sábado, 7 de abril de 2012

Efeito platô tem jeito!





O maior erro quando começamos uma dieta ou até mesmo uma reeducação alimentar é fazer tudo de uma vez.
Cortamos os excessos de açúcar, de gordura, de carboidratos, trocamos o leite integral pelo desnatado, o requeijão e a margarina tradicional pela versão light e começamos a nos exercitar. Parece tudo certo não é?
Isso dá um susto no nosso organismo, o metabolismo acelera e perdemos peso rápido. Acontece que no mês seguinte percebemos que a perda foi bem menor que no primeiro mês, e vai diminuindo, diminuindo até que estacionamos no peso x.
"O que deu errado?" pensamos, e começamos a ficar desanimadas e aí para termos uma recaída é questão de dias.
O que aconteceu foi que o nosso organismo tem o seu limite de peso em excesso que nem sempre é o mesmo nosso. Ele quer eliminar apenas o suficiente para aliviar as articulações, melhorar a circulação e o fluxo de oxigênio para os pulmões. Pra ele tá bom assim. Um certo estoque de gordura é necessário, vai que ficamos náufragos por um mês...
Mass, nós queremos mais! Queremos cintura fina, barriga chapada, espaço entre as pernas para usar vestido sem ficarmos assadas, braços finos, costas sem pneu.
Só que para o nosso paranóico organismo, perder tanta gordura assim não é seguro, e assim que eliminamos o que ele acha suficiente, o bonito simplesmente bloqueia a nossa queima de gordura.
Se o meu organismo não fosse parte de mim mesma, eu já teria dado uns sopapos nele, juro!
Sendo assim, o que podemos fazer para não entrarmos no efeito platô? Montar uma estratégia.
Precisamos ter cartas na manga para nunca cairmos na mesmice e deixarmos o nosso organismo perceber que já eliminamos o excesso de peso, e que o resto é frescura. Frescura na cabeça dele, claro.
Devemos ir cortando os alimentos aos poucos, com um intervalo de pelo menos duas semanas entre cada mudança na alimentação.
Corte o açúcar e passe duas semanas somente assim. Depois, comece a cortar gordura, e passe mais duas semanas assim, sem açúcar e sem gordura. Vá acumulando.
Duas semanas depois, reduza os carboidratos, meio pão, três colheres de sopa de arroz... E passe mais duas semanas assim, sem açúcar, gordura e com pouco carboidrato.
Nesse ponto você já terá emagrecido bastante. Se achar que precisa emagrecer mais, troque o leite por desnatado e o requeijão ou margarina por light. Deixe passar mais duas semanas com pouco açúcar, pouca gordura, pouco carboidrato e com leite e derivados desnatados. Você vai perder mais peso nessas duas semanas. Se ainda achar que não está bom, comece a caminhar.
No início 30 minutos por dia está bom, e mantenha a alimentação como estava.
Comece a aumentar o tempo de caminhada para 1 hora.
Até aqui, provavelmente você terá emagrecido tudo o que queria, mas vai estar flácida. Então continue as caminhadas  e se possível, faça localizada ou musculação.
Lembre-se de que você não deixou de comer nada, apenas cortou os excessos. Portanto quando começar a malhar mantenha a alimentação sem excessos, mas pode acrescentar proteína magra porque ela ajuda a construir os músculos. Então acrescente queijo branco no café da manhã e um copo de leite antes de dormir, mesmo que tenha jantado.
Pronto! Você conseguiu enganar o seu metabolismo, emagreceu sem ficar estacionada e desanimada e ainda vai ficar sarada. Que mais desejar?
Daqui há duas semanas vou cortar o excesso de outro alimento       ( para quem não sabe eu comecei a cortar açúcar essa semana) e seguir o plano.
Não tem como dar errado, é uma certeza matemática. rsrsrs

14 comentários:

  1. Pode ser assim do jeito que disse, ir cortando aos poucos. Mas eu como sou radical corto tudo de uma vez só.... rs.

    Realmente se perde muito nas primeira semanas e cada vez menos conforme o tempo passa. Mas se você restringir cada vez mais o que come, vai continuar emagrecendo. Essa de que o organismo para de queimar gordura para ter uma reserva, funciona sim, mas até um certo ponto. Se tu continuar comendo menos do que gasta vai secar mesmo. Vide esse pessoal que passa fome nesse paises pobres e são todos esqueléticos. O organismo com a dieta vai diminuir o metabolismo, mas ele não pode zerar a ponto de estocar um resto de gordura.

    Então mesmo com choque de uma dieta rígida, se você fizer bastante exercício, isso forçará seu organismo a continuar queimando calorias.

    Mas as nutricionista recomendam um dia de quebra da dieta, sem excessos, fazendo isso tu engana o organismo que pensa que você voltou a comer normalmente e continua queimando mais calorias.

    Beijocas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas até quando vamos poder restringir a alimentação? Não podemos ir diminuindo, diminuindo... Acabaríamos desnutridas. Com o organismo debilitado ninguém tem forças para malhar.
      Mudar aos poucos nos permite enganar o metabolismo sem deixá-lo carente de nada, e quando finalmente não tivermos mais nada para fazer, já teremos emagrecido.
      mas concordo que uma vez por semana é válido quebrar a dieta para evitar a compulsão. Imaginar nunca mais comer uma pizza, um salgadinho ou um doce leva qualquer pessoa a loucura. rsrsrsr

      Excluir
    2. Só dieta sem exercício físico, realmente chega uma hora que não tem mais como restringir sem perder a saúde, porque a pessoa para mesmo de emagrecer. A saída é restringir aos poucos como você disse ou de uma vez, quebrando no final de semana, mas sempre com exercício físico. É o exercicio que mantem a perda calórica.

      Excluir
    3. Verdade. Exercícios são fundamentais na etapa final para alavancar o gasto calórico e ajudar a eliminar os últimos quilos. E depois, claro, são fundamentais para a manutenção do peso e para esculpir as formas.
      Assim que eu conseguir eliminar metade do que quero vou voltar a malhar.
      Eu já fiz tudo aquilo que eu disse no post, malhava feito louca com uma dieta super restritiva. Perdi 3 quilos e não consegui perder mais. Fui diminuindo a alimentação até que desmaiei na academia. Fui atendida na emergência e encaminhada a um Endocrinologista que me deu uma aula de como funciona o nosso organismo.
      Depois dessa, nunca mais! rsrsrsr
      Super beijo!
      Estava anêmica e com carência de várias vitaminas e minerais.

      Excluir
  2. Uau! Grandes dicas! Espero q resulte!
    Mas... E agora? Para quem já cortou com tudo??? O q fazer?? Ai ser gordinha é lixado... :/ bjoo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem já cortou tudo pode começar do zero.
      Passe duas semanas em alimentação normal sem cortar nada, e depois comece aos poucos.
      Isso vai acelerar o metabolismo que já estava se acostumando com a restrição alimentar e já estava começando a ficar mais lento para não queimar as reservas.
      Faz que dá certo.
      beijosss

      Excluir
    2. Linda, era isso que queria saber, pois eu jaemagreci 45 quilos, nao sei mais o que ocrtas faço musculação todos os dias com aerobico e aulas de dança 3s por semana nada de emagrecer... entao darei isso ficari duas semanas comendo normal, dai pego firme na r.a.

      Excluir
  3. Linda... que post interessante!!!
    Adorei, esclareceu muitas dúvidas!
    Boa páscoa e beijokas light

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada querida!
      Espero que ajude, o objetivo é esse.
      Feliz páscoa pra você também!

      Excluir
  4. Primeiro amei o PS do post abaixo, concordo em número, gênero e grau. Já fiz tratamento com nutricionista e na época tinha que cortar açúcar, me equipei toda com adoçante, mas menina ficava tonta, com sensação de desmaio, não deu certo pra min, voltei pra minha açúcar, mas o meu problema é o sal, amo comida de sal. Bjs Eliane

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas considere-se sortuda por não gostar de doce. Açúcar vicia! rsrs
      Moderando a quantidade de comida de sal, você consegue viver sem problemas.
      Super beijo querida!

      Excluir
  5. olaaaaaaa...
    menina eu nunca passei por isso, pois emagreci de forma lenta (bem lenta) nunca cheguei a cortar nada, diminui td, mas nunca cortei nada, amooo leite integral, café so com açucar, sempre emagreci de 200 grs a 400 no maximo por semana, mas nao me arrependo nao, até porque nunca mais engordei, ja faz um ano que to na manutenção, como bem pouco, e olha que ja fui bem comelona, acho legal vc fazer seu corpo queimar mais doque vc consome em calorias, faça seu corpo entender que vc ta em movimento...
    beijao, otima pascoa...

    ResponderExcluir
  6. Help!!!! Eu fiz isso, cortei tudo e agora? Aff!!!! Entrei no efeito platô, o que faço agora?????
    Como saio desse efeito, ainda quero emagrecer 8 quilos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Adriana! Pois é... muita gente cai nessa cilada. Mas emagrecer com sucesso exige paciência. Eu sugiro que recomece do zero. Passe umas duas semanas comendo normalmente e depois faça conforme a orientação. Vá cortando um tipo de alimento a cada semana. Comece pelo açucar, depois gordura, depois carboidrato e daí por diante. Dessa forma seu organismo vai achar que o "perigo" passou e vai liberar a queima de gordura novamente. O metabolismo confunde dietas radicais com doença e por isso se defende. Beijos!

      Excluir