quarta-feira, 29 de junho de 2011

Paciência é o segredo

Toda vez que leio alguma matéria sobre emagrecimento percebo que eu ainda não atingi a minha meta por um único motivo: eu não tenho paciência.
Embora não siga dietas de revista, gosto de ler sobre casos de sucesso. Casos de gente normal, como eu que trabalho, cuido de casa e filho e que com determinação consegue atingir a sua perfeição pessoal.
Nem me dou ao trabalho de ler "os segredos" de Débora Secco, Cláudia Raia, Sabrina Sato e etc. Elas vivem da imagem e são muito bem pagas para cuidarem disso, alías, muita coisas são de graça e em troca as pessoas querem é publicidade. Assim, é mole estar sempre magra e linda.
Mas "gente de verdade" precisa ralar e muito!
Lendo esses casos, é sempre a mesma coisa: Fulana eliminou x kg em 6 meses, ou x kg em 8 meses.
Eu fico olhando e pensando..."caramba, eu nunca mantive a alimentação correta nem por 1 mês!"
E nunca mesmo.
Eu vivo como se o mundo fosse acabar a qualquer momento. Quero tudo para ontem. Se faço uma alimentação correta por 1 semana e percebo que ainda não eliminei 10kg, me deixo levar pela sensação do impossível e caio de boca em tudo que é porcaria. Aí, depois de 15 dias em total orgia alimentar penso: "poxa...se tivesse mantido a alimentação com certeza já teria eliminado alguns quilos."
A sensção de arrependimento é horrível, eu corro para o mercado para fazer compras saudáveis e recomeço tudo. O resultado é óbvio: nunca saio do lugar.
A minha missão a partir de hoje é controlar isso. Vou fazer de tudo (mesmo que da minha boca escorra água de vontade de comer besteiras), para seguir a alimentação saudável até dia 1º de agosto.
Se até lá eu não tiver obtido nenhum resultado realmente satisfatório, posso desistir se quiser. No entanto, se o meu corpo mostrar boas mudanças, eu tenho que continuar assim até Dezembro porque sei que vai valer a pena.
Apesar de ser imediatista e ansiosa, vou pagar pra ver durante 1 mês. Isso vai ser suficiente para me provar se vale a pena ou não.
Durante esse mês vou evitar carbos refinados, doces e refrigerante. Vou comer de 3 em 3 horas, e continuar a tomar meu vinagre com água antes das principais refeições.
É só 1 mês. Depois, se não tiver valido a pena, volto a comer o que eu quiser. Mas como eu disse, se os resultados forem bons e visíveis, eu serei obrigada a manter isso até dezembro e dizer adeus para sempre ao excesso de peso.
E depois?
Depois fica valendo o bom senso.
Ficar sem comer doces e tomar refrigerante o resto da vida é impossível, mas acho que dá para esperar uma ocasião especial para desfrutar disso. Ninguém precisa fazer brigadeiro de panela em casa do nada, no meio da semana , e até mesmo nos finais de semana. Pra quê?
Acho legal esperar um aniversário, e aí preparar algo especial e saborear como uma coisa especial.
Temos banalisado tudo ultimamente, nada mais é esperado, apreciado, especial.
Vou resgatar isso, se não por todo o mundo, pelo menos para mim mesma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário