quarta-feira, 4 de julho de 2012

Estava na cara?

Hoje não precisei sair de casa, finalmente!
Por outro lado me deixei abater. Não fiz meu serviço como faço sempre e fiquei triste a maior parte do tempo.
A Lia não voltou e eu já perdi as esperanças de que isso aconteça. Imaginei que voltaria quando sentisse fome, mas já se passaram três dias, então ela já sentiu fome, sede, frio e ainda assim não voltou. Ou alguém pegou, ou ela morreu por aí. Mesmo sabendo que eu fiz tudo o que pude por ela no período em que viveu comigo eu não consigo me livrar da sensação de culpa. Eu devia tê-la castrado, devia ter colocado uma coleirinha com o nosso telefone de contato...eu devia, mas não fiz. Não achei que aconteceria algo. Ela tinha de tudo aqui e nunca me passou pela cabeça que desejaria sair para conhecer a paisagem que ela tanto olhava pela varanda. O sinal estava na minha cara todos os dias e eu não percebi.
Que outro sinal está na minha cara agora e que não estou vendo? Fico pensando nisso...
Será que os recentes desentendimentos entre meu marido e eu são um sinal? A febre da Giulia é um sinal?
Que tantas outras coisas estiveram na minha cara todo esse tempo e eu não vi? O que poderia ter sido evitado?
O ser humano tem uma tendência à negação que o coloca em situações como essa.
Toda briga é uma briguinha a toa, toda febre é uma febre de nada, todo olhar vago ao longe é apenas um olhar... Nunca nos perguntamos onde isso vai dar, o que essas coisas significam.
Claro que estar na TPM também não ajuda em nada na minha situação. 
A vontade de doces não apareceu dessa vez porque meu organismo está bem nutrido, mas eu já identifiquei os outros sintomas: Raciocínio rápido como uma flecha, língua afiada como uma faca, humor negro, pessimismo e intestino preso. Essa é a minha TPM.
A Giulia está bem. A febre dela só aparece à noite, sempre no mesmo horário. Pela minha experiência como mãe, isso é um aviso de que a garganta dela irá inflamar. Ela está ativa, se alimentando bem, mas por volta das 19hs começa a ficar sonolenta, a tremer de frio e o termômetro logo confirma o estado febril que tem ficado entre 37.8° e 38.6°. Com apenas uma dose de paracetamol ela passa e não retorna. Claro que ter descoberto o "modus operandi" da febre da Giulia não me impede de vigiá-la a noite toda. De duas em duas horas e vou verificar a febre e consigo cochilar tranquila nos intervalos. 
Hoje comi um pouco mais do que ontem. Tenho muito medo da restrição de carboidratos e eu tenho comido menos do que devia. Sem eles, o organismo entra em estado de alerta e utiliza a massa muscular como fonte de energia para poder reservar as gorduras.
Como o corpo entende essa privação como doença, ele tenta se livrar dos músculos porque estes gastam mais energia para se manterem exigindo muito de um organismo debilitado. É um sistema de defesa perfeito criado por Deus para ajudar na nossa recuperação durante uma enfermidade.
A proposta da minha dieta é que antes das 15 horas sejam feitas 4 refeições com carboidratos( café da manhã, lanche da manhã, almoço e lanche da tarde 1) e após as 15hs sejam feitas 3 refeições sem carboidratos ( lanche da tarde 2, janta e ceia).
Eu já adaptei a dieta aos meus horários porque nem sempre eu faço esse lanche da manhã e eu também não tenho o costume de jantar, então eu preciso administrar os meus horários para fazer o lanche da tarde 1 como deve ser feito. Hoje no entanto, eu perdi a hora de novo. 

8hs.
 Tá vendo esse bolinho aí? Eu resisti a ele ontem de noite e guardei o meu pedaço para comer hoje no café da manhã.
Ao lado pão com requeijão light, e uma xícara de leite com achocolatado.
Meu pão integral acabou e eu me recusei a pagar R$7,00 num pacote no mercado aqui do bairro.
Quando estiver com disposição vou atrás de um preço melhor.


11hs.
Parte do meu almoço:
Uma empadinha de frango.
Tirei aquela casquinha de cima que gruda no meu céu da boca. 
Tão pequena que isso que parece um prato é na verdade um pires de chá.




12hs.
Costelinha com inhame.
Não consigo comer inhame e nem aipim com arroz.
Acho que pesa muito.
Fiz na panela de pressão com pouco óleo, muitos temperos e ficou delicioso.
Inhame é um tubérculo e vale como carboidrato.



15hs.
Melancia e pêssego.
Eu comprei essa fruta como pêssego, mas estava parecendo mais uma nectarina.









18hs.
Mingau de aveia.
Leite desnatado, aveia e açúcar Demerara.









Como vocês tem visto, eu não tenho medo de comer maionese, abacate, frutas ou açúcar. Nada é proibido.
Não adianta cortar alimentos agora que você voltará a comer depois que emagrecer. É preciso aprender a consumir de tudo sem exageros.
Eu sei que dá medo. Sei que a pressa nos leva a medidas drásticas. Mas acreditem, eu já experimentei todas as dietas existentes e após atingir a minha meta não consegui manter nenhuma delas.
É impossível passar o resto da vida sem comer o que gostamos. Isso gera ansiedade, que gera compulsão, que gera sentimento de culpa, que nos faz sentir que somos fracas, derrotadas e que nos faz comer mais e mais...Inicia-se assim aquele ciclo do mal no qual eu estava e muitas de vocês também.
Moderação é o segredo.
Beijos e mais beijos!










22 comentários:

  1. em fim ... nos apegamos aos bixinhos ... e eles se vão ... eu tenho medo de comer algumas coisas ainda .. não estou educada ... tpm e foda .. pior e vc estar assim sem ser a tpm que e meu caso .. beijos linda..

    ResponderExcluir
  2. Oi Linda! Estive fora ontem e hoje, a maior parte do tempo. E agora que já passa da meia noite, cheguei! Estou tentando colocar as visitinhas em dia e ler os posts.

    Engraçado isso que disseste sobre o organismo nutrido e não sentir vontade de doce. Engraçado porque depois que faço a reeducação eu tenho sentido cada vez menos vontade de doce. E olha que já colocaram um gelado de menta com chocolate na minha cara, tipo ... Vá lá, coma só um!
    E eu recusei, mas sem vontade mesmo!
    Acho que isso é um ótimo sinal.

    Bom, espero que as discussões não sejam sinal nenhum ruim, sejam apenas coisas normais que acontecem entre os casais. E desejo que tua pequena fique bem e que a gargantinha dela não fique inflamada, pq isso é horrível!

    Fiquei com água na boca com essa costelinha com inhame. Eu procurei outro dia e não encontrei aqui. Mas sei que tem, só não encontrei ainda. Adoro! E adoro com aipim também.
    Arroz eu não como quase nunca porque não gosto mesmo!

    Concordo também que reeducar é comer de tudo! Só precisamos fazer da maneira correta. Até porque, tudo que é proibido é mais gostoso! E aí mora o perigo!

    Estejamos sempre atentas aos sinais! ;)

    Beijão!

    Ps. Não consegui encontrar o gatinho.rs
    E agora também gostei dos peixinhos.rs

    ResponderExcluir
  3. Tomara que ela esteja sendo cuidada por alguém e com tanto carinho quanto o que tinha aí!
    Já perdi um pássaro, mas acho que o sentimento é o mesmo! Nós os amamos e isso custa-nos muito!

    Outro beijo!

    ResponderExcluir
  4. Linda, compreendo sua aflição por causa da sua gatinha, a gente fica memso pensando nessas horas que poderíamos ter feito alguma coisa para impedir ou que podesse ajudar nessas horas.Mantenha a calma e não fique se culpando pelo sumiço dela. Vamos torcer e pedir aDeus que ela esteja bem e segura. Gatos são aventureiros e muitas das vezes retornam ao lar. Tente ficar calma, tá! Minha sogra també é muito apegada aos bichinhos dela, uma vez um dos periquitos dela fugiu e ela entrou em depressão, não comi e só chorava, mas alguem o encontrou e ela voltou novamete a sorrir. Espero que isso também aconteça com você.

    Acredito também que devemos comer de tudo um pouco na nossa alimentação, abacate é muito bom sim é nutritivo e rico em vitaminas, deve ser consumido com moderação, mas não devemos restringir demais os alimentos pois quando estivermos no nosso peso correto não sairemos comendo tudo e sim de forma certa. Vc tá com razão. Não podemos ser imediatista e querer resultados instantaneos quando oassunto é emagrecimento saudável e vc está no rumo certo.

    Desejo melhoras para sua filhota!!!

    Bjss querida!

    ResponderExcluir
  5. Oii flor...eu tbm acho que a vida pode nos dar sinais mas é muito complicado...eu tbm to de tpm e como vc disse meu humor tbm fica negro "amei Humor Negro" kkkk e que bom que sua filhinha esta melhor, minhas irmazinhas tbm ficam com febre assim quando vão ficar resfriadas =] E brigas com parceiro é um saco...mas tudo se resolve no final....Beijos e força ai

    ResponderExcluir
  6. Outra vez amei. Fiquei preocupada e "desfiquei" por causa da TPM - todos os sentimentos são mto mais intensos nela, embora verdadeiros; potencializados (penso). Mas tbem me sentiria assim pela Lia, pelas discussões, pelas febres...Acho que é de mulher isso, sei lá. E de mulher crítica e visionária.
    Qnto a Lia...Fiquei responsável por cuidar da cadela de uma amigo, deixei o portão aberto e ela fugiu. Foram 15 dias de agonia, culpa, angústia e todos os seus sentimentos e sinais, e ele sofrendo demais....Ela reapareceu, graças a Deus, e assim pode ser com a Lia.
    Bem, vim só dizer olá!

    ResponderExcluir
  7. Ok, vc tá de TPM.. mas pensar nesses possíveis sinais é de deixar qualquer um louco..

    A febre da Giulia? É um sinal de que o corpo dela está combatendo um corpo estranho e ela precisa de atenção.
    As discussões com o marido? São sinais de que existe uma falha na comunicação de alguma forma, e é preciso igual atenção.

    Não deixe pensamentos assim tomarem conta de vc.. livre-se deles pq de maneira algum eles fazem bem ao seu coração.

    Uma pena que a Lia não voltou =/ Tenho uma amiga que tem um papagaio que toda hora faz isso, e sempre volta.. quem sabe né?

    Melhoras pra sua filhota! E boa sorte com o marido! =)

    Ps. Sabe quem são igualmente insuportáveis? Os Italvenses.

    ResponderExcluir
  8. Que pena que a tua gata não voltou. Mas não perca a esperança. A vida as vezes nos dá sinais mas nem sempre eles significam aquilo que nós achamos. Mas não custa nada ficarmos atentos a eles.
    Que bom que a tua filha melhorou mas é preciso ficar atenta sim.

    Quanto a alimentação concordo com vc, eu não deixo de comer as coisas que gosto só como com moderação e faço com que não vire um vício. A eliminação do carb é algo que não funciona e está provado isso porque a pessoa volta a comer e engorda logo. Eu até escolho 1 refeição por semana para comer alguma coisa que gosto e não posso comer sempre.

    Quando a panqueca, eu faço para ti sim. Vem me fazer uma visita que eu faço tudo o que vc quiser. Experimenta fazer a panqueca, quem sabe ela não sai igual ou melhor :). Bjo

    ResponderExcluir
  9. ei!
    fica calma q sua gatinha ainda pode aparecer... gatos geralmente voltam... na casa do meu avo tinha uma gatinha q uma vez sumiu por quase 1 mes...todo mundo ja tinha perdido as esperanças, mas ela reapareceu la! bem mais magra... mas voltou... vou torcer para que a Lia volte tb!! sei como pe dificil isso.. amo animais...
    vc ta conseguindo se controlar bem, passando por tudo q ta passando... o emocional as vezes abala e acabamos nos entregando na comida, mas vc ta indo bem!
    sobre sua filha, tem q vigiar mesmo, tomara q ela melhore logo!
    bjos

    ResponderExcluir
  10. Linda, espero q a Lia ainda volte, viu? Amiga, a gente se apega demais mas aprende tb com nossos erros. Tb sou apaixonada por gatos e vejo q vc gostava mto da sua filhotinha!! Espero q sua Filhota melhore da garganta!! A gente fica pra morrer de ver os filhos doentes!! Cardápio lindão!!Q costela é essa!!!! DELICIA!!! bjs

    ResponderExcluir
  11. Oh linda, é essa tua TPM que veio bombando esse mes, nem te estresse, fica calma e relaxa, pra quer se preocupar com tudo, querer abraçar o mundo com braços pequenos...

    se cuida...e melhoras pra princesinha

    ResponderExcluir
  12. oi amiga
    puxa o gatinho da Ro tbm sumiu
    ai que droga eu amo bichinhos
    tudo vai ficar bem ta
    =)
    beijo

    ResponderExcluir
  13. Lindonaa fica calma tá? Vai dar tudo certo. :) Sua gatinha vai aparecer vc vai ver. Se cuida amoree

    ResponderExcluir
  14. Meninaaaaaaaaaaaaa eu tb ficou insuportavel na TPM!
    O noivo até já sabe qdo ela está presente! Fico chatissimaaaa sem vontade de nada, sem paciencia com nada!!!
    E todo mês eu tento me controlar nas chatices! Mas sério! Émto dificil! affffffffffffff
    Qto a gatinha e tudo mais, não se culpe! As coisas acontece porque tem que acontecer! Agente não tem como controlar tudo (por mais que agente tente com todas as forças)
    Seu cardápio está lindinho e concordo com vc temos que nos adaptar!
    bjos

    ResponderExcluir
  15. Oi Linda
    vim dizer que o meu gatinho apareceu ontem mesmo
    eu fiquei tão feliz
    ele deve ter ficado namorando o dia inteiro
    queria poder castrá-lo mas é caro
    Continuo orando para que sua Lia volte também.
    O minha amiga espero que tudo se resolva na sua casa e vc fique tranquila e feliz
    bju
    http://mundorohsa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. amiga, sei bem como é, sempre tivemos gatos e todos eles sumiram sem sabermos o que aconteceu, dá uma dor no coração. Hoje tenho dois e são castrados, pois um deles uma vez brigou feio e tem a pata defeituosa até hoje, ai o veterinario achou melhor castrar por conta disso. Dai resolvemos castrar a outra também.
    Mas não se culpe, gatos são assim, eles saem e não voltam por motivos que as vezes é melhor nem sabermos. Mas faz uma coisa, reze, peça proteção a ela e que se for pra ser que ela volte!
    Beijos e bom resto de semana.

    ResponderExcluir
  17. Oi querida... Maldita tpm! O que vale é que já sabemos que dá e passa!
    Sinto muito pela Lia... Mas realmente não podias adivinhar.
    Espero que a Giulia fique boa rapidamente, e concerteza esses desentendimentos com o teu marido são normais e também causados pela tpm (em parte!).
    Força e coragem amiga... Beijinhos

    ResponderExcluir
  18. meu coração esta ate dolorido pela sua perda, espero que ela volte, se meu gatinho sumisse ou acontece algo com ele, ia chorar muito. e linda, vc está certa quantos sinais temos, é não vemos, nossa eu fui cega por tanto tempo, que depois que a revelação chegou eu fui vendo que perdi, coisas que estava na minha cara, isso doi tanto, ver e não ver realmente. mas aprendemos. erramos e deixamos tbem, mas fica mais claro.
    eu concordo com vc. no que diz que temos que comer de tudo, com moderação. um beijo. linda tarde. gi

    ResponderExcluir
  19. Linda,
    gatos são curiosos e aventureiros, a sua deve estar feliz da vida vivendo por aí!
    Comer de tudo com moderação é o segredo.
    bjs
    Jussara

    ResponderExcluir
  20. Eu ainda tenho esperança que vais encontrá-la em breve ! Beijo.

    ResponderExcluir
  21. Oi, amiga !

    Sim, Deus vai ouvir nossas preces e ela vai aparecer. Fica firme com este pensamento positivo, amiga ! Beijo carinhoso, obrigada por teu carinho.

    ResponderExcluir