terça-feira, 22 de maio de 2012

De quem é a culpa?

Oi gente!
Ontem não passei por aqui porque precisei sair, mas vou agora mesmo colocar as visitas em dia e agradecer "pessoalmente" a cada um que esteve aqui no post passado e que me deu tanto carinho e tanta força. Desde já, muito obrigada de verdade!
Sabem, há algum tempo atrás eu jamais iria me expor daquela forma. Sempre guardei meus problemas para mim, deixando de fora até amigas íntimas e pessoas da família como minha mãe. Acontece que ouvir testemunhos sempre me fez bem, e eu comecei a sentir vontade de fazer isso pelos outros também.
Primeiro porque é um reconhecimento que Jesus merece, embora ELE não faça questão nenhuma de aparecer, mas principalmente porque ajuda quem está passando por momentos difíceis que se não vigiamos, abalam a nossa fé.
Quando estamos em meio ao "olho do furacão" fica difícil na maioria das vezes entender o que nos levou àquela situação. Algumas pessoas que estão passando por grandes problemas como doenças graves, separação, perda de ente querido, perda de emprego, que tenham sofrido algum tipo de abuso ou violência e que por isso estão sentindo tanto medo, tanta angústia, tanta revolta e tanta dor, seja física ou psicológica, acabam achando que foram esquecidas por Deus.
Nesses momentos faz bem ouvir de pessoas que também estão passando ou passaram por situações complicadas que Deus intervém quando necessário, e que para tudo existe um motivo.
Já percebi que existem provações, que como o próprio nome já diz são provas, testes, e geralmente antecedem grandes bençãos porque não há maneira melhor de se testar o caráter de uma pessoa do que tirando-a de sua zona de conforto.
Mexa no seu dinheiro, na sua saúde, no seu conforto e segurança e observe. Quem não se corrompe numa situação dessas, dificilmente irá se corromper depois.
E existe a situação de simplesmente sofrermos as consequências por atitudes mal pensadas.
Alguns chamam isso de "lei do retorno", "lei da atração", "lei da ação e reação", "efeito booberang" e por aí vai. O fato é que toda atitude boa ou má, gera consequências nas mesmas proporções.
Algumas pessoas são provadas, aprovadas, recebem a benção e se corrompem depois. E obviamente pagam por isso.
Acredito que o nosso caso aqui seja esse. Nos foi dada a benção que tanto pedimos depois de superadas inúmeras provações, mas a ambição do meu marido em crescer mais e mais o cegou de forma que ele confiou em estranhos, fez más parcerias, fechou maus negócios e agora sofre as consequências. Eu como esposa me omiti e agora sofro junto. Justo não?
Em nenhum momento colocamos Jesus à frente dos nossos negócios. Esse foi com certeza o nosso maior erro.
Não pedimos que nos revelasse quem eram aquelas pessoas. Não perguntamos se foi ELE quem os tinha enviado. Simplesmente ignoramos toda sabedoria, onipotência, onipresença e onisciência do nosso Pai.
Não quisemos a opinião Dele.
E olha no que deu...
Nós somos apenas um "espirro" de Deus. No dia em que ELE resolver tomar um Benegripe acaba-se o mundo e nós tivemos a pretensão de achar que sabíamos o que estávamos fazendo com as nossas vidas.
E somos pais, responsáveis por outras duas vidas,ou seja, fomos duplamente imprudentes.
Não foi Deus que nos colocou nessa situação, fomos nós mesmos.
Ele pode resolver o nosso problema? Claro! 
A qualquer momento durante as nossas orações, basta que diga "Assim seja", mas se um filho faz besteira e o pai protege e resolve, ele vai amadurecer?
 Não vai.
Por mais que doa ver um filho sofrer, em alguns casos é preciso deixar que isso aconteça.
Então, assim como nós fomos imprudentes com o nosso "ganha pão", algumas pessoas são imprudentes em seus relacionamentos, com sua saúde e até com sua vida.
Antes de ficarmos culpando a Deus, nos colocando no lugar de vítimas e lamentando nossa desgraça precisamos pensar e identificar em qual situação nos encontramos, provação ou consequência, e aceitar a provação ou mudar nossas atitudes para que possamos superar as consequências da situação em que nós mesmos nos colocamos.
Quem se apega a Jesus e se dá ao prazer de desfrutar de sua companhia e de sua sabedoria nunca se decepciona e evita muitos problemas. Já as provações sempre irão existir mas não é preciso temê-las.
É como comprar um presente para um filho ou sobrinho que amamos muito e sabemos ser bom de coração e capaz de grandes coisas, mas que ainda é muito imaturo, toma algumas atitudes precipitadas e que acaba prejudicando a si mesmo e aos outros.
O que você faz então? Guarda o presente e começa a ajudar o seu querido a merecê-lo.
Você o testa colocando-o em situações onde tenha a oportunidade de fazer escolhas, tomar decisões, ser humilde, generoso, solidário, perdoar... Tudo para que ele possa passar por grandes emoções e assim despertar nele o que tem de bom lá no fundo e que o faça entender que pode ser uma pessoa melhor.
Alguns entendem o recado, outros não.
Mas todos sem exceção terão a sua oportunidade. Jesus nunca desiste de entregar o seu presente.
Cada amanhecer é uma nova chance.
Só não muda de vida quem não quer.

29 comentários:

  1. Linda querida, lendo esse seu pot, entendo exatamente o que vc quis dizer. Acredito que Deus só pode tá tentando me ensinar algumas coisas. Desde final de fevereiro quando cheguei de Fortaleza, pois passei dez, janeiro e até o carnaval lá e voltei pra cá, e nãoc onsegui trabalho ainda, deixei curriculos em varios locais, mas nada. estamos vivendo só da bolsa do doutorado do meu esposo e temos nos virado como podemos. As vezes fico chateada, triste, choro porque não consegui um trabalho, mas o melhor que tenho a fazer é colocar diante de Deus mesmo e esperar, minha parte tô fazendo, deixando currículos e fazendo um curso no Senac. Parada não posso ficar. Vamos ficar atentas aos ensinamento de Deus. Um abração querida!!

    ResponderExcluir
  2. querida lindo post
    amei seu cantinho aqui
    vou seguir vc
    um super beijo

    ResponderExcluir
  3. Infelizmente, há muito que não aprendem nem errando...

    ResponderExcluir
  4. Linda
    Perfeito demais seu post!!
    Eu já entreguei minha vida a Deus e espero a hora Dele, no percalço, vou fazendo a minha parte e confiando.
    mil beijos, criatura iluminada!
    Sheyla.

    ResponderExcluir
  5. O importante é estarmos atentos e dispostos a aprendermos com cada provação que Deus coloca em nossas vidas!
    De tudo que nos ocorre, seja de bom ou de ruim, há algo que podemos aprender!!!
    Lindo post!!!
    Beijão

    ResponderExcluir
  6. Oi Linda não precisa agradecer nada, seu post anterior foi maravilhoso, foi sincero e revelador. Que Deus abençoe vcs. o seu post foi para todos uma mensagem que confia , Deus esta sempre provendo, não desista.Ele faz milagres, e quando vc mais precisa ele vai lhe ajudar. O de hoje concordo com vc. não devemos culpar ninguem é muito menos a Deus, por nossas infelicidades. hoje vejo que se tivesse tomado atitudes diferentes , sem muito egoismo, luxuria, soberba, poderia ter sido mais feliz, sei que se estou em uma situaçao ruim, foi minhas atitudes que me levaram a ela. Agora é orar pedir perdão, perdoar. buscar o Pai.
    bjos
    gi

    ResponderExcluir
  7. Post lindo, adorei cada palavra que vc escrever aqui amiga
    ''Cada amanhecer é uma nova chance''
    beijos :)

    ResponderExcluir
  8. Este texto foi uma chapada na cara...
    Mas e as crianças q morrem de fome e morrem espancadas/violadas...
    Não consigo spr pensar assim...

    Vai contando como se resolve o caso... Não é cusquice, mas ficamos aqui ansiosas para q vos paguem!!!
    As melhoras da tua filha... Vai actualizando aqui o estado dela tb por favor...
    Eu e o meu irmão temos bronquite asmática desde pequenos, sei dar o valor ao q ela sofre (pq já passei) e sei dar valor ao q vocês, pais, sofrem (por ter visto o sofrimento dos meus).

    Eu estou spr por aqui a ler os teus posts linda... (não tens o pq de pedir dsc de nada)
    Um beijo doce (porém light!!!) e um abraço apertado :)

    ResponderExcluir
  9. Amiga que post perfeito!

    Saiba que Deus te usou grandemente na minha vida! Ouvi a voz de Deus atraves das suas palavras, passei por uma grande provação esses tempos que tem me atormentado ate hoje e sei que Deus tem um proposito, Ele está esperando a hora certa pra me entregar meu presente!

    Obrigada, beijos.

    ResponderExcluir
  10. Oi Flor, vim agradecer pela força e por suas palavras. E li este post lindo, e realmente o que estava precisando ler. Preciso mesmo colocar Deus mais afrente da minha vida e deixar que seja feita a sua vontade. Seus babys estão melhor? Se quiser me add no hotmail eloarabello@hotmail.com Sei que ja tenho sua amizade como blogueira mas vou adorar ter vc como amiga...

    Um grande beijo!

    ResponderExcluir
  11. Menina que post...hein!!!Bjos e espero que vc e sua família estejam melhores e que Deus abençoe o seu lar!!!

    ResponderExcluir
  12. que mensagem linda estou esperando uma obra de deus gostei muito do que li , beijinhos keila .

    ResponderExcluir
  13. oie flor
    ameii o post
    show

    beeijos

    ResponderExcluir
  14. as vezes não somos fiel ... mas pode ter certeza que DEUS ELE SIM E FIEL E JUSTO ... tive que ler o outro post pra saber do que se tratava .. menina quase chorei ...que historia ... sabe ... nem sei pra que to falando isso..se nem na igreja estou .. mas vc dizimou ??? se tiver dizimando ou não faça ...devolva a obra tudo que e da obra .. que as portas fechadas serão reabertas ... creia ... acredito de mais na palavra de Deus ... estranho eu falar isso ... mas foi o que veio no meu coração ..beijos.

    ResponderExcluir
  15. nem precisa divulgar meu post .. axei importante falar ..beijos

    ResponderExcluir
  16. Oi, Flor! Fiquei super contente com seu recadinho!

    Espero q td dê certo mesmo com os negócios de vcs e que o quadro se reverta.

    Beijão!

    ResponderExcluir
  17. Vc é muito poderosa!!! Como sempre, com posts maravilhosos!! Obrigada, estava mesmo precisando levar esse choque de realidade.

    Te adoro viu? Obrigada tb por ser sempre tao carinhosa e tao amiga la no blog..

    O BEIJO!

    ResponderExcluir
  18. Usually I do not learn post on blogs, however I would like
    to say that this write-up very compelled me to take a look at and do so!
    Your writing taste has been surprised me. Thanks, very great
    article.
    Also see my website > african mango diet scam

    ResponderExcluir
  19. Everything is very open with a really clear description of the challenges.
    It was definitely informative. Your site is extremely helpful.
    Thank you for sharing!

    Here is my web site: krankenkasse für selbständige

    ResponderExcluir
  20. Good info. Lucky me I came across your website by
    chance (stumbleupon). I have bookmarked it for later!


    Here is my site :: how to earn money on clickbank

    ResponderExcluir
  21. It's a shame you don't have a donate button! I'd most certainly donate to this superb blog! I suppose for now i'll settle for bookmarking and
    adding your RSS feed to my Google account. I look forward to new updates and will
    talk about this website with my Facebook group.
    Chat soon!

    my site mouse click the up coming post

    ResponderExcluir
  22. Great delivery. Solid arguments. Keep up the amazing effort.


    my blog post :: Klamotten online kaufen
    my website > outlet online kaufen

    ResponderExcluir
  23. This website truly has all of the info I needed concerning this subject
    and didn't know who to ask.

    Also visit my web blog :: home equity line

    ResponderExcluir
  24. If some one desires to be updated with hottest technologies therefore he must be visit this web
    site and be up to date everyday.

    Also visit my web blog :: wechsel krankenkasse gesetzlich privat
    my webpage > günstige krankenversicherung privat

    ResponderExcluir
  25. It's an remarkable post for all the online visitors; they will get benefit from it I am sure.

    Look into my blog - privat krankenkassen vergleich

    ResponderExcluir
  26. I think that is one of the so much vital information for me.

    And i am glad studying your article. But want to observation on few general issues,
    The site taste is great, the articles is actually excellent : D.
    Good activity, cheers

    my web page - gesetzliche krankenversicherungsvergleich

    ResponderExcluir
  27. I pay a quick visit day-to-day some sites and blogs
    to read posts, except this website presents quality based articles.


    Also visit my site :: all inclusive resorts caribbean

    ResponderExcluir
  28. Hi there, after reading this amazing piece of writing i am as well delighted to share my know-how here
    with mates.

    My homepage ... What To Put On To Appear Your Most Effective: Fashion Suggestions | Minnesota DFL House.

    ResponderExcluir
  29. Hi, just wanted to tell you, I liked this post.

    It was helpful. Keep on posting!

    Here is my webpage Slim Helper Diet

    ResponderExcluir