quarta-feira, 4 de abril de 2012

Como extrair o óleo das frutas





Vem chegando o frio e é época de capricharmos na hidratação da pele e cabelos.
Eu não sei vocês, mas eu moro numa das cidades mais quentes do estado do RJ, e é impossível pra mim usar hidratante em outra estação que não seja inverno.
Os óleos das frutas são ótimos para curar rachaduras dos pés, para fazer uma máscara facial em quem tem pele seca e para misturar no creme de massagem para os cabelos.
Esses óleos que encontramos em perfumarias são quase todos óleo mineral com corante e essência.
Daí eles colocam um corante verde e dizem que é de abacate, corante amarelo e vira óleo de amêndoas e etc.
Extrair o óleo verdadeiro das frutas é fácil fácil. Eu faço na maioria das vezes com abacate porque como é uma fruta bastante oleosa, não precisa muita quantidade para conseguir bastante óleo.
Se você se interessou, pegue um abacate pequeno, coloque no liquidificador com um litro água mineral ou filtrada e bata bem. Depois deixe a mistura descansar até o óleo começar a se separar da água e ir para a superfície.
Aspire somente o óleo com uma seringa ou uma pipeta dessas que vem dentro da caixa de alguns remédios principalmente infantis.
É bom reservar um vidrinho para guardá-lo caso não vá usar tudo de uma só vez. Pode ser um frasco de remédio bem lavadinho e seco.
Não aconselho misturar o óleo no pote de creme todo de uma vez. Faça a mistura separada somente na hora que for usar. Também não aconselho usar no rosto por muito tempo, máscaras naturais devem ficar na pele por 20 minutos no máximo. Se for usar nos pés, passe durante a noite, envolva os pés num filme plástico e retire pela manhã.
Você pode repetir o processo com qualquer fruta que quiser, mas em alguns casos será preciso uma quantidade grande de fruta para conseguir um tiquinho de óleo.
As frutas mais oleosas com as quais fica melhor fazer são abacate e côco.


PS: Meu primeiro dia sem açúcar ruim não foi tão difícil.
me distraí trabalhando e nas horas vagas fiquei lendo, conversando de forma que não senti falta.
De manhã foi uma banana assada com canela, no almoço salada fria de macarrão com kani, no lanche um iogurte e meio pão sírio com queijo, e na janta salada fria de macarrão igual ao almoço.

28 comentários:

  1. amei sua dica estava querendo mesmo fazer o oleo de abacate.beijos Deus te ama e tem planos lindos pra realizar na sua via se voce buscar a ele. bejsr...

    ResponderExcluir
  2. amei o seu depoimento,e adoro descobrir coisas novas....que deus te ilumine sempre e nao so hoje mas sim todos os dias de sua vida....beijos com carinho minha linda

    ResponderExcluir
  3. estava procurando uma receita de como fazer esse óleo e achei vc.o Senhor por vc no meu caminho obrigada mesmo e que ele te abençoe sempre com esse dom e talentos primoroso beijos.....

    ResponderExcluir
  4. DEixo descansar em qualquer cantinho ou no refrigerador?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode deixar em qualquer lugar desde que seja em temperatura ambiente. De preferência num pote de vidro ou plástico tampado para evitar poeira.

      Excluir
  5. I am sure this post has touched all the internet users, its really really good piece
    of writing on building up new weblog.
    My site africanmangoplusdirect.com

    ResponderExcluir
  6. oh Meu Deus! Este foio achado do ano! Faz um milênio que procuro uma receita para estração do óleo de abacate e finalmente achei. Obrigado meu Deus! Obrigado por este post maravilhoso!!

    ResponderExcluir
  7. eu estava procurando e encontrei como fazer oleo de abacate fiquei muito contente obrigada maria candelaria 5 março 2013

    ResponderExcluir
  8. tanto tempo eu estava procurando como fazer oleo de abacate,eu uso so ervas como remedio e agora q consegui coo faz o oleo idratar os meus cabelos obrigada pela ajuda maria candelaria 5 março 2013

    ResponderExcluir
  9. amei a receita vou fazer o mais breve possível, obrigada pela dica de não consumir açucar ruim,que Deus te abençoa grandemente.

    ResponderExcluir
  10. I could not refrain from commenting. Exceptionally well written!


    my web site :: acai ultra lean reviews

    ResponderExcluir
  11. Simply wish to say your article is as amazing. The clearness to your put up is just nice and that i could think you're a professional on this subject. Well along with your permission allow me to seize your feed to stay up to date with forthcoming post. Thank you one million and please continue the enjoyable work.

    Take a look at my website ... Slim Helper Patch

    ResponderExcluir
  12. o oleo fica em cima ou e o que fica em baixo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kyra!
      O óleo é mais pesado do que a água, então ele deve ficar em baixo, mas somente haverá uma separação total se a mistura descansar por muito tempo. Mas você verá facilmente as partículas de óleo separadas da mistura. Elas ficam como gotinhas.

      Excluir
    2. O óleo não pode ficar por baixo da água pelo fato de ser mais densa. Fazem o teste, misture a água com óleo e veja como vai ficar. Vimos tb alguns óleos corporais tipo o óleo bifásico Vida da jequiti. Bjs

      Excluir
  13. Linda, quando você diz que deixa por muito tempo descandando, quanto tempo ou dias? O abacate tem que estar maduro? Um abacate pequeno dá mais ou menos quantosml de [óleo?

    Beijos. Thaise

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thaise!
      O abacate deve estar maduro sim. Não existe um tempo certo de descanso, você deve ficar observando de vez em quando para ver se as partes já se separaram. Uma abacate dá pouco óleo. Se você precisar de uma quantidade maior, bata uns 2 ou 3.
      Aí depende se forem pequenos ou grandes. Não dá para precisar a quantidade que você irá conseguir.

      Excluir
    2. Oi Linda. Então... Já bati o abacate com quase 1l de água mineral, ficou tipo um sorvete derretido. fiz a tarde e agora de madrugada a mistura continua igual, por isso te pergunto se essa espera é de horas/dias... Deixei em um recipiente fechado no armário. Se 'apodrecer' perco a mistura? Quando você faz o seu, geralmente descansa quanto tempo? Beijos. Thaise

      Excluir
    3. Thaise, será que você não colocou um abacate grande para 1l de água?
      A quantidade de água tem que ser proporcional ao tamanho do abacate. Se for pouca água, não vai separar. Por isso é difícil fazer grande quantidade em casa, porque senão não cabe no liquidificador.

      Excluir
  14. Pode usar na culinária LINDA?

    ResponderExcluir
  15. Linda, você conhece alguma receita de máscara para cabelos? Seria hidratante ou nutritiva? Bj.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tenho vários posts com receitas ótimas para cabelos. Dê uma olhadinha no post " Hidratação de Maizena" e no SOS Cabelos parte II - Nutrição.
      Não esqueça que a ordem é hidratar, nutrir e reparar. Você deve seguir o cronograma para ter bons resultados.
      Beijão!

      Excluir
  16. ola, este óleo de coco ou de abacate extraído diretamente da fruta, pode ser feita a umectação nos cabelos?

    ResponderExcluir
  17. Bom dia, uma dúvida. Para fazer o óleo de abacate ou de qualquer fruta, eu coloco ele no liquidificador com água e bato. Mas eu deixo a mistura descansar em um recipiente fechado para fermentar, é isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. NÃO. DEIXA DESCANSAR POR ALGUNS MINUTOS PARA QUE O ÓLEO SE SEPARE DA ÁGUA E VOCÊ CONSIGA RETIRÁ-LO COM UMA SERINGA OU COLHER.

      Excluir
  18. Boa noite.
    Para fazer o óleo de abacate ou de qualquer fruta, eu coloco ele no liquidificador com água e bato. E depois deixo descansar por alguns minutos em um recipiente aberto (sem tampa), para que o óleo se separe da água. Daí, é só retirá-lo com uma seringa ou colher. Certo?
    Obrigado pela atenção.

    ResponderExcluir
  19. Para retirar o óleo, eu deixo a mistura descansar em um recipiente fechado ou aberto?

    ResponderExcluir