quarta-feira, 25 de abril de 2012

R.A ou Dieta?



Algumas pessoas não conseguem seguir a R.A por ser permissiva demais.
Reeducar a alimentação significa comer de tudo com moderação, sabendo escolher os alimentos, controlar as porções e administrar as calorias de forma a deixar créditos para as sobremesas e doces preferidos.
A R.A não restringe nada porque é impossível abdicar para sempre de coisas que gostamos e que estamos acostumados a comer, e ela conta com o bom senso de seus adeptos na hora de fazer suas escolhas.
Acontece que algumas pessoas em processo de emagrecimento não se sentem à vontade podendo comer de tudo.
 Ao mesmo tempo que sentem falta de comer o que gostam, parece estranho emagrecer comendo doces e massas.
Outras pessoas simplesmente precisam sentir que estão se esforçando. Fazer um certo sacrifício as deixa mais focadas no processo de emagrecimento.
De fato é preciso um auto-controle muito grande para conseguir emagrecer com a R.A.
Ficar cara a cara com uma bandeja de brigadeiros e comer apenas um, não é uma coisa fácil de se fazer.
O gosto na boca automaticamente nos faz querer mais um, e mais outro...
E assim é com tudo. No Self service tem o lado das saladas e o lado dos pratos principais. Quem está em processo de reeducação alimentar sabe o que pode fazer. Pode pegar salada e também pode pegar lasanha.
Mas garantir que a salada será maioria no prato exige que se tenha sangue frio como de Hitler.
Na sorveteria a mesma coisa. Naquela infinidade de opções, o candidato à R.A deve escolher um sabor e ficar com apenas uma bolinha dele. Simples? Não!
Por isso há quem prefira nem comer do que contar com a própria capacidade de se controlar.
Para essas pessoas eu indico a Dieta das Combinações.
Apesar de também não restringir nada, ela contém algumas regras que ajudam a disciplinar quem tem dificuldade na R.A, mas sem prejudicar o pós-emagrecimento, que é quando as pessoas que fazem dietas restritivas costumam recuperar todo o peso que perderam voltando a comer de tudo.
São regras simples mas muito eficientes.
Quando eu cheguei muito próxima à minha meta de 50kg, foi com essa dieta.
Em 2007 eu cheguei aos 52kg em dois meses, apenas seguindo as regrinhas e fazendo caminhadas.
Segue abaixo um resumo da proposta segundo a Nutróloga que defende o método:



"Na maioria das dietas, a ordem é tirar um ou mais alimentos do cardápio. Aqui é diferente:

 você fica liberada para comer de tudo, desde que acerte nas combinações.
Elas devem ser bem feitas do ponto de vista nutritivo e também da digestão. 
“Parcerias erradas fazem com que os alimentos fiquem retidos no estômago por muito mais tempo e fermentem”-defende a médica e nutróloga Paula Cabral, da Clínica Hagla, no Rio de Janeiro, e autora do livro Quem Disse Que Comer Engorda (editora Idéia e Ação)-
 Fermentados, os alimentos passam a armazenar mais energia entre suas moléculas, o que dobra ou até triplica as calorias da refeição. Esse processo ainda estimula a produção de toxinas, deixando o metabolismo mais lento e você cada vez mais pesada."


Para quem se interessou as regras são as seguintes:

* Leite não combina com nada. Deve ser tomado puro, apenas com achocolatado e adoçante.Nada de leite batido com frutas ou acompanhando pão por exemplo.

* Frutas são digeridas nos intestinos e não devem ser consumidas juntas com outros alimentos que são digeridos no estômago.
Dessa forma ficam retidas sofrendo a ação do calor e das enzimas estomacais e fermentam além de perderem nesse processo suas vitaminas e sais minerais.
O intervalo entre qualquer outro alimento e as frutas deve ser de no mínimo 1 hora. Seja antes ou depois.

* O intervalo entre as refeições deve ser de 3 horas após as refeições menores, como lanches, e de 4 horas após as refeições principais, almoço e jantar.
Nesse intervalo é permitido apenas tomar água.

* Os doces também não combinam com nada e devem ser ingeridos após o intervalo estabelecido para as refeições.

Simples não?
A regra das frutas eu sigo até hoje. Não consigo mais misturar frutas com nada.
O intervalo entre as refeições também. Só na regra do leite é que eu peco de vez em quando.
Essa dieta funciona porque nos obriga a fracionar as refeições, já que alguns alimentos não podem se encontrar, e acelera muito o metabolismo.
Também melhora muito a digestão e o funcionamento dos intestinos, evitando que as toxinas fiquem dentro do nosso corpo muito tempo.
Com isso a barriga desincha e a pele melhora muito.
Isso vai ajudar quem tem necessidade de seguir regras e evita crises de compulsão.
Como eu sou viciada em açúcar, prefiro apenas não comer os doces, fora isso eu sigo as regras direitinho quase sempre.
Eu respeito a crença de todos, mas EU não acredito em dietas como Dukan, Atkins e etc.
O excesso de proteínas sobrecarrega os rins, prende o intestino, além de encher o organismo de gordura saturada e colesterol, afinal as maiores fontes de proteína são carnes, queijos e ovos.
O que se perde em dietas como essa é massa muscular e água.
A pessoa fica aparentemente mais magra, mas não é gordura o que ela eliminou.
As proteínas sozinhas não formam músculos. Elas apenas ajudam a reconstruir a musculatura após os treinos intensos de musculação.
O que dispara a queima de gordura no nosso organismo são os carboidratos.
Eles são fonte de energia e quando consumidos da maneira correta, deixam o nosso organismo à vontade para usar as reservas de gordura. Se retirados da alimentação, o organismo fica sem energia para funcionar, estoca a gordura e queima massa muscular, afinal ela é mais pesada para um organismo fraco manter.
Imagina um barco afundando. 
Para ficar mais leve e se manter flutuando por mais tempo o que as pessoas precisam  fazer? Jogar o peso fora. As pessoas se livrariam das bagagens se fosse preciso, mas nunca do estoque de comida. E se fosse preciso ficar à deriva por vários dias?
Os músculos são essa "bagagem" para o organismo. 
São necessários, mas na hora do desespero, eles se tornam um peso.
Portanto para sobreviver, ele precisa se livrar desse peso e manter a gordura que é a sua maior fonte de energia.
É um raciocínio simples e lógico.
Melhor parar com as invencionices, deixar a pressa e a ansiedade de lado e começar a tomar atitudes realmente eficientes.

23 comentários:

  1. Oi Linda!
    Exactamente o q me disse a nutricionista... Dietas milagrosas detectam-se qd se vai ver e perdeu-se foi músculo!!
    Por isso é tão importante fazer as coisas com cuidado e calma...
    Beijos querida!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É sim meu bem. Não vamos cair nessa.
      Paciência e planejamento dão conta do recado.Demora, mas é para sempre.
      Beijosss

      Excluir
  2. Meu post teve total relação com o seu caso e de outras meninas do facebook! Mas tudo começou aqui!!
    Só que na hora de escrever, não lembrava o link do seu blog e fiquei com preguiça de procurar! hahaha..desculpa!

    Mas sim sim sim, era de vc que eu estava falando ;)

    E caramba, que dica maravilhosa. Adorei essa do leite. Sou fã de morango ao leite o que junta fruta com leite, ou seja, tudo errado ne?? Vou dar uma maneirada nisso aí! rsrs

    O BEIJO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sabia! kkkkkk
      Mas não tem problema nenhum viu? Tenho certeza de que muita gente se identificou com o caso e você defendeu a minha causa muito bem. Obrigada por isso!
      Pois é, se você conseguir mudar essa coisa do leite, é válido para experimentar e ver se faz diferença.Se não mudar nada, volte para o seu leite com morango porque é bom demais!rsrsr
      Beijos

      Excluir
  3. Muito bom este post, realmente sendo dieta ou RA os dois são dificeis e temos q continuar tentando

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso é verdade. Fácil não será nunca. Ou a pessoa quer, ou não quer.
      Beijosss

      Excluir
  4. Como sempre a velha e boa frase..Devagar e sempre!!!

    ResponderExcluir
  5. É Linda, também não acredito nessas dietas milagrosas que cortam tudo, o melhor é a moderação e temos que ter paciência mesmo, porque não engordamos de um dia para noite e emagrecer requer tempo e dedicação. |Além do mais, depois disso vem a manutenção que é para o resto da vida, se quisermos ter uma vida saudável. Suas dicas são preciosas. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Falou tudo Ívian!
      Não adianta desesperar e fazer doideira para ficar magra se não vai conseguir manter para sempre.
      Que bom que as informações ajudaram.
      beijoss

      Excluir
  6. Eu gosto da R.A., as vezes soh evito colocar coisas na boca pelo menos por um mes, pq sei que quando coloco "aquele chocolate predileto" ele me poe num ciclo vicioso, e ai eh dificil parar a jacada. Mas realmente, to me baseando muito no livro do tipo sanguineo, e visando mais a minha saude, nao soh o emagrecimento em si. ah ficar de cara com uma bandeja de brigadeiros seria uma mega prova de fogo pra mim, faz tanto tempo q nao vejo um! kkkk... eh tudo isso nao eh nada simples, mas eh o caminho, ter controle sob a comida, e nao o contrario. Achei super interessante as dicas da dieta das combinacoes!!! eu tb ja nao mistura frutas com nada... soh as vezes quando faco aveia com agua no microondas de manha, corto umas rodelinhas de banana e ponho em cima... nao sabia dessa historia q a proteina serve mais pra manter a musculatura mas os carbs q foram...enfim, vou continuar com minhas nozes e similares pra ter minha dose de carbs...mas sem pao e mta massa, pq pao q me prende o intestino total. boa quarta-feira pra ti flor. Bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pão também me faz mal, mas só o pão fresco. Por isso quando compro só como no dia seguinte e mesmo assim dou uma torradinha nele para parar a fermentação.
      Eu amo as nozes e similares, mas aqui isso é tão caro! Por isso não compro sempre, mas gostaria de poder comer todo dia.
      Exatamente pelo que você disse é que eu evito os doces. Não consigo me controlar.
      Se eu colocar um na boca já era! kkkkk
      beijosss

      Excluir
  7. Olha, eu sempre fui adepta da R.A. e acho que é a melhor! Não gosto de dietas da moda, mas quando conheci a dieta das proteínas, conheci mesmo, pude perceber que com ela eu me dei bem melhor... E aos poucos eu fui adaptando a tal dieta para funcionar como uma r.a.

    Quando tenho vontade de comer algo, tento adaptar a receita, os ingredientes e tals... Mas eu acho que é questão mesmo de autoconhecimento! Você vai se encontrando e vendo o que da certo pra você, neh?!?!

    Beijinhoss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza. Cada um com seu cada um. rsrsr
      Eu não gosto e para mim não funciona, mas se para alguém dá certo, ótimo.
      O negócio é chegar onde se deseja e conseguir manter. O tal do efeito sanfona é um balde de água fria.
      beijo!

      Excluir
  8. adorei o texto! gosto mais de RA do que de dieta, embora às vezes eu misture um pouco. não consigo seguir muito à risca, porque sou super indisciplinada, mas vou no meu ritmo, ninguém é igual a ninguém, e não quero ficar igual a todo mundo.

    beijosss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É como eu disse para a Thássia: Cada um com seu cada um.
      Ninguém pode dizer o que é melhor para os outros.
      Se você encontrou o seu método e está conseguindo atingir os seus objetivos com ele, tem mesmo que continuar.
      Estou na torcida.
      beijosss

      Excluir
  9. Oi amiga!

    Amei o post, vou adotar as dicas!

    Bjos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom!
      Pra mim funcionou. Faça o teste e me conte!
      beijosss

      Excluir
  10. OI, eu estava fazendo apenas a RA mas não estava com muito sucesso, agora a nutricionista me deu uma tabela "planos alimentar"...e montei um "cardápio" (para facilitar)....mas pelo que vi é o mesmo método, (postei tudo no blog).
    Beijão....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal!
      Vou lá no seu blog ver. Instruções de Nutricionistas são muito bem vindas sempre!
      beijossss

      Excluir
  11. Um post pra lá de verdadeiro ! Um beijo.

    ResponderExcluir
  12. Nossa... Vou tentar a RA estou na Atkins a 3 meses e só se foram 2 quilos e algumas medidas e muita fraqueza!! Tem algum lugar que posso dar uma olhada num cardápio pronto pra se ter uma noção??? Obrigada 😘

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Seja bem vinda e obrigada pela visita.
      Flor, tudo o que você encontrar de cardápio pronto, vai envolver alguma dieta restritiva.Não entre nessa de frango com salada, chá no lanche e etc.
      Comida de verdade não engorda.
      O meu cardápio base é assim:
      Pão de manhã
      Arroz com feijão no almoço e jantar
      fruta no lanche
      chá de camomila ou café com leite antes de deitar
      Assim você não passa vontades e não fica com fome.
      Aí você escolhe o que vai acompanhar o seu café da manhã, almoço e janta, e modera as quantidades.
      Antes eu comida 2 pães, agora como 1.
      Tomo suco de fruta no lugar do leite, e no pão, passo creme de ricota ou pasta de soja temperada ( que compro pronta no mercado)
      No almoço sempre tem salada para acompanhar; pepino picadinho, cenoura ralada, alface... Eu sou vegetariana agora, então no lugar da acrne como 1 ovo cozido.
      No lanche da tarde como fruta, qualquer uma, e pode ser mais de uma, até uma saladinha com frutas picadinhas.
      No jantar repito o almoço, só que como a metade da quantidade normal.
      E antes de dormir, tomo café com leite ou chá de camomila porque acalma e proporciona um sono mais tranquilo.
      É tudo muito simples e o emagrecimento acontece sem sofrimento.
      No final de semana, se eu sentir vontade, como um doce, faço uma sobremesa... mas só 1 dia.
      Tente. Não é difícil. Beijão!

      Excluir