domingo, 5 de agosto de 2012

O dia do lixo

Envolvida com o mundo Fitness desde os 17 anos, claro que eu já havia ouvido falar nisso.
No entanto, nunca achei uma prática relevante, até porque, há seis anos atrás eu não me preocupava em perder peso.
Depois o tempo passou e apesar de ter voltado a malhar nunca mais consegui freqüentar uma academia por longos períodos. Tinha pouco tempo para malhar e acabava tendo que sair por algum motivo.
Ficou mais viável pra mim investir em dieta, e retornar à academia só depois para dar cabo da inevitável flacidez.
Sem a gordura, o trabalho muscular é mais rápido e eu terei resultados imediatos.
Bom, com isso, algumas teorias sobre estratégias para acelerar a queima de gordura acabaram esquecidas, até que ontem, depois da minha orgia alimentar, meu marido me lembrou que eu estava fazendo o tal do " Dia do lixo".
Encontrei esse site aqui que explica tudo sobre o assunto, mas tirei esse trecho porque já resume o assunto numa linguagem menos técnica :


" Em essência, à medida que você avança com a dieta, as perdas de peso têm um custo calórico mais elevado, pois a perda de água é menor. Além disso, à medida que emagrece, você precisa de cada vez menos calorias para manter seu novo peso. Se você quiser continuar com o déficit calórico inicial, terá que ajustar sua ingestão calórica à medida que perde peso.

Como se isto já não fosse o bastante, ocorre ainda em nosso organismo um fenômeno que nós chamamos de “metabolic slowdown”, ou seja, uma redução no gasto energético, devido principalmente à redução na taxa metabólica basal. Mediante uma redução na ingestão calórica por vários dias subseqüentes, o organismo humano, como uma forma de proteção à vida, reduz seu gasto energético. Isto advém dos primórdios da história humana na Terra, quando o homem experimentava longos períodos de fome devido à escassez de alimentos. E é aí que entra o “Dia do lixo”! Este, além de ser excelente no ponto de vista psicológico, ainda reduz a probabilidade da ocorrência desta redução metabólica, mantendo a perda de gordura corporal constante no decorrer das semanas posteriores.

Mas, além disso, vamos ser sinceros, pois dificilmente alguém consegue ficar longe do doce ou bolo favorito por muito tempo. Portanto, ao invés de se fazer uma dieta duas semanas de forma ininterrupta e na terceira semana abandonar todo o trabalho por causa da lasanha ao molho branco da avó, o mais prudente é colocar regras nisto."



Enfim, não que eu esteja agora feliz da vida. Eu reconheço a minha má conduta de ontem e se pudesse voltar atrás não teria feito, mas admito que saber que isso é uma estratégia adotada por muitos para acelerar a queima de gordura e que comprovadamente dá resultados me acalmou o coração.
Não sei ainda se vou adotar essa estratégia na minha dieta. Eu tenho medo. Além do mais não é sempre que eu tenho vontade de comer certas coisas, é mais na TPM mesmo.
De qualquer forma é bom saber que tirar um dia da semana para comer algo que gostamos não é uma jacada e não coloca tudo a perder.
Quem se animar com a idéia eu sugiro que pesquise sobre o assunto e fique atenta às regras.
É apenas uma vez por semana retornando à dieta no dia seguinte e não é para comer até passar mal. Trata-se de simplesmente desfrutar de uma sobremesa ou de um lanche como hamburguer ou pizza para assustar o organismo e fazê-lo sair do modo “metabolic slowdown”.
Nessa matéria que li, o autor fala do perigo das pequenas beliscadas diárias e diz que elas não tem o mesmo efeito do "dia do lixo".
Volto mais tarde com a minha alimentação do dia.
Beijossss!

9 comentários:

  1. Uma boa notícia! ;)

    Boa sorte esta semana,Linda.

    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Menina, eu já tinha lido sobre esse "dia do lixo", mas sinceramente não gosto desse termo, porém acho interessante essa questão de comer o que se gosta de forma moderada saindo um pouco daquela alimentação mais certinha, faço isso sim, mas claro sem cometer abusos, como um sorvetinho um piolé, um chocolatinho, mas não todos os dias e isso tem funcionado comigo desde o dia que mudei meus hábitos, para mim não funciona esse negócio de privar demais, de não poder comer nada que goste ao menos uma vez por semana, então concordo com essa matéria, o nosso organismo é esperto e ele reage sim às nossas escolhas e quantidades, então vamos dar aquele sustinho sem excessos.

    Que vc esteja bem mais tranquila em relação ao doce consumido.

    Tenha um ótimo domingo querida!

    Amooo esses seus posts e os informativos tb são muito bem vindos!

    Bjss

    ResponderExcluir
  3. Viu linda, não tinha motivos para ficar tão nervosa.
    Eu tb acho que nosso corpo é uma máquina muito inteligente, mas ele se acostuma quando agimos sempre da mesma maneira e acaba nos boicotando. Quando damos uma mexida nisso de vez em quando ele acaba sem saber ao certo o que irá acontecer e trabalha melhor por isso.
    Mas é claro que a gente fica se sentindo o cocô do cavalo do bandido kkkk por ter feito algo que não deveria (vc sabe que eu sou hiper dramática as vezes) mas quando o racional entra a gente vê que de uma certa forma ajudamos o nosso organismo a continuar emagrecendo.
    Acho até que é por isso que meu metabolismo continua trabalhando tão bem mesmo depois de tantos quilos eliminados.
    Desistir, desanimar jamais!
    Prosseguir e vencer sempre!
    Adoro-te de montão
    Um beijo

    ResponderExcluir
  4. Tbem amo os posts informativos e achei legal sim, essa ideia do lixo, mas fico meio insegura....

    ResponderExcluir
  5. gostei do argumento ..tanto que leio alguns blogs .. uma media de 25 a 30 blog todos os dias .. e algumas meninas que fazem essas orgias alimentares não engordam ... e ficam no peso ... que e meu caso .. eu tenho alguns dias de lixo .. kkkkkkkkkkkkk vou ler mais sobre .. bem .. meu peso não sobe ..e quando volto ao normal ele cai .. interessante .. valeu pela visita ..beijos flor.

    ResponderExcluir
  6. Oi minha amiga!
    Sim, o meu pai está de bom humor! Porque o espanto??? Ele é um doce!!!
    (pausa para risos...............)
    eheh... amiga, aprendi a ficar no meu canto, não dar muita conversa, porque já sei o que a casa gasta e sei bem que quando menos se esperar volta a haver chatice...

    Bom! Mas falando do teu dia do lixo! Realmente é recomendado por vários nutricionistas (a minha inclusive) a partir do momento em que já estamos perto do peso alvo...
    Ainda bem que ficaste um pouco mais aliviada!
    Gostei de saber mais pormenores acerca disso!
    Uma linda semana para ti meu anjo.
    Um graaande beijão e um abraço apertado! :)

    ResponderExcluir
  7. Ahhh, as beliscadas ... Não devemos cair nesta tentação ... Um beijo.

    ResponderExcluir
  8. Eu digo sempre que costumo fazer o dia do lixo, mas que meu lixo é saudável.rs
    O dia do alto carboidrato é semelhante. Mas tem gente que lê alto carbo como comer tudo que quiser, doces e etc. Não é nada disso e nós sabemos!
    Acho que fazer um dia ou uma refeição por semana mais à vontade só faz bem ;)

    Beijão pra ti! Que tua semana seja iluminada!

    ResponderExcluir