova". Não trabalhava, não tinha uma profissão, era dona de casa e mãe, e isso me deprimiu muito. Entendam, eu não tive a doença depressão. O que eu sentia era apenas tristeza por me achar inútil.
Aí arrumei um emprego, prestei vestibular para Psicologia, e comecei a me cuidar novamente, mas caí no efeito sanfona. Somente agora consegui quebrar esse ciclo e estou emagrecendo novamente, de forma constante e permanente.
Já consultei nutricionistas, endocrinologistas, fiz exames para chegar os hormônios...Enfim, eu sei o caminho das pedras para o emagrecimento, eu apenas estava acomodada justamente por saber que quando eu quisesse eu conseguiria emagrecer. E fui deixando para a segunda, para a próxima segunda, e próxima segunda...
Então se você já decidiu que deseja emagrecer e está determinada, eu posso ajudar a começar da maneira correta. Bora lá!

1º- Se pese, anote o seu peso, sua altura e a data do dia que for começar. Estabeleça uma meta de peso, mas não um prazo para alcançá-la. O emagrecimento definitivo é um processo lento. Aceite isso e será mais fácil.

2º- Ajuste as porções. Se você está acima do peso, provavelmente anda ingerindo mais de uma porção de cada alimento em todas as refeições que faz, e provavelmente faz mais refeições do que o necessário. Você precisa aprender a comer de tudo, sem comer como se o mundo fosse acabar.
Então comece progressivamente. Primeiro se limite a uma porção de cada alimento, sem mudar nada na alimentação. Nos industrializados a informação referente à porção vem nas embalagens.
 Ex:
* 2 fatias de pão de forma equivalem à 1 porção.
* 3 biscoitos recheados equivalem à 1 porção.

3º- Ajuste a qualidade dos alimentos. Depois que estiver adaptado às porções, comece a selecionar o que come. Tudo é permitido, mas nem tudo convém, certo? Então reduza tudo o que não for saudável, à 1/2 porção  e mantenha o saudável a 1 porção. Se vai comer  bolo, corte uma fatia ou pedaço normal e depois corte esse pedaço ou fatia ao meio. Se vai comer biscoito, coma apenas metade da porção, ou seja, se a porção determinada pelo fabricante é de 4 biscoitos, coma apenas 2. Assim você não vai passar vontade, mas os alimentos saudáveis irão prevalecer na sua alimentação diária.
Se for numa festa e tiver aqueles mini salgadinhos, não coma um pratinho inteiro que irão te servir. Coma 3. Deixe o restante para outra pessoa ou apenas deixe pra lá.
Não tenha pena de jogar comida fora. Sim, tem pessoas passando fome no mundo, mas o que você come não se materializa lá onde elas estão. Então não coma de tudo até o fim com essa desculpa.
O mundo é assim e você sozinha ( o) não vai mudar isso. A vida é injusta, as diferenças sociais existem. Não é comendo que você vai salvar os famintos.
Se quer ajudar, monte uma ONG, arrecade cestas básicas e fundos ($) para enviá-las aos países pobres. Isso de fato ajudaria. Mandar goela abaixo qualquer coisa comestível em nome dos que passam fome não ajuda em nada.

4º - Dê um chute na preguiça. Se mexa. Eliminar peso só com reeducação alimentar é possível, mas é preciso reduzir muito a quantidade e mudar muito a qualidade dos alimentos para conseguir um déficit calórico.
Se você for uma pessoa ativa e gastar bastante calorias nas suas atividades diárias, você poderá comer melhor.
Então ande a pé sempre que possível, suba de escadas, carregue peso ( compras por exemplo), dê faxina ( dispense a diarista ). Não fique sentindo pena de si mesma.
" Oh coitadinha de mim, trabalho tanto, fico tão cansada..." Gente, mas é essa atividade que gasta calorias. Tem a hora do sono para descanso. Não fique se poupando.

5º - Fuja da balança. Perder peso não significa emagrecer. Se você subir na balança antes de ir ao banheiro e depois, vai ver na balança que perdeu peso, no entanto xixi e coco não é gordura certo?
O que vai mostrar se você está emagrecendo são as suas roupas.
Então ao invés de ficar se pesando, separe uma peça de roupa que não caiba em você hoje ( calça ou blusa) e tente vestí-la a cada 15 dias. A meta é a peça entrar e fechar sem dificuldade e sem ficar justa como se você tivesse sido embalada a vácuo. Tem que ter aquela folga natural para permitir os movimentos.

6º - Não se compare com ninguém. Você é única. Ninguém no mundo é igual a você. Então esqueça a  amiga/prima/celebridade/inimiga/namorado/namorada/marido e etc que emagreceu desse ou daquele jeito, que ficou com o corpo de tal forma e em determinado período de tempo. O seu corpo tem o ritmo dele e o desenho dele. Você não vai ficar igual à ninguém.

7º - Não fique lendo tudo sobre emagrecimento e dieta. As informações são muitas e muito contraditórias. Tem nutricionista que é contra o leite, tem nutricionista a favor do leite, tem nutricionista contra carboidrato, tem nutricionista a favor de carboidrato, tem profissional de educação física que prefere os aeróbicos para emagrecimento, e tem os que preferem musculação.
Então não se confunda a toa. Cada um estudou numa faculdade diferente e defende métodos diferentes. Não complique a sua vida.

8º - Não faça dietas da moda como Atkins, Dukan, Paleo, Mediterrâneo e etc.
 É impossível cortar um alimento para sempre, principalmente se você gosta dele.
Se você cortar para emagrecer, depois que chegar no seu peso desejado vai voltar a comer e vai voltar a engordar.
Essas dietas funcionam? Sim, funcionam. Mas não porque comer proteína faz o corpo queimar mais gordura, e sim porque ao cortar qualquer tipo de alimento você reduz calorias. Então dá no mesmo se você comer de tudo e reduzir as porções. E dessa forma você ainda fica mais feliz e consegue manter a sua reeducação alimentar pra sempre.

9º - Não espalhe aos quatro ventos que está tentando emagrecer. A inveja existe meu povo. Nem todo mundo que se diz amigo quer de verdade te ver bem. As pessoas são competitivas e ter uma amiga feia é muito cômodo para muitas mulheres, assim a concorrência é menor.
As vezes a pessoa é simplesmente má e gosta de se sentir superior.
Eu vivo isso em casa com a minha própria mãe. Ela me humilha me chamando de gorda, horrorosa, balofa... mas quando eu começo a emagrecer, ela começa a comprar doces pra mim, biscoitos, faz receitas que ela sabe que eu gosto. Porque ela faz isso? Não sei. Não sei mesmo.
Então se existe mãe assim, existe prima também, e amiga, e vizinha...
Faça suas coisas em segredo. Quando começarem a perceber que está emagrecendo, diga que é a correria do dia-dia e que você nem anda tendo tempo para comer direito.

10º - Seja paciente. Você não ganhou 10kg em um mês e não vai perder 10kg em um mês.
No youtube tem milhares de vídeos " milagrosos" de blogueiras ensinando como perderam muito peso em 10 dias, e até menos, mas é mentira gente.
Elas ganham dinheiro em cada visualização e como o povo é desesperado por perder peso rápido, esses vídeos chegam a mais de 1 milhão de acessos e enche a conta bancária delas. Mas é tudo mentira.
Só quem perde muito peso assim em pouco tempo são obesos mórbidos. Eles chegam a eliminar 10kg em uma semana. Isso porque para suportar tanto peso e executar as funções básicas como bombear sangue, fazer troca gasosa, digerir alimentos e etc, o metabolismo deles é mega acelerado e o corpo precisa se livrar do excesso de peso urgentemente. Por isso quando começam uma dieta, a perda de peso nas primeiras semanas é enorme. Depois vai desacelerando e logo eles ficam como nós que estamos apenas acima do peso, com uma perda média de 500g a 1kg por semana.

Então é isso. Esses são os passos iniciais para começar o seu processo de emagrecimento.
Não é difícil. Não veja como algo ruim que vai te limitar. Pelo contrário. Ele vai te libertar.
A gula é que nos limita. O peso em excesso restringe a nossa vida. Não podemos usar as roupas que desejamos, não nos sentimos bonitas e nem desejáveis, sentimos falta de ar, dificuldade de executar tarefas simples como subir escadas,.. Então a reeducação alimentar não é limitadora. A obesidade é que é.
Jogue no seu time. Pense que isso vai ser bom pra você e faça com prazer. Curta cada grama eliminado. Se dê pequenos presentinhos a cada vitória. Um batom novo, um par de brincos, uma bolsa nova... Isso motiva.
Você pode e você merece. Basta querer!
beijosss!





2 comentários:

  1. Caraaaaamba Linda! Como que eu nao li esse post antes??? PERFEITOOOO demais!!! E ja vou diminuir as frutas porque tenho devorado todas me achando "a fitness" rsrsrsrs Beijos ( e parabens pela iniciativa do trabalho, da faculdade, da dieta! Quem e que ta lacrando? Voce!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maiele! Fico feliz pelo post ter te dado uma "luz". São coisinhas bobas que atrapalham o nosso emagrecimento, fáceis de gerenciar, mas que nem sempre enxergamos.
      Obrigada pela força!
      Grande abraço!

      Excluir