quinta-feira, 19 de abril de 2012

Amadurecendo o paladar.




Hoje enquanto limpava a caixinha de areia dos meus gatos,( momento muito inspirador), estava pensando cá com meus botões... Tudo se trata de amadurecer o paladar.
Pensem bem, quais são os alimentos que nos engordam? Doces, biscoitos, bolos...
Coisas de criança!
Arrisco dizer que 90% das pessoas que estão hoje acima do peso tem o paladar infantil. 
Eu digo isso porque eu tenho o paladar infantil.
Quando o vendedor de algodão-doce passa aqui na rua, eu vou lá e compro três!
 Mas eu só tenho duas filhas. O terceiro é pra mim. Quando saio com elas e elas pedem pirulito, de novo, três!
Quando vou ao mercado comprar biscoitos para levarem de merenda, compro para mim também. 
Já cheguei a comer a merenda delas num ataque de compulsão.
Meu Deus, eu tenho 30 anos, como posso perder a linha diante de um pacote de biscoitos?!
Quando faço festinha de aniversário para elas, separo de lado uns docinhos pra mim, só para passar por "fina" na festa e atacar os doces depois.
Isso é ridículo!
Assim como as crianças, os adultos que não amadureceram o paladar vêem nos doces e biscoitos a recompensa para tudo.
Quantas vezes quando era criança você ouviu: " não fica triste que eu te dou um doce", "se você parar de chorar ganha uma bala" ?
E assim crescemos acreditando que toda dificuldade e toda contrariedade pode ser compensada por comida.
Se o dia foi difícil, se tem algum problema pessoal, familiar, no trabalho ou de relacionamento, a saída é comer.
É comum ouvir isso: "nossa, hoje vou tomar um sorvete porque eu mereço" ou " vou comer um doce" ou " vou devorar um pacote de biscoitos".
Então além do momento difícil pelo qual está passando você ainda acha que merece quilos a mais?
 Merece gordura, merece inchaço, merece perder as roupas que gosta, merece sofrer preconceito, merece o olhar de desapontamento do marido, a vergonha dos filhos, a satisfação da vizinha invejosa... Isso não é estranho?
Porque ao longo de um dia difícil não pensar, "eu mereço" :
* Um beijo do meu marido
* um abraço dos meus filhos
* ouvir a voz da minha melhor amiga
* a companhia dos meus bichos de estimação
* ver um filme que gosto
* ouvir uma música alegre
* uma massagem nos pés
* desabafar no meu blog
* cortar o cabelo
* fazer as unhas
* uma blusinha nova
* fazer uma caminhada...
Tem tanta coisa realmente reconfortante que podemos fazer para nos sentir melhores além de comer.
Precisamos começar a agir como adultos.
 Saber lidar com os problemas, com as perdas, com as dores, de forma sensata e não auto-destrutiva. 
É criancice fugir e se afogar em comida. 
 Depois que a fase difícil passar, sim porque nenhum mal dura para sempre, a pessoa ainda terá que lidar com o excesso de peso.
No lugar de estar pronta para a felicidade, vai começar um novo drama para se livrar de toda aquela emoção que ela literalmente comeu.
E isso vai acontecer muitas vezes ao longo da nossa vida porque assim como não há mal que dure para sempre, também não existe felicidade permanente.
Vamos amadurecer! 
É preciso, e já passou da hora. 

30 comentários:

  1. sabes que tu tem razão.....nosso paladar vem de criança...e se não soubermos ajeitar isso vamos continuar assim sempre...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi kaka!
      Seja bem vinda!
      É isso mesmo. Vamos amadurecer o paladar, senão não vai dar certo.
      beijoooo

      Excluir
  2. Belo post Linda, é vdd... a vida já é complicada q chegue sem ainda termos q lidar c o excesso de peso...
    Come é muito reconfortante, daí a nossa dificuldade... :(
    Mas vamos nessa!!! Bola pra frente q a gente consegue :)
    Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, mas existem outras coisas igualmente reconfortantes e que não acabam com a gente.kkkkkk
      Precisamos ser criativos.
      beijooooo

      Excluir
  3. Amiga eu concordo plenamente com você!

    Também tenho que amadurecer meu paladar, já comi os lanches do meu filho... #vergonha

    Mais agora tem que ser diferente, eu quero emagrecer, eu vou conseguir!

    Você me fez enxergar muita coisa com esse post, obrigada!

    Bjos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi estrela! Que bom poder ajudar!
      Nem me fale sobre os lanches das crianças...Tadinhas... Quando iam procurar a merendinha não tinha porque a mãe retardada tinha comido.Isso é coisa de mãe fazer menina? rsrsrsrsr
      Vamos mudar isso já!

      Excluir
  4. oie
    ainda não tenho filhos mas é realmente assim que eu faço..se vou fazer rancho com minha mãe compro porcarias para comer..
    porcaria é coisa de crinaça comer ne, ta claro elas tbm tem que comer frutas, verduras e legumes, mas criança sempre come uma porcaria aqui e outra ali. Compulsão por doces ´´e terrivel, quando vc ve ja comeu tudo, e depois vem o remorso.
    Temos que ser grandes o suficiente e parar com isso ne..eu adorei teu texto..
    bjao e boa quinta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Seja bem vinda!
      Pois é, a nossa geração está crescendo só por fora. Somos de uma época em que os pais já mimavam os filhos. Tudo era recompensado.
      É bom para você que ainda não tem filhos ficar esperta sobre o que não deve fazer.
      Recompense e conforte seus filhos com carinho. Comida não!
      beijosss

      Excluir
  5. Oi Linda, nossa achei tao interessante oq vc disse, faz todo o sentido. Eu tambem tenho esse paladar infantil, mas espero aos poucos melhorar isso. hahaha, biscoito eh bom poxa, por isso as vezes a gente come q neeem percebe, ainda mais assistindo um filminho, a sessao da tarde, rsrs. Mas eh um saco mesmo, se eu pudesse nem deixava meu bebe pegar gosto por essas porcarias, vou tentar acostumar ele com coisas mais naturais, muitas frutinhas e tal. Nossa, essa de separar os docinhos pra comer no final foi triste amiga, q isso! kkkk... >.< Gula total, nao pode, tem q reverter esse habito! , ah essa coisa de doce ser trofeu eh verdade, quando eu ia tomar vacina, minha mae dizia, se voce for corajosa compramos sorvete, hahaha, eu adoraava, logico neh! Realmente eh muito estranho, temos q trabalhar a mente nesses momentos de dificuldade, parar de comer os sentimentos. Credo! Adorei a lista de coisas positivas q podemos fazer!! Bora amadurecer. Ameeei. Obrigada por escrever isso tudo. Bjo flor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah não deixa mesmo não Kami.
      Claro que não adianta tentar evitar a todo custo porque ele vai conhecer na escola, nas festinhas, na casa das avós,mas procure fazê-lo gostar de frutas e não comer por obrigação.
      Assim, quando der vontade de comer doce, ele irá procurar por melancia, banana, essas frutinhas mais adocicadas, e as porcarias ficarão para as ocasiões especiais.
      Nem me lembre dessa época negra em que escondia doces... Simplesmente ridículo.
      Nunca mais!!! rsrsr
      beijosss

      Excluir
  6. É isso aí!! Prefiro ser magrinha a ser gostosona!!hehehe
    Mas meu marido não me apoia!!rsss disse que não é pra eu emagrecer mto e perder a bunda!! Falo pra ele...bunda grande pra que??? só serve pra carregar mais celulite!!hehehe
    Tamo juntas!!
    Bjoo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também acho! Só serve para carregar celulite. kkk
      A minha vida inteira precisei usar cinto porque tinha que comprar calças largas para passar pela bunda, mas ficavam grandes na cintura.Horrível!!!
      Quero ficar com quase nada de bunda. Prefiro assim.
      Tamo junto!
      beijosss

      Excluir
  7. Muito sensata tua explanação, parabéns. Beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Ivana.
      O objetivo é ajudar. Reconheci o meu erro e quero ajudar quem está fazendo a mesma coisa.
      beijosss

      Excluir
  8. oie flor
    vim agradecer o comentario
    vcs do blog me ajudaram bastante
    sei q posso contar sempre!

    beeijos flor
    amei o post

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode sim querida. Sempre!
      Fique bem e se cuide tá?
      Beijosss

      Excluir
  9. Linda, que belo teu post, é isso mesmo que acontece na vida da pessoa rsrs Que paladar infantil triste é esse??? Adoro.. Tenho e sempre rsrs Luto com todas as forças... e contrabalanço com frutas , legumes e tudo mais. Aff, sou um horror!!

    Senta-se beijada e abraçada.

    Sheyla.
    http://blogdmulheres.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi querida!
      Você sempre tão carinhosa! Obrigada!
      Ah eu era assim também. Comia besteira e depois comia fruta para tentar amenizar o mal. Mas o estrago já tava feito e as frutas eram apenas calorias a mais...kkkk
      Não acho que devemos deixar de comer doces, mas eles devem ser excessão na nossa vida e nunca fazer parte do dia-dia.
      Um grande abraço pra você também!

      Excluir
  10. Ri muito quando comecei a ler o seu post...toda vez que saia para fazer as compras do mês ...sem brincadeira o nosso carrinho parecia um carrinho de uma família com pelo menos 2 crianças e agora que comecei uma R.A, mudou o meu marido diz aque agora o carrinho é de dois velhinhos com diabete, colesterol alto,hipertensão e problemas coronários..rsrsr a gente ri muito ainda bem que ele está me apoiano até certas coisas que ele amava comer ele só como longe de mim tadinho...No final ele sabe que eu tô tentando e que preciso muito do apoio dele..eé vamos em frente amiga...força ai!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah mas vocês estão certíssimos! Parabéns por isso!
      Todos deveríamos nos alimentar assim, como diabéticos, hipertensos e cardíacos.
      Essas doenças nem existiriam se fosse assim, porque elas literalmente entram pela boca.( fora alguns casos congênitos).
      Estou feliz de saber que você tem o apoio do seu marido. Isso é muito importante e garante o sucesso da RA.
      No fim serão duas pessoas muito felizes.
      beijo!!

      Excluir
  11. é a sindrome do peter pan????
    a diferença é que o peter pan consegue até voar, de tão leve!

    é verdade..precisamos amadurecer. e não só o paladar, em vários aspectos.
    precisamos aceitar as derrotas, precisamos ter paciencia, precisamos admitir erros.. tudo isso vem com a maturidade.

    obrigada por abrir meus olhos.

    O BEIJO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mel!!
      Pois é, somos um bando de balzacas ( ou quase) brincando de Peter Pan!
      Olha isso! kkkkkkkkkkkkkkk
      Bora sair da terra do nunca ( nunca vou emagrecer...)kkkkkkkkkkkkk
      Beijoooo

      Excluir
  12. Amiga passei pra agradecer a visitinha e dizer que estou te seguindo.. bjosss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por retribuir a visita Jozi!
      Seja bem vinda!
      bjsss

      Excluir
  13. OIEEE???? AMEI SUA VISITA E SEU CARINHO NO MEU CANTINHO VIU? DE TODO CORAÇÃO OBRIGADA!
    MENINA VOCÊ DISSE TUDO NO SEU POST,UAU QUE SOCO NO NARIZ! AMADURECIMENTO, ESSE É O PONTO, VOCÊ ACERTOU EM CHEIO,ISSO ME DIZ QUE VOCÊ ESTÁ NO CAMINHO CERTO,PENSANDO CERTO,ENTENDENDO TUDO,AFINAL O PRIMEIRO PASSO É REEDUCAR NOSSA MENTE E O CORPO IRÁ REFLETIR. BEIJOCAS CONTINUE FIRME!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Daiana!
      Obrigada por retribuir a visita!
      Pois é, ontem quando me veio essa constatação assim do nada, eu também me senti socada no nariz. kkkkkk
      Agora vamos colocar ordem na casa e começar a desapegar das porcarias aos poucos.
      Obrigada pela força!
      Beijossss

      Excluir
  14. Olá Linda fiquei feliz com sua visita e seu comentário no meu blog,grata!!Olha eu tbém acho q ainda tenho o paladar infantil e vou morrer assim,mas tenho q ter consciência q é só o paladar,pois a idade já lá vai,rsrs..e sendo assim ñ podemos cair de boca nas guloseimas,temos q respeitar nosso tmp e tentar fzr as escolhas corretas,adorei vir aqui e já fiz login,faz tbém lá no meu,assim será mais fácil vir aqui,ok!!Bjinhos..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Seja bem vinda!
      Eu não sei se é possível mudar essa condição, mas uma vez conscientes do problema, conseguimos ponderar melhor antes de comer certas coisas.
      Já ajuda né? rs
      beijosss

      Excluir
  15. [Flor, esse comentario era pra ir na postagem de cima, mas eu nao estou conseguindo abrir a pagina de comentarios nele. Entao vai aqui, ok?]

    Boa tarde, Lindaa! :D Sorria, a vida eh bela. hahaha. Ate quando tem q postar o cardapio. Nossa, o maridao tem uma Chef em casa, tem mais eh que gostar dos seus pratos mesmo. :) Parabens pela força de vontade, por ter resistido a essa banana maravilhosa, kkkk, eh duro! Mas vale a pena! Nossa, olha a atitude, ta pondo ordem no corpo, meldels. Ninguem te segura Linda. Continue sendo comandando do teu navio, siga firme, focada. E tenha uma otima sexta-feira. BJO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkk Você é uma figurinha! Pode comentar onde quiser amore.

      Menina tem que postar o cardápio né? Eu sei que tem, mas acho uma chatice!
      Obrigada pela força minha linda. Eu estou tentando de verdade.
      Não que eu ignorasse a necessidade que eu estava de emagrecer, mas chegar ao ponto do marido pedir e continuar errando é brincar com a sorte não é? rsrrsrs
      Beijooooo

      Excluir