terça-feira, 18 de dezembro de 2012

S.O.S CABELOS PARTE I - UMECTAÇÃO



Você está desesperada?
Não sabe mais o que fazer com seus cabelos que mais parecem palha? 
Seus fios chegaram num ponto em que o maior dos furacões sequer os faz balançar?
Seu namorado/marido/noivo antes de fazer uma carinho na sua cabeça coloca luvas?
Na hora de desembaraçar os cabelos você os ouve ranger como se estivesse penteando arame farpado? 
Então esse post é para você amiga!
Eu já falei que tenho cabelos cacheados né? Estou com cachos naturais há 1 ano, antes disso já tinha feito diversas químicas: Amaciamento, relaxamento, alisamento e por fim, a escova definitiva.
E embora tenha me livrado de toda química, não posso dizer que meus fios cresceram como eram antes. Eles parecem mais frágeis, mais ressecados, porosos... 
Portanto, esse post não é específico para quem tem cabelos cacheados, mas para quem tem cabelos danificados, cansados e estressados por algum motivo.
Eu descobri recentemente uma maravilha chamada "umectação".
É muito simples: antes de lavar os cabelos, você passa nele mecha por mecha, um óleo vegetal, ou a mistura de óleos vegetais.
Você deve estar pensando como eu pensava antes:
 " Tá, mas se eu passar óleo nos cabelos antes do xampu, ele não vai pegar nos fios, não vai limpar, eles ficarão sujos, ensebados e fedidos", certo? Errado.
Os óleos vegetais são absorvidos pelos fios de cabelo, ao contrário dos óleos minerais, que formam um filme em sua superfície. 
A função da umectação, é levar para dentro dos fios toda a gordura boa dos óleos vegetais, devolver a oleosidade perdida e permitir ao xampu limpar sem ressecar os cabelos.
Obviamente, quem tem cabelos oleosos e normais não precisa disso. Acontece que cabelos crespos e cacheados, por terem a sua estrutura em forma de espiral, tem os fios muitíssimos secos porque a oleosidade natural  não consegue chegar ao comprimento dos fios e muito menos até as pontas. E independente do tipo de estrutura, se é um cabelo que passa por algum tipo de processo químico,o que inclui descoloração e tintura, isso acaba acontecendo também.
Beleza, e onde encontramos óleos vegetais? Na cozinha ora!
Óleo de coco (aquele usado para emagrecer), azeite de oliva, óleo de amendoim, óleo de canola, óleo de gérmem de trigo e até um óleo de amêndoas desde que seja puro e não misturado com óleo mineral.
Não aconselho usar óleo de soja porque de todos os óleos vegetais ele é o que tem o ph mais alto, sendo 8,5, e quanto mais baixo o ph, melhor.
Eu fiz hoje pela primeira vez e não estaria aqui fazendo esse discurso todo se não tivesse obtido resultados surpreendentes. 
Meus cabelos ficaram muito hidratados,macios, brilhantes e com o volume controlado. Eu usei óleo de coco e azeite de oliva extra virgem.
Pode-se fazer antes de toda lavagem até conseguir uma melhora significativa na saúde dos fios e depois ir reduzindo para 1 vez por semana ou de 15 em 15 dias. Não deixe de fazer também uma boa nutrição* nos fios pelo menos 1 vez por semana e uma reconstrução** a cada 15 dias.
Beijosss!!!!

* Falaremos no S.O.S PARTE II
** Falaremos no S.O.S PARTE III

10 comentários:

  1. tive ke rir na introdução pq me lembrou as ORGANIZAÇOES TABAJARA....kkkkkkkkk.. mas enfim.. meu cabelo ta uma merda, mas se eu passar oleo vai ficar mais merda porque tenho pele oleosa.. daí deus sabe o ke vira..rs.. não posso nem com filtro solar no rosto ke ja vira uma meleca... bjokas e uma ótima terça

    ResponderExcluir
  2. Que interessante!
    Meus cabelos são muito rebeldes e danificados, vou testar e depois de digo
    beijos

    ResponderExcluir
  3. tenho usado bepantol com creme, to aadorando o efeito que da, deixa bem macio...parece que lavei no salão

    ResponderExcluir
  4. Oi lindona... que dica legal, vou fazer tbm pois meus fios estão parecendo espiga de milho...rsrs, farei com azeite de oliva, eu até tinha o de coco em casa mas joguei fora, não bebi mesmo pois é ruim p daná....rsrs, bj bj pra vc !!!

    ResponderExcluir
  5. adorei a dica, vou fazer hoje mesmo...os meus cabelos tb são cacheados...um pouco demais, eu diria...ehhehe

    ResponderExcluir
  6. meu cabelo tb ja passou por todas essas químicas. Agora faço no maximo escova. Vou testar a ideia do azeite e depois conto.
    beijo =)

    ResponderExcluir
  7. Adorei a dica.Já falei que te amo?
    Pois eu amo, venho aqui sempre e nunca me arrependo.
    Beijinhos!!!

    ResponderExcluir
  8. Pode ser oleo de azeite virgem ao invés do extra virgem?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem que ser o extra virgem Thamires. Ele é prensado à frio, não vai ao fogo e nem é misturado com outros óleos.

      Excluir
  9. Thanks for some other great article. Where else may
    anyone get that kind of info in such an ideal way of writing?
    I have a presentation subsequent week, and I'm at the look for such information.

    My webpage - acai ultra lean ()

    ResponderExcluir