sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Afinal, quem é o vilão do emagrecimento?


Há quem acredite serem os carboidratos, há quem acredite serem as gorduras, outros juram que é o açúcar.
Tem também quem considere ser a combinação dos três.
O Glúten, a lactose (algumas pessoas são realmente alérgicas, eu sei.)...quem será afinal o inimigo da boa forma?
Sinceramente eu acho que as pessoas tem essa necessidade de encontrar um culpado mas que de fato ele não existe. É como se faltasse força de vontade e buscássemos ( sim, eu me incluo nessa lista) a todo custo um responsável pela dificuldade de emagrecermos.
Eu culpo as quantidades e a falta de bom senso.
Não é comer pão no café da manhã que engorda. É comer pão de manhã, de tarde, de noite...um , dois, três... recheados de margarina, queijos e frios.
Não é o óleo usado para refogar o arroz ou outro alimento que engorda, mas as gorduras presentes em todas as refeições e que muitas vezes nem enxergamos, como a manteiga dentro do pão, a gordura saturada nos queijos, frios, carnes, creme de leite, leite integral...
Muitas vezes adoçamos os sucos e leite com adoçante, mas tomamos refrigerante, comemos bolos e outros alimentos que levam açúcar na receita, mas que como não vemos, não nos damos ao trabalho de pensar que está ali, oculto.
Nada é proibido, mas é preciso moderar. A maior força de vontade vem daí, pensar no que está indo para a boca e contabilizar se já não usamos a "cota diária".
Não é preciso contar pontos, nem calorias, nem andar com uma calculadora na bolsa. Basta parar um pouco e pensar.
O meu desejo para esse ano aqui na blogosfera é de que as amigas que buscam uma vida mais saudável e um corpo mais bonito (assim como eu), consigam se livrar de velhos tabus e encontrem seu ponto de equilíbrio para que alcancem as suas metas sem sofrimentos e principalmente, sem frustrações.
Beijo a todas!

3 comentários:

  1. Amore, voltei! Mas que calor, estou derretendo, além de estar com o horário todo atrapalhado, estou mole e sem ânimo para sair do ar condicionado :(
    E quando vc sabiamente diz "se livrar de velhos tabus e encontrem seu ponto de equilíbrio", eu ratifico isso sem mesmo mencionar alimentação: clima, temperatura, sono, ritmo biológico e cultural, tudo tem um ponto no qual nos sentimos melhor e devemos respeitá-lo! Para isso é necessário o que vc salientou: PENSAR, refletir, informar-se e ter uma boa dose de auto conhecimento, físico e mental.
    O bem estar está muito além do simples controle do comportamento e objetivos e metas pré estabelecidos.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. a maioria dos blog que tenho lido, falam do tal do glutem ... acho que vou ler mais sobre esse cara ai kkkk .. porem o meu mau mesmo e os carboidratos ..por isso evito ..beijos sua linda... otima semana.

    ResponderExcluir
  3. lindeza.. a maior inimiga do emagrecimento é a cabeça de gorda.. eu tenho,, fazer o ke..kkkk.. bjoooo

    ResponderExcluir