quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Balanço final 2012


O ano de 2012 ainda não acabou, mas a 5 dias do fim, não creio que acontecerá algo tão extraordinário que mudará a minha opinião sobre os 360 dias anteriores.
Eu estava pronta para dizer que foi um ano terrível. E foi. Mas agora preciso acrescentar que foi um mal necessário.
Foi o ano em que Deus perdeu a paciência com os nossos pecados. Ele já havia nos avisado antes.
Assim como uma mãe (ou pai) que pega o filho brincando com fogo e adverte " não faça isso, você vai se queimar", ELE nos advertiu. Até que um dia, após muitas advertências, essa mãe e esse pai já não advertem mais. 
Eles não pegam um fósforo aceso e queimam o filho propositalmente, mas permitem que ele se queime para aprender.
Deus é assim. Ele não nos faz mal, mas muitas vezes não impede que o mal aconteça.
Deus é mau? Não. É um Pai que tem filhos rebeldes e que precisam ser educados. Simples assim.
Então para nós aqui, meu marido e eu, 2012 foi o ano em que Deus permitiu que nos queimássemos.
Foi ano de ordem de despejo, de luz cortada, de despensa vazia de cobradores à porta, cobradores pelo telefone, de ameaças, de medo.
Porque isso aconteceu? Ah, foi a colheita meu povo! Colheita do que vínhamos plantando há tempos, mas principalmente do que foi plantado em 2011.
Meu marido se deixou levar pela ambição. Não focou num negócio só. Ele teve vários negócios paralelos e colocou muito dinheiro nas mãos de pessoas estranhas. Ele realmente achou que poderia confiar, que eram sócios, parceiros, amigos e continuou abrindo empresas e fazendo "parcerias" esperando somente o retorno financeiro. Acabou com uma dívida de quase R$ 1.000.000,00.
Sim, quase um milhão de reais.
Os "amigos", os "sócios", deram no pé!
E porque ele não entra na justiça? Ele tentou, mas não pode levar o processo à frente. Os negócios não eram totalmente honestos. Havia sonegação, havia estelionato, e documentos carimbados e assinados por ele. Havia PECADO. Por isso deu errado.
Em ECLESIASTES 5.13-15 diz assim:
" Há ainda outro problema sério que eu vi em muitos lugares;dinheiro aplicado em maus negócios que acabam com a herança que devia ficar para os filhos. O homem que se mete em muitos negócios logo volta à estaca zero, sem um tostão."
E em ROMANOS 13.6-8 diz assim:
" Paguem também os seus impostos. Porque os trabalhadores do governo precisam ser pagos. Dêem a cada um qualquer coisa que eles tenham a receber; paguem alegremente seus impostos e direitos alfandegários, obedeçam aos seus superiores e honrem e respeitem a todos aqueles a quem isso for devido."
Entenderam? Desobediência. O pecado nada mais é do que desobediência às ordens de Deus.
A bíblia é um manual de vida gente. Existem lá orientações para toda e qualquer situação da nossa vida. Mas é preciso ler, conhecer, entender, buscar.
O pecado não se resume ao pecado sexual. Tem gente que pensa isso né? Quando escuta falar em pecado pensa logo em sexo, em adultério, imoralidade. Aí se é alguém que não faz nenhuma dessas coisas, a pessoa tem a pretensão de achar que não peca. Ah tá! Só de se achar melhor do que os outros já está pecando queridinha.
E onde eu entro nisso? Em cumplicidade, em omissão. Eu devia ter intervindo, devia tê-lo advertido. Mas eu também queria que desse certo. Queria porque teríamos uma vida de reis. Era a casa própria, o carro zero, os estudos das crianças garantido, viagens, roupas, sapatos, bolsas, maquiagens... 
Mas além disso eu também já tinha outros pecados na minha conta.
Eu sou uma pessoa que tem tendência a ser rancorosa, a julgar os outros, a achar que tem razão, falar demais...
Eu não consigo perdoar. Fico remoendo, esperando a oportunidade de dar o troco...me achando vítima do mundo e sequer considerando a possibilidade de eu ter provocado determinada situação. A culpa é sempre dos outros. Cômodo não?
E obviamente, esse comportamento a longo prazo traz suas consequências.
Eu aprendi no livro " A cabana" que perdoar não é restabelecer um relacionamento. Não é preciso voltar a ser amiguinha daquela pessoa que te feriu. Não precisa convidá-la para festas e nem elogiar seu cabelo quando encontrá-la na rua. Apenas solte o pescoço da infeliz e entregue-a para Deus para que ELE a redima. Melhora bastante né? Mas claro que isso é uma via de mão dupla. Portanto não espere ser convidado para festas ou ter seu cabelo elogiado por aquela pessoa que você sacaneou. Ela também pode tê-la perdoado sem querer amizade novamente. Entregou para Deus e pode esperar que a conta será cobrada.
Então assim... eu aprendi muito ao longo desse ano. Eu me fechei para balanço e descobri "erros administrativos" abomináveis. Erros que me levariam à falência pessoal assim como nos levaram a falência financeira. E não tardaria. Em pouco tempo eu seria uma pessoa sozinha, amarga, sem esperanças, sem sonhos, sem perspectiva nenhuma de vida.
2012 foi um ano terrível? 
Já não estou certa disso...

4 comentários:

  1. Oi lindeza.. não classifique 2012 como um ano ruim e sim como um ano de APRENDIZADO!!! É assim que eu estou classificando o meu e deixando as "respostas" a cargo do Senhor... bjokas lindeza e uma ótima quinta!!!

    ResponderExcluir
  2. Bendito o homem que reconhece seus próprios erros, pode ter certeza que Deus se agradou de você perante toda essas provações que você passou em 2012. Com certeza 2013 será um ano de muitas vitórias e aprendizados. Você foi humilde em reconhecer seus erros, Deus se agrada dos humildes. Feliz 2013.

    ResponderExcluir
  3. Nossa, que linda a sua reflexão! E como você disse, no fim da contas, 2012 não foi tão ruim assim... foi um ano de aprendizado né?! E aprendizado sempre traz evolução!

    Feliz 2013 pra você!!!! :)

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Acredito que foi um ano de aprendizagem também. O meu foi ruim mesmo, mas pode estar certa de que 2013 será um ano melhor em tudo, até porque já aprendemos algumas lições e estamos mais firmes na nossa fé, com Deus.
    Por acaso, eu tenho o livro A Cabana aqui na minha cabeceira, li apenas 12 páginas, tenho que continuar, coincidência isso, ou não... Gostei demais dessa coincidência. Mais um motivo para lê-lo logo, com certeza tenho ali naquelas linhas algum aprendizado. :)

    Beijo grande, acredite sim que o próximo ano será melhor e que TUDO irá se resolver. Para Deus não existem problemas pequenos e grandes, existem soluções.

    ResponderExcluir