segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Começando a mudança

Apesar de estar feliz e animada por estar participando do desafio, confesso que nunca me senti tão impactada e incomodada como me senti ontem assistindo ao documentário no National Geographic.
Isso me fez querer de verdade e mais do que nunca mudar os meus hábitos alimentares e claro, perder todo o peso excedente.
Joguei no Google ontem " como calcular a taxa de metabolismo basal" e caí num site chamado Portal Unimed, onde uma calculadora faz o serviço a partir de dados fornecidos por nós, claro.
Coloquei lá os meus dados e, segundo o site, a minha TMB é de 1418.10
Eles também disponibilizam o cálculo de quanto precisamos ingerir em calorias para perder peso, e pasmem, a minha quantidade máxima de calorias diárias para perder peso é de 500 a 600 kcal.
Dividindo isso por 4, que são o número de refeições que faço por dia, eu teria um crédito de 150 calorias por refeição.
É pouco...impossível viver comendo tão pouco ainda que por um período, mas eu pensei em alternar.
O mês tem 4 semanas né? E se eu alternar a quantidade de calorias por semana?
Tipo, na primeira semana eu faço um cardápio de 600 calorias, na segunda um cardápio de 1000, terceira de 600 e quarta de 1000.
Pesquisando sobre o assunto eu li que essa alternância pode ajudar a acelerar o metabolismo. Que que vocês acham?
As chances de falhar são grandes? Sim, mas francamente...o fato é que eu ainda não consegui sucesso em nenhum outro plano, nem mesmo na RA, e por isso eu penso que as chances de sucesso são as mesmas de qualquer outro plano alimentar.
Eu vou me sentir no controle tendo um plano a seguir, controlando as calorias e escolhendo os alimentos.
Talvez seja disso que sinto falta, de planejamento.
A RA permite tudo e dá a sensação de que não estou de dieta, de que não estou me esforçando o suficiente. 
Fica muito livre, muito solto, sei lá! 
Pode ser que essa seja uma sensação somente minha, mas pessoas não são iguais não é mesmo?
Eu vou tentar. Não tenho nada  a perder além de tempo, tempo este que eu não estava sabendo usar mesmo, então...porque não?
Vou pesquisar alimentos nutritivos e pouco calóricos, vou elaborar os cardápios e anotar algumas possíveis variações. Vou traçar um plano, uma meta e seguir em frente sem olhar para os lados ou para trás.
A partir de hoje é vida nova!

8 comentários:

  1. Amiga, fui lá fazer o calculo e deu o mesmo resultado que o teu!
    Estava desconfiada que ia precisar de um pouco mais de esforço para eliminar peso. Faço um alimentação bem regrada, mas ainda me alimento "normal". Cheguei a mesma conclusão que tu: Preciso rever minha alimentação e diminuir a ingestão de calorias!
    Não custa tentar, né?
    Uma ótima semana, com muito alto astral e baixas calorias...kkk

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Olá Linda, 600 cal. é muito pouco menina! Seria legal vc procurar uma nutricionista para rever isso, vc pode até emagrecer, mas isso pode causar algum tipo de problema de saúde. Passei com uma nutricionista e faço uma reeducação alimentar de 1,200 calorias/dia. Estou torcendo por vc! bjs

    ResponderExcluir
  3. Tudo vale a pena diva.Só procure realmente por ingredientes nutritivos.
    Bjinhos.

    ResponderExcluir
  4. Bah! Olha só eu entrei no site, mas ele não é auto explicativo. Fiz meu cálculo e lá diz que eu tenho que comer a mesma quantidade de calorias que tu. Porém, acima diz que a necessidade de calorias diárias pra quem pratica atividade física moderada é de 2.154kcal. Sinceramente, reduzir quase que o triplo de caloria não me parece legal. Já ouvi "saco vazio não para em pé" então. Pesquise mais sobre o assunto.

    Beijo
    Poli

    ResponderExcluir
  5. Olha,
    Comer apenas 600 kcal é muito pouco.
    Acho que você pode fazer uma com mais calorias e aumentar o exercício físico.
    Eu to voltando a R.A agora.
    Se der passa lá no blog para conhecer.
    http://tayzinhaquersermiss.blogspot.com.br/
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Linda, eu sei o quanto vc é radical... E funciona desta forma. kkkkk Mas eu estou de acordo com as demais leitoras: leia um pouco mais sobre o assunto, 600 kcal é muito pouco, cuidado para não adoecer! ;) No mais, boa sorte!!!!

    ResponderExcluir
  7. VC TA LOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOKA??? MAS SERÁ O SANTO BENEDITO OU O PAI DELE.. KE EU VOU TER KE SAIR DAKI PRA TE DAR UNS "SUPAPU"...tu não me entra nessa de comer essa migalhinha que tu vai passar mal hein.. ker comer contadinho vai na nutri.. vai no gastro.. vai no endócrino.. vai no papa.. mas não me entra nesses calculos doido de site... bjokas e te gosto grandão.. então favor de não me tirar a paciencia torradinha na preocupação.. bjooooo

    ResponderExcluir
  8. flor vc entendeu errado, é para consumir de 500 a 600 calorias abaixo da sua TMB,no seu caso daria em torno de 918 calorias!

    ResponderExcluir