sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Cesta básica que mata!

Hoje fazendo as minhas pesquisas sobre alimentação saudável para montar o meu cardápio eu acabei encontrando outros assuntos relacionados e de link em link acabei no Youtube onde encontrei alguns vídeos sobre pessoas em estado de obesidade mórbida aqui no Brasil. 
Até então, eu só havia assistido documentários de pessoas de outros países nesse estado, e sei lá porque, apesar de ser chocante, me parecia uma coisa surreal, quase como se fosse um filme.
Mas saber que aqui tão perto de nós existem pessoas também nessa condição é desolador.
No entanto, o que mais me chamou a atenção é o estado de pobreza quase extrema em que essas pessoas vivem.
Aí fica aquela pergunta martelando na mente:
- Como alguém tão pobre consegue comer tanto até chegar nesse ponto?
Mas a resposta veio com um exemplo daqui de casa mesmo: A cesta básica.
Em 2013, num momento de séria crise financeira que passamos, a nossa alimentação era a cesta básica. Não dava para comprar carne magra e nem frutas e legumes. Não que sejam caros, mas são perecíveis e é necessário comprar toda semana. Não podíamos fazer isso. Cada centavo era economizado para que não faltassem outras coisas como leite, pão, sabonete, pasta de dente, papel higiênico, sabão para lavar roupa...
Foi assim durante meses até que a vida voltasse ao normal, e nesse período eu engordei muito! Tipo assim, muito!
Qual o motivo? Olha o que é a tal cesta básica:
Arroz, feijão, macarrão, salsicha, sardinha, fubá, óleo, biscoitos de maizena e cream cracker e algumas outras coisas.
Nós, graças a Deus, podíamos montar a nossa "cesta básica" e ainda escolher algumas coisas. Foi uma opção nossa para economizarmos, mas essas pessoas muito pobres e que as vezes recebem doações, tem que viver com esses alimentos que as mantém vivas , mas que acabam com a saúde a longo prazo.
É tudo carboidrato simples, propositalmente até porque os carboidratos fazem parte do grupo de alimentos energéticos e são eles que mantém nossos órgãos ativos e em pleno funcionamento. Acontece que só isso não basta para nutrir uma pessoa. Dá energia e só. Mas não tem vitaminas e nem minerais essenciais para o equilíbrio do metabolismo. E o metabolismo em desequilíbrio desencadeia uma série de doenças como hipotiroidismo.
Imagina, uma doença que deixa o metabolismo lento associado à uma pessoa sedentária e que se alimenta mal. Qual o resultado: Obesidade mórbida.
Mas veja que tudo teve início na alimentação errada ao longo de anos e anos...
O que me deixa boba é pensar que muitos de nós fazemos isso voluntariamente. Nos alimentamos mal por opção. Diferente do caso de quem faz isso porque é só o que se tem pra comer.
Olhem os vídeos:


No final, a irmã de Juliane fala e mostra a casa e a extrema pobreza em que ela mora.

Aqui, a mãe obesa deu à luz a uma filha já obesa e a doença hoje chegou num ponto crítico para a menina que tem 11 anos e pesa 150kg. Agora, prestem atenção à dispensa da família.

É fato, a cesta básica, mata.
Você aí que graças à Deus pode se alimentar de forma saudável, não perca tempo. Tem gente que não pode e está morrendo.










energéticos e 

6 comentários:

  1. se alimentar bem não e simplesmente arroz e feijão .. e horas no supermercado lendo rótulos escolhendo o que fazer .. evitando produtos industrializados e inventando receitas .. tudo depende de nossa força de vontade .. excelente post .. bom fds.

    ResponderExcluir
  2. eu ganho cesta aki no trabalho.. e com a minha dieta low carb.. o ke como que vem dentro da preciosa é a sardinha, sal, café, vinagre e creme de leite.. de resto mais nada.. nem oleo de soja..kkkk.. o arroz, feijão, leite condensado, farinha de mandioca, farinha de trigo, biscoito recheado, fubá, macarrão e massa de tomate.. faço pra casa.. mas quem sofre com peso em casa sou só eu e meu pai.. as crianças são sequiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiinhas...e minha mãe tbem...rs.. então que eu acho que que mata não é a cesta básica.. e sim a quantidade que vc come da cesta básica..kkkk.. bjkas lindeza e sucesso sempre

    ResponderExcluir
  3. Nossa, nunca tinha pensado sobre isso!
    Você tem toda razão!
    Que triste.
    Você já viu o documentário Muito além do peso?
    Ela da vontade de sair chorando e nunca mais comer.
    Olha o link.
    http://www.youtube.com/watch?v=DDBMD1ImWYU
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. É verdade, Linda... A cesta básica só incha, mas não nutre... Eu continuo mais moderada, acredito que meu emagrecimento vai ser mais lento que o seu, cujo foco está no controle absoluto das calorias ingeridas; mas o importante é que todas nós cheguemos lá, certo?!! Por fim, MUITO obrigada pelos elogios, você uma dama, dona de uma gentileza única e uma querida para mim e para tantas outras blogueiras!! Um beijão!!

    ResponderExcluir
  5. E esses produtos repletos de farinha branca não podem ser consumidos em grande quantidade, aí o problema é ainda mais grave.

    ResponderExcluir
  6. Linda, vi uma reportagem sobre o aumento da obesidade nas classes mais pobres, o que pareceria um paradoxo SE não fosse essa explicação sobre o tipo de alimentação mais barata que é consumida.
    Boa nutrição custa mais caro, mas por outro lado somos um país riquíssimo em frutas, legumes, verduras e alguns tipos de proteínas... acho que também falta orientação para essa população.
    Legal vc ter publicado isso, serve para pensar sobre o que estamos colocando para dentro. Sempre me lembro daquele post que vc contou da festa de aniversário que foi depois de seu jejum e que dizia mais ou menos assim "gordura saturada, fritura e açúcar? Não, obrigada". Tenho usado essa sua dica de dissecar a composição do alimento antes de comer, funciona!
    Beijos e obrigada :)

    ResponderExcluir