quarta-feira, 27 de julho de 2016

Obesidade - Você está em negação quanto ao seu real estado?

A Negação é um mecanismo de defesa muito eficiente. Ela impede a pessoa de encarar a realidade e ter que tomar alguma atitude. E assim como todo mecanismo de defesa, é algo inconsciente.
Então uma forma de voltar à realidade é tomarmos consciência daquilo que negamos.
Abaixo segue uma lista de atitudes típicas de quem está nesse processo e se você se identificar com a maioria deles é bom fazer uma reavaliação de si mesma. Talvez você esteja indo rumo ao fundo do poço sem perceber.

*Habito de justificar o tamanho corporal pela "ossatura larga". Essa história de ossos largos é mito. Ninguém tem ossos tão largos a ponto de ter uma circunferência corporal enorme.

*Habito de referir-se a si mesma (o) como " fortinha"; " fofinha"; " cheinha".
Trocar esses termos tão amigáveis pelos termos " fora de forma" ou "acima do peso" é um bom começo para cair na real. Se você acha esses termos humilhantes e se incomoda com eles. sinto muito dizer, mas você está em negação quanto ao seu real estado físico.

*Quando sobe escadas e sente falta de ar e culpa as escadas por isso. Uma pessoa saudável e dentro do seu peso normal sobe escadas ou ladeiras sem a menor dificuldade.

*Quando não entra numa peça de roupa e justifica que a numeração está com " forma pequena".
Não. Nunca que iriam errar tanto ao ponto de fazer uma peça 42 com tamanho de uma peça 36.
Se você veste acima de 44, é hora de encarar que está sim acima do peso.

*Se prefere pedir comida em casa do que sair para comer fora.
Se você se sente constrangida em comer em público é porque teme julgamentos. E se teme julgamentos é porque no fundo sabe que a sua imagem real não corresponde à sua percepção de si mesma.

*Evita festinhas de família. Família é aquela coisa né... Eles tem intimidade conosco ( ou acham que tem), e por isso acham que podem falar o que quiserem. Então se você evita essas reuniões temendo ouvir em alto e bom som " Nossa como você engordou!", é porque no fundo sabe que é verdade.

*Sente falta de ar ao de deitar e dorme mal. Não amiga (o). A culpa não é do stress no trabalho. É o seu coração e os seus pulmões que não estão suportando o seu peso.

*Tem dificuldade para amarrar cadarço ou calçar meias.

*Sente dores no joelho e na coluna e culpa a idade. Sinto informar que se você tem menos de 60 anos e nunca sofreu nenhum acidente que tenha fraturado seus ossos, essas dores são por excesso de peso.

Bom, eu poderia dar aqui mais uns 50 exemplos de " desculpas" que pessoas acima do peso dão para negarem a sua condição e adiar a atitude de começar a se cuidar.
Porque dói encarar a realidade e também porque mudar exige determinação e disciplina, responsabilidades que muita gente não quer assumir nem consigo mesma, o que é uma pena.
A vida vai ficando limitada, a pessoa vai se afastando dos amigos, se fechando em casa, come ainda mais porque esse acaba sendo o único prazer que resta, o peso vai aumentando a cada semana, os problemas de saúde vão aparecendo, e a tristeza se instalando até que vira uma depressão.
E aí pronto. É remédio para o resto da vida porque depressão não tem cura, só controle.
E você que nasceu livre, se torna prisioneiro de si mesmo.
E tudo isso poderia ter sido evitado se lá no começo, quando ainda eram 5, 10 ou 20kg acima do peso, você tivesse assumido a situação e tomado o controle do seu corpo e de suas vontades.
Então se você que está lendo isso está tendendo para essas situações acima ou conhece alguém que está, a hora de agir é agora.
Quem já assistiu aquele programa " Quilos Mortais" do Discovery sabe que as pessoas que chegaram naquele ponto na maioria das vezes nem perceberam. Elas mostram fotos da infância quando já eram "cheinhas" mas ninguém ligava, e cresceram assim, e o peso foi aumentando, aumentando, até que um dia não conseguiam sair de casa e dependiam de outra pessoa até para tomarem banho.
Vou deixar o link aqui de alguns episódios e vale muito a pena assitir. É um choque de realidade.

Quilos Mortais - Discovery - A história de Dottie

Quilos Mortais - Discovery - A história de Ambe

Quilos Mortais - Discovery - A história de Pauline

Quilos Mortais - Discovery - A história de Susan

Quilos Mortais - Discovery - A história de Bettie Jo

A adolescente mais obesa do mundo ( Brasileiro - Pena que no brasil esse tipo de situação vira sensacionalismo né... Mas só pra não pensarem que isso só acontece fora do Brasil tá aí o vídeo).

A história de Adriana - Camera Record ( Brasileiro)

Lá no youtube tem muitas outras, inclusive de homens também. Eu só coloquei aqui histórias de mulheres porque eu sou mulher e o funcionamento do organismo masculino é diferente do organismo feminino, como eu já disse numa postagem anterior. Então histórias de homens não me inspiram porque não é a minha realidade. Eles perdem peso mais rápido, conseguem massa muscular muito mais rapidamente e depois de perder muito peso as vezes não ficam nem com sobra de pele, como foi o caso do André Marques. Mas se algum homem passar por aqui e se interessar , é só procurar lá no youtube por " Quilos Mortais".
E gente, não pensem que é impossível entrar num grau de obesidade tão grave e que isso é coisa de americano. No brasil existem milhares de casos assim, inclusive lá no youtube tem vários deles também.
A gordura chega devagar, um pouquinho a cada dia e vai se instalando. O manequim vai aumentando e nós vamos comprando roupas maiores.
Eu mesma comecei o blog lá em 2007 com 5kg para eliminar. Hoje já são 23kg. Eu entrei no efeito sanfona e apesar de isso não ser uma coisa boa, ainda acho que foi o que me impediu de estar hoje com 50kg acima do peso. Apesar de não conseguir manter o emagrecimento, eu estava sempre vigilante. Então emagrecia 4kg e engordava 3kg. E assim fui... Mas agora eu decidi por fim nesse ciclo e vou conseguir. Porque eu posso. Porque só depende de mim. Porque nehuma adversidade na vida justifica comer feito louca.
Perdeu o emprego? Chore.
Acabou o relacionamento? Chore.
Perdeu um ente querido? Chore.
Tem problemas familiares? Chore.
Chorar alivia o corpo e a alma, ajuda a voltar à realidade e a organizar os pensamentos e sentimentos.
Descarregue suas dores dessa forma natural que Deus nos ofereceu. Comer só vai te criar novos problemas.
Lembre-se: Ninguém pode te emagrecer. Assim como ninguém pode te engordar. Você controla o que entra e o que sai do seu corpo. É o seu corpo.
Beijosss!




Um comentário:

  1. eu prefiro pedir em casa porque tenho preguiça da "montação" pra sair...rs e depois "desmontar" tudo qdo chega..kkkkk.. bjokas lindeza e sucesso sempre

    ResponderExcluir