domingo, 26 de maio de 2013

Cronograma Capilar

Hoje dei um trato do cabelim. Tava precisando tadinho...
Desde que aprendi a cuidar dos cabelos corretamente nunca mais joguei dinheiro fora e passei a desfrutar de 100% dos benefícios dos produtos.
Ninguém gosta de ter um cabelo feio, sem vida, ressecado, mas poucas pessoas buscam informações sobre como cuidar dos fios. A maioria prefere ir ao mercado ou farmácia, comprar produtos caros e passar, sem sequer imaginar que existe todo um cronograma a seguir para que  o produto realmente faça efeito.
Pra começar, a ordem de cuidados. Não adianta gastar tubos de dinheiro em produtos caros cheios de queratina para "restaurar os fios". Se o cabelo estiver desidratado a queratina só vai ressecá-lo ainda mais.
O programa deve seguir a seguinte ordem: Hidratação, Nutrição e Reconstrução.
Parece algo complicado mas não é. Existem produtos específicos para cada etapa, basta ler o rótulo na hora de comprar.
Produtos hidratantes tem fórmula simples, mas muita tecnologia. Eles agem abrindo as cutículas dos fios e "sequestrando" a água para o seu interior. Esse tipo de produto deve ser aplicado no cabelo molhado, e não apenas úmido. Um produto que eu tenho usado e amado é esse aí:

Age em 1 minuto

A linha ProSeries da Wella também tem produtos somente de hidratação:


Os produtos nutritivos costumam ter óleos, manteigas e vitaminas em sua composição. É bem fácil identificá-los, basta ver se consta na composição mel, óleos de abacate/ amendoas/ Argan/ Ojon, azeite de oliva, manteiga de karité, manteiga de cupuaçu e etc.
A Elséve tem uma linha de shampoo e condicionador que eu gosto muito para essa etapa, que é essa aí:

Linha Vita-Max com vitaminas

Existem muitos produtos de todos os preços e marcas indicados para nutrição, eu vario sempre. No momento estou usando esse:

Os produtos reconstrutores são os que dominam as prateleiras por conta de suas promessas milagrosas, mas que de nada adiantam se os fios estiverem desidratados e desnutridos. Mas claro que esse tipo de informação o fabricante não fornece, afinal, eles querem é que você compre o produto.
Também é fácil identificá-los: Queratina, proteínas, aminoácidos, ceramidas, colágeno, elastina...
As opções são quase infinitas. O que eu experimentei e gostei foram esses:

Linha Probelle da Loreal profissional

Natura Revitalização Pós Química


Natura Choque Regenerativo

Tá, já sabemos identificar os produtos certos para cada etapa, e qual é o próximo passo?
Montar o cronograma conforme a sua rotina.
Uma pessoa que lava os cabelos três vezes por semana, deve fazer por exemplo, hidratação na segunda, nutrição na quarta, e reconstrução na sexta.
Quem lava só duas vezes, deve fazer na primeira lavagem hidratação e na segunda nutrição, e deve tirar um terceiro dia para a reconstrução caso os fios necessitam.
No geral só precisa de reconstrução cabelos que recebem algum tipo de química, seja algum tipo de escova, descoloração ou tintura. Fios que recebem todas essas químicas ao mesmo tempo precisam de cuidados muito especiais e o cronograma é a melhor opção.
Quem usa creme de pentear deve observar também a função de cada produto e ter um para cada etapa do cronograma. É um investimento que vale a pena porque usados da forma certa os produtos realmente darão resultados.
Todas as linhas oferecem essas opções. Alguns exemplos:

Hidratação

Nutrição ( kerobá, mix de nutrientes extraídos de diversos frutos da amazônia)

Fructis Efeito Cauterização

Usei como exemplo marcas populares, ao alcance de todos os bolsos e com produtos de boa qualidade. Todas essa marcas oferecem produtos para todas as etapas do cronograma.

É isso gente. A informação está aí, eu não inventei nada disso, descobri esse cronograma através de um grupo fechado no Facebook sobre cabelos e comecei a pesquisar sobre o assunto. Li dezenas de posts em dezenas de blogs sobre isso e após experimentar e atestar a eficácia do método vim aqui dividir com vocês.
Uma desvantagem, e aliás, acho que é a única desvantagem, é que é preciso investir nos produtos adequados para cada etapa do cronograma capilar, mas sinceramente eu não conheço uma mulher que tenha somente um xampu no banheiro. Pelo contrário. Todas as mulheres que eu conheço vivem reclamando que tem dezenas de produtos para o cabelo mas que nenhum cumpre o efeito prometido. Eu tenho certeza absoluta que elas estão usando esses produtos da maneira errada.
Experimentem!
Beijoooo!

8 comentários:

  1. Adorei as dicas sobre cabelo!
    To tendo sérios problemas com o meu, por causa do hipotireoidismo, meu cabelo tá caindo muito ¬¬
    To tomando vitamina e usando shampoo especial, e enquanto isso não posso fazer nada de química.. mimimi! rs

    Beijos e uma linda semana, cheia de vitórias! ;)

    ResponderExcluir
  2. Oi Amoreeee!! Desculpe a demora em vir aqui conhecer seu cantinho! Adorei o nome, super alto astral! Tá td lindo aqui! Vou colocar no meu Blogroll pra pode te acompanhar melhor, e colocar a leitura dos posts em dia!
    Cronograma capilar é um método maravilhoso né? Hoje em dia eu fiz uma adaptação no meu, e vc sabe, estou viciada em óleos, então estou usando bem menos máscaras... mas realmente é um método fantástico!
    Bjão Linda!
    http://www.clubedocabeloecia.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Aiii nem me fala em cabelo :/
    Eu estou com uma hidratação marcada no salão quarta-feira de manhã. Já não sei mais o que fazer com ele, pois como eu malho demais tenho que lavar ele todos os dias e a cabeleireira disse que isso faz ele ressecar ='( Tô que não me aguento!

    Agora com o teu passo a passo e cronograma (eu jamais sabia que tinha um cronograma pra cabelo) vou prestar mais atenção nos produtos que eu compro e, principalmente, na hora de aplica-los ;)

    Beijo Charmoso :*
    Tenha uma semana abençoada!

    ResponderExcluir
  4. nao gosto muito dos produtos da seda porque parece ke derrubam o meu cabelin.. ke agora ta mais "in" ke nunca..kkkk.. bjokas lindona e sucesso sempre

    ResponderExcluir
  5. Eu comecei antes de ontem a fazer o cronograma, aprendi a fazer em grupo fechado lá do face.... o meu está bem detonado, embora eu ainda tenha algumas dúvidas, quero ter sucesso com o cronograma!!!
    bjim

    ResponderExcluir
  6. Oie como foi de niver?? espero que tudo bem. Desejo que tudo se realize nesse ano que começa. que seja muito feliz sempre. Adorei a dica do cabelo essa é a da coloração. eu por tempo estou descolorindo o cabelo em casa. mas eu acho que estou errando feio quando a tinta vai sindo. eu não entendo nada e coloco o 10.1 meu cabelo é preto rs.. no começo ate gostei mas agora não estou gostando do que estou vendo. tu acha que devo colocar um qq coisa ai .2 ? sei lá. vou ver na minha amiga se dá para ir sabado. estou triste quando vejo o cabelo rs.. beijos. linda semana. gi

    ResponderExcluir
  7. Oi, Linda linda!!!!! Não entendi muito bem como deve ser este cronograma. Por exemplo: Se eu lavar a cabeça 2ª, 4ª e 6ª, como devo fazer? Cada dia desses eu devo usar uma linha completa de tratamento, sendo: 2ª- linha completa de hidratação, 4ª- linha completa de nutrição e 6ª- linha completa de restauração? Sou um pouquinho enroladinha!!!! Beijinho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso aí Márcia!
      Em cada lavagem uma etapa do cronograma, seguindo sempre essa ordem.
      lembre-se sempre disso:
      Cabelo seco não absorve nutrientes, e cabelo desnutrido não consegue se recuperar de danos sofridos por processos químicos.
      Por isso é preciso hidratar antes de nutrir, e nutrir antes de reconstruir.
      Beijoooooooo!

      Excluir