sábado, 10 de dezembro de 2011

Novidades para quem tem Melasmas.



Eu retomei o meu tratamento.
 Normalmente os Dermatologistas interrompem os tratamentos durante o verão porque tem pessoas que gostam de torrar no sol para ficar com aquela cor horrível encardida que chamam de "bronze".
 Mas, eu que adooooro a minha cor branquinha natural não preciso parar o tratamento porque não me exponho ao sol propositalmente.
Consultando algumas comunidades e matérias sobre o assunto, vi relatos de pessoas que perceberam que a pele escureceu durante o tratamento de um dia para o outro. Até então um mistério.
Até que uma pessoa disse que era preciso ficarmos atentos às fórmulas de tudo o que estávamos usando ao memo tempo no rosto. Isso porque, segundo ela, o ácido salicílico é incompatível com a hidroquinona e escurece as regiões onde é aplicado.
Eu dei uma busca no google e não encontrei nada sobre o assunto. Em alguns casos, o ácido salicílico é usado como agente queratolítico ( descama a pele tornando-a mais fina permitindo a hidroquinona penetrar mais fundo), mas apesar disso, não devemos ignorar um alerta desses.
Eu estava usando o gel de limpeza da Avon da linha Rejuvenate, mas essa linha contém o ácido salicílico na fórmula. Interrompi o uso por enquanto e estou usando a espuma de limpeza da linha Reversalist ( aliás, ótima!).
Outra coisa, mas essa sim confirmada, que escurece as manchas são produtos à base de soja. Tanto o leite, como produtos de uso tópico.
A Natura tem dois tipos de antissinais, a linha Chronos Sinais, com opções para todas as idades, e a linha Tripla-firmeza, à base de politensores de soja. Essa deve ser evitada por quem tem melasmas, apesar da Natura não advertir sobre isso.
Em caso de precisar de um agente queratolítico ( é bom porque acelera o processo), eu sugiro o ácido retinóico.
A maioria dos cremes para tratamento já vem com esse agente na fórmula, mas eu sempre uso separado, alternando os dias, para conseguir uma descamação ainda maior.
Não aconselho as soluções alcoólicas. Elas ferem a pele tornando impossível a aplicação do ácido. Se for usar, use-as sozinhas.
E para cair o queixo de vez, a novidade:
Não adianta proteger apenas as áreas afetadas do sol.
A síntese de melanina quando ativada pelo sol, espalha-se pelo corpo todo, escurendo as áreas sensíveis. Por isso, basta que pegue sol nos pés (!) para que seus melasmas sejam afetados, ainda que estejam superprotegidos lá em cima, no rosto.
Por isso, quando for sair na rua, passe filtro em todas as regiões que ficarão expostas, braços, mãos, pernas e peito dos pés.
Se você passava filtro fator 3.000 no rosto, usava chapelão, e ficava embaixo da barraca apenas do pescoço para cima, te digo: Não adianta!
Se quer mesmo uma pele sem manchas, desista do sol, para sempre!
A cada escolha uma renúncia, isso é a vida.
Escolha.

4 comentários:

  1. Hello, і think that i ѕaω you visiteԁ my blog thuѕ i cаme
    tο “return thе faѵоr”.
    I am аttemptіng tο find
    things to enhance my web sіtе!I suppoѕе іts οk to
    use somе of уouг iԁеas!
    !

    Herе iѕ mу blоg рost: losing weight after 50

    ResponderExcluir
  2. Hi, i think that i saω you viѕited mу wеblog sо i came to “гeturn the favor”.
    I’m trying to find thingѕ to imprοve my web
    ѕite!I suppose іts ok to uѕe a few of youг iԁeаѕ!
    !

    My weblog; lоsіng weight after 50 with pilatеs
    [aboriginal.spiritualchatrooms.com]

    ResponderExcluir
  3. You're so awesome! I don't suppοse I've read through something like this before. So nice to discover another person with a few genuine thoughts on this subject matter. Really.. many thanks for starting this up. This site is something that is required on the web, someone with some originality!

    Also visit my webpage good core exercises

    ResponderExcluir
  4. Gгeеtings from Ϲolorado!
    I’m borеd to tеars аt work so I deсіԁeԁ to cheсk out your blοg оn my іphone durіng lunch break.
    I lοvе thе infoгmatіon yоu pгesent heгe and cаn’t wаit to
    tаke a look when I gеt hоme.
    ӏ’m amazed at how faѕt youг blog loаded on my рhonе .
    . I’m
    not еνеn uѕing WΙFI, juѕt 3G .
    . Anyhoω, gоod ѕite!

    mу weblog; losing weight after 50

    ResponderExcluir