quinta-feira, 23 de maio de 2013

Mudando de assunto...

Oi gente!
Desculpem o sumiço.
Eu tive problemas de conexão durante alguns dias, depois houve um estouro num transformador aqui da rua e fiquei um dia inteiro sem luz e hoje finalmente parece que a vida voltou ao normal.
Hoje eu vou mudar um pouquinho de assunto.
Minha RA vai bem, mas estou um pouco enjoada de falar sobre isso.
Essa noite eu tive um pesadelo. Sonhei que tinha pintado o cabelo e que ele havia ficado vermelho.
Aproveitando o gancho, vou falar um pouco sobre coloração.
Nada contra cabelos vermelhos, mas eu estou na luta para chegar ao meu loiro ideal e se isso acontecesse eu ficaria arrasada!
Eu já tive os cabelos nas cores ameixa, vermelho, caramelo, marrom, castanho escuro e agora finalmente loiro. Estou na fase do loiro no momento, mas se eu me conheço bem, isso não será definitivo.
Sempre gostei de mudar, mas como eu sou apegada ao comprimento dos fios, brinco com as cores.
Sempre quis clarear os cabelos, mas vivia ouvindo que não ficaria bem de cabelos claros e como eu era novinha acabava influenciada por essas opiniões sem fundamento. 
Qualquer pessoa pode ter os cabelos da cor que quiser, basta acertar o tom. Existem dezenas de tons de vermelho, marrons e loiros, e cada tom de pele tem o seu tom de cabelo ideal, mas não de cor ideal.
O problema é que hoje é muito fácil entrar numa farmácia e comprar uma caixinha de tinta, mas as atendentes nunca estão bem treinadas para dar orientações.
A cor final depende da cor natural do cabelo por causa do fundo de clareamento de cada cor, então não adianta ir lá, escolher uma cor pela embalagem e levar pra casa. Não vai ficar igual.
O meu cabelo é castanho escuro e tem fundo de clareamento vermelho/alaranjado. Ou seja, ao ser descolorido, a primeira cor que aparece é essa. Por isso eu não posso usar tons naturais como 6.0/7.0/8.0 e etc. Eu preciso de cores com o reflexo cinza/azul que neutralizam o laranja, como 6.1/7.1/8.1...
Não pensem que descolorir os cabelos é somente passar descolorante. Toda tinta descolore os fios. Cada cor tem um volume de oxidante (água oxigenada/ revelador), e esse revelador descolore os fios ao mesmo tempo em que a cor escolhida toma o lugar da cor natural. Por isso algumas pessoas compram produtos como Dekapcolor que diz remover a tintura, e acha que o cabelo vai voltar a ter a cor natural mas isso não acontece. Ele remove sim a tintura, mas a cor do cabelo fica alterada pela descoloração que a tinta promove, em maior ou menor intensidade, de acordo com o volume do oxidante.
Hoje eu sei disso, mas há pouco tempo atrás eu não sabia e por isso já tive muitas frustrações com meu cabelo.
Um erro que a maioria das pessoas comete ao errar numa cor  é radicalizar e pintar de preto para corrigir. Eu nunca pintei de preto, mas nas tentativas frustradas para clarear os fios, sem sucesso, eu comprava o castanho escuro e voltava à estaca zero, só que com um agravante: Tinta não clareia tinta.
Então se eu quisesse pintar novamente tinha 3 opções: Manter o castanho escuro, pintar de outra cor e aguentar a diferença entre raiz e comprimento até conseguir cortar para igualar tudo, ou descolorir para passar a cor que eu queria.
Hoje não sei tudo, mas sei o suficiente para não cometer erros.
Existem algumas regras que devem ser seguidas principalmente para quem deseja clarear os fios, mas toda mudança exige cautela.
A cor mais difícil de eliminar é o preto. Quem deseja tingir os fios de preto tem que pensar muito, muito mesmo.
Os vermelhos também são difíceis de eliminar, uma vez que qualquer outra cor que for aplicada por cima irá reagir com a cor vermelha e resultará numa cor totalmente diferente. E manter os tons de vermelhos bonitos também dá trabalho porque desbotam muito rápido.
A cor mais difícil de alcançar é o loiro. Quem tem cabelo virgem pensa que basta escolher um tom de loiro, aplicar e desfilar a cabeleira por aí, mas não é tão simples.
 Como eu disse antes,cada cor de cabelo tem o seu fundo de clareamento e isso interfere na cor final. Cabelos pretos tem fundo de clareamento vermelho, cabelos castanhos tem fundo de clareamento vermelho-alaranjado, cabelos castanhos claros tem fundo de clareamento laranja e só a partir do loiro natural é que se consegue partir de vez para o loiro.
No meu cabelo por exemplo, que é naturalmente castanho escuro, eu uso a tinta 8.1 ( loiro claro acinzentado) para conseguir um tom marrom, que é o fundo das minhas luzes. Se eu quisesse deixar os meus fios loiros como os da caixinha, só usando as tintas super clareadoras como as 12.1 e mesmo assim talvez ficasse laranja e seriam necessárias muitas matizações até que ficassem num tom de loiro bonito.
A estrela de Oswald ajuda a saber quais as cores que se neutralizam, ajudando a matizar os fios:

Sendo assim, cores opostas se neutralizam e portanto, para se livrar de reflexos alaranjados, é preciso usar colorações com o número 1 após o ponto, como a 8.1 que eu uso. Reflexos amarelados, se neutralizam com violeta, então a cor deve ter o 2 após o ponto, como 8.2 e por aí vai.
Existem no mercado produtos corretores, que devem ser adicionados às colorações para neutralizar reflexos indesejados porque nem sempre o que já vem nas tintas é suficiente. E para os fios loiros existem os produtos desamareladores como aquele xampu que eu ensinei num post passado.
Tendo noções básicas de colorimetria, fica bem mais fácil e seguro tingir os fios em casa.
Beijosss!

6 comentários:

  1. Prefiro meu cabelo preto natural mesmo.. rs!

    Adoro!

    beijos

    ResponderExcluir
  2. uai que aula kkkkk adorei .. eu sempre uso tintas terminadas em .1 mais ultimamente gosto das 12.1 e um loiro super claro e não deixa ficar amarelo ..porem o uso do shampoo roxo ajuda .. falando nisso adorei sua aula de shampoo roxo kkkkk beijos sua linda... como sempre dando a maior aula pras meninas ... adorooo

    ResponderExcluir
  3. Nossa, MUITO LEGAL!!!!! Ja ha bastante tempoq ue eu pinto de vermelho, adoro cabelo ruivo, e gosto do resultado no meu cabelo, mas estou ha meses sem retocar e com três dedos de raiz =(
    Mas desse feriado não passa... to me sentindo mega mal com isso...

    Adorei o post! Bjus!

    ResponderExcluir
  4. Eu já fui loira e é legal mudar sempre, isso nos levanta o astral, bjus

    ResponderExcluir
  5. Já fiz muitas besteiras no cabelo. Gosto muito de vermelho, mas acho difícil de manter. A cor que uso é 5.1, da Majirel e uso água oxigenada volume 20%. Acho que assim demora mais a desbotar. Não dá para deixar natural porque os brancos estão por toda parte rs.

    ResponderExcluir
  6. eu ja pintei meus cabelos em todos os tons de laranja.. do cenoura ao bordo..rs.. mas agora é só preto, preto e mais preto..ke é a minha cor natural.. qdo criança chegava a ser preto azulado..kkkk..bjokas lindeza e sucesso sempre..

    ResponderExcluir