domingo, 12 de janeiro de 2014

Aprendendo com lutadores de Sumô (chocante)

Hoje, assistindo a um programa no National Geographic Channel sobre obesidade, percebi que podemos aprender muito mais com pessoas obesas do que com as magras quanto à perda de peso.
Pessoas naturalmente magras não tem problemas com peso ou com o apetite e na forma de lidarem com isso. Elas apenas vivem e comem de forma normal.
Mas observando o comportamento alimentar de pessoas obesas, podemos identificar erros que as vezes cometemos na nossa rotina alimentar e nem percebemos e que podem nos levar à enfrentar as mesmas consequências.
O programa tratava de obesidade extrema, pessoas que estavam há anos sem sair da cama e que dependiam de outras pessoas para se alimentarem, se banharem e até fazerem suas necessidades.
O fim do poço.
No entanto...todos eles foram magros um dia. Alguns nunca haviam sigo magros, magros, mas estiveram com apenas alguns kgs acima do normal.
No único caso patológico, a mulher havia engordado apesar dos hábitos saudáveis por conta de dois tumores na glândula Pituitária, o que desencadeou uma descarga incontrolável de cortisol no organismo dela. Após uma cirurgia ela voltou a perder peso.
Os especialistas consultados disseram que 99% dos casos de obesidade no mundo são por conta de comida em excesso e em raríssimos casos por conta de síndromes que desencadeiam a obesidade.
Como o programa era informativo e imparcial, ele mostrou também o caso de pessoas que ganham peso voluntariamente como os lutadores de Sumô.
Só existe uma categoria de peso nesse esporte, e por isso quem deseja se tornar um praticante precisa engordar. Mas não basta comer. Eles tem uma rotina toda diferente para que consigam ganhar peso rápido, mas também se exercitam para desenvolverem músculos por baixo da camada de gordura e assim não perderem a força e nem a agilidade.
Agora atentem-se para a "rotina especial" desses lutadores:
* Malham pela manhã em jejum ( para aumentar o apetite)
* Alimentam-se (de comida japonesa) priorizando pratos que contenham arroz e macarrão
* Jantam minutos antes de irem dormir
* Evitam gorduras porque demoram para serem metabolizadas (frituras, queijos...)
Só isso. Não comem bolos, nem biscoitos, pizza, hamburguer, cachorro-quente, brigadeiro, lasanha 4 queijos, e nem bebem cerveja acompanhada de petiscos nos finais de semana.
Agora me digam, os nossos hábitos alimentares são ou não são piores do que os deles?
E repito, eles seguem aquela rotina para ganharem peso rápido.
Isso me fez pensar que se eu não mudar de atitude em relação à comida, em poucos anos serei maior do que um lutador de Sumô. Simplesmente porque eu como mais do que eles, e me exercito menos. Ou nada.



Uma outra informação me deixou apavorada. Um endocrinologista disse que em 10 anos, uma pessoa que come apenas 25kcal a mais por dia e não queima, pode chegar a ter 40kg a mais.
Isso é o equivalente a uma maçã. Uma maçã a mais por dia numa pessoa sedentária pode acumular 40kg de gordura no período de 10 anos.
Gente...ontem eu tomei quase 1L de sorvete sozinha. 
Era sábado e a cabeça gorda logo usou isso como justificativa para sair da RA. Mas o fato é que há meses eu venho nessa de ver um filme com uma bacia de pipoca, de tomar sorvete "por conta do calor", de fazer pratos especiais "por causa das férias"...
Imagina o excedente de calorias que venho consumindo... assustador!
E isso faz sentido. Vejam bem:
Minha filha completará 10 anos esse mês.
Quando engravidei, eu pesava exatos 50kg. 
Ganhei 9kg na gestação e quando ela estava com 2 meses eu já pesava novamente 50kg.
Dez anos se passaram e eu sempre atenta ao meu ganho de peso, cheguei a ser correr diariamente, fazia musculação, spinning, Jump...as vezes ficava alguns meses parada mas sempre voltava. Pela primeira vez eu estou há 2 anos, vejam bem, há somente 2 anos sedentária e ganhei 11kg. Isso porque desde os meus 27 anos eu percebi que meu peso havia estacionado e já não baixava com facilidade e como eu sempre tive a alimentação desregrada, fui bem lentamente ganhando peso e acabei conseguindo me manter oscilando entre 55 e 57kg. Isso me exercitando muito, diariamente. Mas já insatisfeita porque não estava a costumada com aquele corpo.
Quando fiz o meu primeiro blogue, em 2007, esse era o meu peso e a meta era retornar aos 50kg.
Até dezembro de 2011 eu malhava muito e desde que parei, eis aí os 11kg, embora eu seja ativa em casa, trabalhando, subindo escadas...
Agora imagina se eu tivesse ficado sedentária antes, logo após minha filha nascer, quanto estaria pesando hoje? Se em dois anos eu ganhei 11kg, em dez anos eu teria engordado 55kg e estaria pesando hoje + ou - 110kg.
A mulher do documentário tinha 39 anos e sempre foi sedentária. Ela pesava 250kg e tinha a minha altura, 1.59m . Faz sentido não faz?
É assustador. Apavorante.
Daí nos perguntamos: Como alguém chega nesse ponto? Porque ela não tomou uma atitude quando estava com 70 ou 80kg? Porque na nossa altura, até 60kg já é muito. Então chegar aos 70 ou 80kg pede medidas urgentes.
Mas aí vem os agravantes. Depressão, vergonha de sair de casa, de frequentar uma academia... aí a pessoa se isola ,acaba solitária e isso agrava a depressão e a comida passa a ser vista como companhia. Daí para chegar onde ela chegou é questão de tempo.
Que isso nos sirva de lição para pararmos agora, hoje, imediatamente.
Ainda dá tempo mas há de chegar um dia em que será praticamente irreversível. A obesidade é uma doença e já se tornou uma epidemia. Não sou eu quem está dizendo isso, foram os especialistas consultados pela National Greographic.
Juro, eu estou apavorada e arrependida por cada porcaria que coloquei na boca desde que nasci.
Não é por estética, mas pela dignidade, pela liberdade. 
A obesidade tira tudo isso das pessoas e eu não quero isso na minha vida por conta de um prazer momentâneo que depois vai virar gordura dentro de mim, deformar o meu corpo e adoecê-lo.
E seria muita pretensão e até mesmo idiotice pensar que eu tenho o controle sobre mim mesma e que isso jamais aconteceria comigo.
Se assim fosse eu não estaria aqui agora usando a ferramenta do blog para tentar conseguir apoio e motivação para eliminar esses 11kg excedentes.
Vamos abrir os olhos.





6 comentários:

  1. Assustador, não é mesmo ? Excelente postagem. Beijo.

    ResponderExcluir
  2. Em outra época, já tomei uma caixa de 2 litros de sorvete sozinha!!!!

    Também me inspiro muito mais em obesos do que em magros naturais. Uma das coisas que mais noto neles é a preguiça de caminhar, de se movimentar e estão sempre com dores nas pernas.

    Uma vez conversei com uma moça japonesa que me disse que no Japão tem gente que trabalha ajudando os lutadores de sumô a tomar banho, pois eles de tão gordos não conseguem.

    ResponderExcluir
  3. Engraçado... Escrevi uma mensagem enorme aqui mas pelo visto, não foi. :( Bem, eu estou aplaudindo seu texto de pé!! Toda vez que assisto a esses programas sobre obesidade bizarra me sinto assim também. :/ Hoje eu caminhei, mas comi bolo e sorvete, uma porção generosa. Para compensar e entrar no ritmo, já programei o relógio para 6:15 da manhã de amanhã e vamos ver no que vai dar... Estou empolgada com seu texto, inclusive, conforme havia escrito no recado anterior, compartilhei ele lá na timeline do Esbeldades. Vc deve ter um aumento significativo de visitas! :D Um beijão, LIndona!!

    ResponderExcluir
  4. Nossa! Me chocou bastante esse relato, tenho quase a mesma altura q a sua só q estou mais gordinha. Adoorei o seu texto.
    To participando do seu blog,participa do meu também?

    http://stellanaoartois.blogspot.com

    Bjs.

    ResponderExcluir
  5. se a deles é uma rotina pra ganho de peso rapido.. acho ke a minha excede a velocidade da luz..kkkkk.. bjkas lindona e uma ótima semana

    ResponderExcluir
  6. Mulheeeer fiquei chocada!
    Foi isso que aconteceu comigo... Eu tinha 14 anos quando comecei a trabalhar e gastar meu dinheiro com as coisas gostosas de comer que minha mãe não comprava sempre (salgadinhos, bolachas e afins) Aos 22/23 me vi com 44 quilos acima do peso. Hoje já emagreci 20kg, mas ainda faltam muitos :(

    Se eu pudesse queria ver esse programa!

    Beijo Charmoso :*
    Poli

    ResponderExcluir