quarta-feira, 10 de abril de 2013

Experimenta! Experimenta!

Não bastasse o dia que tive ontem, ainda sonhei com a minha sogra. Valha-me Deus!
Mas enfim, vida que segue né?
Ontem consegui fazer mais um dia Detox, porém não tão agressivo. De manhã comi um pedaço do meu bolo de banana natureba, almocei o caldinho com couve, lanchei outro pedaço de bolo e jantei o caldinho, só que dessa vez sem couve.
Apesar do bolo ser nutritivo e saudável, afinal é feito com aveia, açúcar mascavo, banana, ovos, castanhas e um tico de óleo vegetal, me dei conta de que faltou uma frutinha para suprir sais minerais e outros tipos de vitaminas. Vou resolver essa carência hoje.
E hoje também vou recomeçar com o almoço sólido, mantendo a sopinha de noite. Vou apenas evitar carnes por enquanto. Sempre tive a sensação de que carne intoxica o organismo. Vou usar como fonte de proteínas o omelete de claras durante um tempo. Depois incluo um tipo de carne magra uma vez por semana só pra não me faltar ferro.
Já dei uma boa desinchada nesses dias e aconteceu uma coisa curiosa: Eu tomei nojo de doce.
Aconteceu três vezes antes de eu desconfiar de alguma coisa.
A primeira foi em casa, quando abri os armários da cozinha e me deparei com ovos de páscoa e biscoitos, e fiz vômito. A segunda foi na casa da minha mãe, quando abri a geladeira e vi potes de doce de leite e latas de leite condensado abertas. Aquilo me embrulhou o estômago de um jeito que nem consegui beber a água que eu queria. E a terceira foi no mercado quando fui comprar as castanhas para colocar no bolo. Ao lado da vitrine das frutas secas e oleaginosas fica a vitrine da padaria cheia de tortas, pudins, e todo tipo de pão doce imaginável. Deus do céu! Me senti como se estivesse grávida. Meu estômago começou a revirar, me subiu um troço pela garganta que eu tive que sair da fila. Aí eu comecei a pensar que não era coincidência...
Que será isso hein? Será rejeição do meu organismo aos doces por conta da desintoxicação ou eu consegui finalmente me convencer de que aquilo não me faz bem e condicionei meu organismo a rejeitar os doces? 
Será uma reação biológica ou psicológica? Alguém sabe responder?
Bom, de um jeito ou de outro eu estou no lucro e vou me aproveitar disso, claro! Ter que resistir aos doces é uma coisa, não sentir vontade de comê-los é outra totalmente diferente, e obviamente melhor.
Minha pele está ótima! Nasceu uma maldita espinhazinha por conta da TPM, mas que já começou a secar sozinha e não nasceram outras. Em TPMs passadas eu parecia um monstro.
Descobri que, assim como doces, gorduras e carboidratos "viciam", ao ponto de que quanto mais comemos mais queremos comer, a desintoxicação também vicia, ao ponto de que quanto mais limpas ficamos mais limpas queremos ficar, porque os benefícios são enormes e imediatos.
Mas é uma coisa que tem que saber fazer. Passar dias somente à base de líquidos, ou de frutas ou de vegetais crus não é saudável. Limpar o organismo não significa desnutrir-se. Pelo contrário. O objetivo é livrar o corpo dos excessos de açúcares, gorduras, carboidratos e proteínas ruins.
São ruins porque são processados, refinados, tem conservantes, corantes, hormônios, gorduras saturadas, excesso de sódio, agrotóxicos e por aí vai. Tudo isso num simples prato de arroz, feijão, salada e carne.
Imagina na alimentação Junk food, onde substituímos comida de verdade por salgadinhos ou lanches, que nem sabemos em que condições de higiene são feitos.
A longo prazo esse tipo de coisa desencadeia processos inflamatórios no organismo e ele deixa de funcionar direito, com a falência de glândulas, baixa imunidade, alterações hormonais e até resistência à insulina.
Na prática isso significa inchaço, dificuldade para eliminar gordura, insônia, estresse, hipo/hipertiroidismo, diabetes, pressão alta, depressão e diversos tipos de síndromes.
Comer sem disciplina é um prazer que sai caro e só tomamos ciência disso quando percebemos o quanto nosso organismo fica grato e reage à nosso favor quando o livramos de toxinas.
Experimentem!

5 comentários:

  1. ai ke o sonho da minha vida é pegar nojo de doce..kkkkkkkk.. bjokas lindeza e sucesso sempre

    ResponderExcluir
  2. Que reação ruim-boa que vc teve!!!!!!!
    Saúde antes de tudo! Eu fico com um tipo de "ressaca" quando saio e como muita comida gordurosa, salgada e açucarada, chego a inchar!
    Mas ainda não consegui chegar ao ponto que vc chegou, tomara q isso aconteça um dia comigo tb!!
    Bj

    ResponderExcluir
  3. Amiga linda!!
    Saudades! Tdo q queria era enjoar de doce, amiga!!!
    bjs

    ResponderExcluir
  4. Oi Linda Mulher que bom que está conseguindo fazer a Detox. eu não preto para isso. me sinto muito mal.
    Sinto por seu vizinho , triste, tive tantos amigos que morreram jovens. partida é muito triste. mas é a vida.
    Li em uma revista qq ai. uma dessas celebridades dizendo que não toma suco de melancia e melão pois são muitos caloricos. que a frutose engorda. ai fiquei bolada pois como estou deixando o leite, estou tomando suco de melancia com gengibre no café da manhã. Vc acha que isso procede?
    Um beijo vai ficar lindona no casamento.

    gi

    ResponderExcluir
  5. Te invejei em enjoar de doces, rs é meu fracasso meu corpo só pede doces....
    Qual dieta de DETOX vc esta seguindo pode me passar estou precisando amiga. Hj estou me sentindo inchada e sem animo para nada pareço ate doente credo !
    Bjos querida e sucessos....!

    ResponderExcluir