segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Eureka!


Engraçado como tem coisa que está tão na cara e não conseguimos ver. Mas Jesus é fiel e sempre nos dá aquela força nessas horas né?
Nos comentários do post de ontem eu "ouvi" de muitas pessoas que eu preciso procurar entender as causas da minha auto-sabotagem e eu fiquei pensando nisso...
Hoje, durante as minhas visitas, dei de cara com duas postagens que me ajudaram muito. 
A primeira foi no blog da Aline Flores Sabor na Medida , que falava sobre gorduras e sobre as nossas escolhas e daí num certo momento ela diz: "... escolha pra você, aquilo que acha que merece!"
Isso de cara soou o alarme.
 " Aquilo que acha que merece". É exatamente essa a questão.
Eu sinto muita raiva de mim por conta de coisas que fiz num passado não muito distante e nunca consegui me perdoar por isso.
E nem quero. Eu não acho que mereço perdão e por isso nem tento reavaliar as situações para encontrar uma justificativa. Não tem justificativa.
Algumas pessoas sentem pena de si mesmas e vivem chorando pelos cantos, ou então se apegam à religiões e culpam o Diabo por erros que cometeram. Eu não.
Eu assumo a responsabilidade por tudo que fiz e me obrigo a sofrer as consequências. É muito cômodo se jogar na depressão ou se dizer vítima de algo sobrenatural.
Mas retomando o raciocínio, eu imagino que sabote o meu próprio emagrecimento porque é algo que eu quero muito mas que no fundo  acho que não mereço. Eu considero essa punição até justa, mas talvez eu possa fazê-la de outra forma. Nessa brincadeira de comer feito louca eu ganhei peso e o meu joelho ferrado por causa do Spinning está me matando. Dá pra ouvir de longe ele ranger cada vez que eu me abaixo ou subo escadas.
Fora que comer pode parecer auto-sabotagem por um lado, mas também é algo prazeroso, eu gosto de comer, então se no fundo a intenção é me castigar, eu encontrei uma bela forma de castigo né não? rs
E em segundo, foi no blog da Eloá, o Diário da Lolâ, onde ela colocou um texto legal que começa assim:
Faça as pazes com o seu passado, para que não estrague o seu presente."
E aí pronto, isso só confirmou a minha constatação anterior. O problema está no passado.
Mas eu não pretendo de forma alguma fazer as pazes com ele. Certas coisas não tem desculpa, não dá pra esquecer. Eu vou conviver com isso a cada dia que me resta.
E por favor, não  venham aqui me mandar procurar ajuda psicológica e terapia tá?
Eu realmente não combino com aquela coisa de ficar falando da minha vida para estranhos, para tentar entender a raiz dos problemas e blábláblá.
Eu sei exatamente a raiz do problema e agora saberei lidar melhor com isso. Agora faz todo sentido eu comer sem parar sempre que estou perto da minha meta, eu só preciso me convencer de que existem outras formas de lidar com isso.
Pra começar tudo parte da vontade. Se eu não quero, logo não farei. E depois, caso a vontade de fazer seja mais forte, tem o bom-senso que me adverte que ainda que eu queira, não devo.
Vontade e bom-senso devem andar juntos sempre!

3 comentários:

  1. Nossa, esse post coube perfeito para meu momento :). Obrigadaaa disse tudo oq eu precisava. Post perfeito

    ResponderExcluir
  2. existem tantas formas de lidar com nossos problemas, nossos erros, né?
    quem não tem uma lista de coisas imperdoáveis?!
    não Linda, não tô aqui pra te dizer pra procurar terapia ou se perdoar. o perdão ás vezes é só uma palavra.
    tô aqui pra te dizer que sei exatamente (ou não) como se sente.
    tenho coisas bem feias na minha história e a terapia que fiz há algum tempo me ajudou a perceber que comer virou mesmo um ato autodestrutivo. mas não quero mais terapia. ou ela tenta ir a fundo demais, correndo o risco de encontrar coisas piores (a culpa é uma sina na minha família), ou ficam pululando em nossos ouvidos com sua sabedoria made in sebrae. não curto mais terapia não.
    já tentei (inconscientemente acho) usar a depressão como desculpa. e há de ter gente que se autodestrua comendo, denunciando um comportamento depressivo. quase caio na besteira de usar como escudo um diagnóstico. mas diagnósticos são apenas constatações escritas em papel.
    eu sou de carne e osso, muito mais carne que osso, muito mais defeito que qualidade. uma das minhas qualidades importantes (diria fundamental para a minha sobrevivência), é o dom de hibernar. hibernar sentimentos. deixo lá, quarando. pode ser que faça mal, ou bem. só sei que não sobreviveria se tivesse de encará-los todos os dias.
    e assim vou vivendo, acho que, feliz.
    desejo que a sua vontade de se reconstruir supere qualquer desejo de autodestruição. mesmo que seja essa autodestruição tão saborosa! rsrs (embora saibamos que, qdo a comida vem junto de sentimentos negativos, ela até amarga!)
    um beijo carinhoso!

    ResponderExcluir
  3. Oi, obrigada por ir conhecer meu cantinho, a Comunidade Dieta e Saúde e do site Minha vida, e um site de emagrecimento, mas é pago, custa o preço de uma pizza por mês e, após 3 meses pode ter renovação por um preço mais econômico se tiver promocões.
    Beijos

    ResponderExcluir