quarta-feira, 18 de abril de 2012

Primeiro desafio.

Ontem passei pela primeira prova de força de vontade. 
Minha filha Giulia está ficando gripadinha. Perdeu o apetite, está toda amuadinha e tossindo muito.
Ontem de noite para mimá-la e na tentativa de despertar o apetite da pequena, fiz chocolate quente e pipoca.
Li na revista Crescer uma vez, que pipoca se feita da maneira correta, é um bom lanchinho para as crianças.
É fonte de carboidratos, fibras e ferro.
Então eu compro o milho de boa qualidade como os da Yoki, e faço com pouquinho óleo e coloco pouco sal depois de pronta. Muito mais saudável do que as pipocas de microondas que vem dentro daquele saco com aquela mistura gordurosa que não sabemos exatamente o que é.
Claro que a Gabriela e o maridão também quiseram. Ficaram todos na sala, de banhosinho tomado, agasalhadinhos ( porque estava um frio danado ontem) e eu lá na cozinha com aquele cheiro horrível de chocolate quente e aquele cheiro insuportável de pipoca quentinha. kkkkk
Mas, por todas as guerreiras que me acompanham nessa luta, eu resisti!!!
Não comi nenhuma pipoquinha e nem provei o chocolate. Servi a galera , me mandei pro quarto, fechei a porta e apaguei a luz.
Liguei a televisão. Procura daqui, procura dali e parei no National Geographic. Estava passando a série "Obsessões". O assunto de ontem foi adivinha qual? Obesidade.
Passou a história do Manuel Uribe, um Mexicano que entrou no livro Guiness como o homem mais gordo do mundo. Manoel chegou à marca de 597kg. Ele vive preso numa cama há 14 anos. Ele mesmo conta que foi comendo e engordando sem perceber, e só se deu conta quando não conseguia fazer coisas simples como ir ao banheiro. Já tentou todo tipo de dieta existente. Hoje é monitorado por uma equipe do hospital local que vai pesá-lo e controla a sua alimentação.

Depois contou a história de Rene Willians, conhecida como a mulher de meia tonelada.
Rene sempre foi obesa desde a infância. Nunca conseguiu emagrecer e levava isso de certa forma bem até que sofreu um acidente e precisou ficar acamada por muito tempo. Como não podia mais andar, e comendo do jeito que comia, logo chegou no grau de super obesa mórbida atingindo a marca de 508kg.
Rene chegou a fazer uma cirurgia bariátrica e eliminou cerca de 30kg, mas teve um ataque cardíaco fulminante e faleceu 2 semanas depois.

Nem preciso dizer que depois disso o meu desejo pela pipoca e chocolate quente desapareceu né?
É muito triste. Muito triste mesmo.
É incrível o que a comida é capaz de fazer com quem não sabe administrá-la.
Qualquer um pode facilmente chegar no mesmo ponto em que eles chegaram. Engordar é muito fácil e rápido, porque precisamos comer para sobreviver e comer é bom.
A cada dia surge uma novidade no mercado, a cada dia aparece uma lanchonete nova.
Vender comida dá lucro mais do que qualquer outra coisa.
As pessoas não comem só porque precisam. Comemos porque isso se tornou um ato social.
A palavra " comemorar" vem de comida. Sempre que comemoramos alguma coisa, tem comida no meio.
Seja na Igreja, seja em casa, seja no trabalho. Comer virou diversão, passatempo, companhia, vício.
E é uma luta individual. Ninguém pode ajudar porque não é algo que se possa tirar da vida de alguém.
O obeso vai precisar continuar comendo. Precisamos comer para nos manter vivos.
Podemos aconselhar, dar apoio, passar informações, trocar experiências e idéias, mas depende única e exclusivamente da pessoa querer mudar.

19 comentários:

  1. É vendo essa reportagem eu não teria vontade de comer também...

    Muito triste essas realidades...

    Vamos mudar a história das nossas vidas!

    Melhoras pra sua pequena!

    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, passei por aquele canal na hora certa.
      Apesar de toda força de vontade é complicado lidar com isso o tempo todo. Quem tem criança em casa sabe que somos rodeadas por coisas deliciosas, mas que contudo, não nos pertencem mais...rsrsrsr
      Obrigada!
      beijooo

      Excluir
  2. muito bom saber que vc conseguiu resisir ao chocolate que é irresistivel né muito bom mesmo continue assim ex gordinha ja vou logo chamando assim rs muito bom essa sua força de vontade luta mesmo que merecemos rs bjim

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jully!
      É, passei pela primeira prova, mas muitas outras virão... Não tem como fugir disso.
      Mas você está certa, nós merecemos ser pessoas melhores.
      beijo querida!

      Excluir
  3. Linda, parabens por ter resistido a pipoca e o chocolate quente. Duas coisas que eu amo, ou amava, sei la, rs. Realmente salvou-se de muitas calorias excessivas. :) Espero que sua filha esteja se sentindo melhorzinha, deve dar um aperto no coracao ver o filho doentinho neh. Sempre que vejo esses programas que abordam a obesidade, fico ainda mais inspirada. Antes eu costumava assistir "The Biggest Loser", e tambem era mto inspirador, mas faz tempo q nao vejo. Que pena que a Rene nao teve muito tempo pra se recuperar. Agora, sinceramente?? Engordar pode ate ser facil, mas chegar no ponto que ELES chegaram, eh muita falta de amor proprio e falta de espelho, porque quando eu vejo que to chegando perto da casa dos 70, sempre vinha o alerta na minha cabeca, e eu fazia algo, voltava a malhar, fazia dieta, enfim! Me descuidar TOTAL, jamais. Dizer que comeu, comeu e nao notou, ate chegar a 500 e tantos quilos??? claro q notou! rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi querida!
      Viu só? Lembrei das suas broncas e resisti! kkkk
      A Giulia está melhorando. está sendo medicada e eu estou cuidando da alimentação para que ela se recupere logo. Estou dando bastante frutas, mel, legumes, e de noite se estiver muito frio faço o chocolate quente porque alimenta e acalma a tosse. rs
      Eu vejo The Biggest Loser as vezes. Me anima bastante. Gosto do jeitão de general da Jillian. rsrsr
      Eu tenho pena desse pessoal que chega nesse ponto de obesidade, mas concordo com você, é impossível alguém não perceber que está engordando. É comodismo, é esperar cair do céu a solução, é o vício. Sei lá o que é! Só sei que é loucura, suicídio.
      Mas o meu lado masoquista gosta de ver essas coisas. Me faz sentir nojo de porcarias, doces e gorduras.Ma dá uma força incrível para seguir em frente.
      beijo linda!

      Excluir
  4. Ai ...Linda essas pessoas realmente tiveram muito haver com a minha decisão de emagrecer..nos cansamos de ver isso mais um dia ao ver um gordo mórbido...cerca de 400kg implorando para lavarem a (bunda) dele que estava suja pois havia evacuado....Amiga...pensei na minha vida e vi que para se tornar uma pessoa dependente da outra basta um piscar de olhos hoje tenho114 ..mais se eu não me cuidar poderia chegar a 200 ,300..e sei lá se o meu organismo iria aguentar...Por isso eu digo faço em primeiro lugar pela minha saúde...desculpe pelo depoimento meio doido é que me deu vontade de te contar.Bjos...
    Agora sim estou seguindo o seu blog...tinha dado errado alguma coisa na minha conta do google...bye

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Imagina querida, pode desabafar quando quiser.
      Enquanto eu assistia a isso ontem pensava em como a comida tira a dignidade da pessoa.
      O obeso mórbido depende dos outros até para se limpar, olha isso! É muito humilhante.
      Nenhuma droga faz isso com seus viciados. Eles morrem, mas morrem conseguindo limpar a própria bunda. Conseguem correr atrás se quiserem e procurar ajuda.
      Mas quando se chega nesse ponto de obesidade não se consegue fazer nada.
      É pra gente pensar mesmo antes de colocar qualquer besteira na boca.
      Mas isso não tem nada a ver com você meu bem. Você está fazendo a sua parte e irá recuperar o seu peso normal. É questão de tempo e força de vontade.
      Estamos juntas viu?
      beijo!

      Excluir
  5. Olá obg pela visita ao meu blog,é bom colocar uma foto dessa na tela do meu pc pra pensar 2vezes antes de comer as batatas fritas....adorei seu blog viu...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Obrigada por retribuir a visita!
      Verdade, casos assim nos fazem pensar.
      Beijo!

      Excluir
  6. É impressionante... O 1º caso tb vi na tv, o 2º não conhecia... E devem existir bem mais casos que desconhecemos...
    Foi um bonito post Linda, é importante lembrar-nos que todos os vícios podem matar... E que só nós podemos e tomar conta de nós...
    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, tem muitos casos querida.
      Nessa reportagem passaram outros. É incrível a quantidade de americanos que vivem presos às suas camas.
      A Rene deixou um vídeo com pedido de ajuda e depois disso muitas outras pessoas começaram a pedir ajuda também. Em alguns casos foi preciso derrubar paredes para tirar as pessoas de casa, porque era impossível sair pela porta.
      A Rene por exemplo, quando precisava ir ao hospital,era preciso chamar os Bombeiros. Ela era colocada sobre uma lona e puxada por 16 homens.
      Além do risco de morte, tinha que enfrentar esse tipo de humilhação e constrangimento.
      Muito triste...

      Excluir
  7. Nossa, são proporções astronômicas ... Muito triste mesmo ! Beijo, muito bom teu post.

    ResponderExcluir
  8. querem emagrecer conheçam esse blog
    fico de boca aberta cada vez que leio um post
    karinagmoraes.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Linda,
    Faz um tempo...2009 para 2010 fiz dieta exercícios e reduzi meu peso de 91 para 81. fui mantendo...aumentei um pouquinho aqui e outro ali. Em 2011 entrei num quadro de estresse por causa do trabalho e dos estudos! Pensava assim: não dou conta de viver tudo isso e ainda não poder comer!! Dieta era mais uma obrigação, mais uma cobrança. Como não resolvia as outras coisas, liberei geral na dieta. Deixei pra lá mesmo. Fui parar nos 97KG! Tinha compulsão alimentar! Tinha uma necessidade de comer e ficava muito chateda com a quantidade! Às vezes ficava até com nojo! Por causa de um outro tratamento que fazia de depressão voltei a meu psiquiatra que dobrou a dosagem da minha medicação. Minha compulsão sumiu!! Fiquei impressionada com a mudança. Depois de 3 meses com essa nova dosagem, consegui aderir novamente à reeducação alimentar! Já perdi 10 kg. FICA A DICA: ALTERAÇÕES NOS NEUROTRANSMISSORES CEREBRAIS CAUSAM COMPULSÃO ALIMENTAR E DEVE SER TRATADO. NÃO SE TRATA DE REMÉDIO PARA EMAGRECER, O REMÉDIO NÃO SERVE PARA ISSO! A QUESTÃO É QUE COM O REEQUILÍBRIO DAS FUNÇÕES VOCÊ RETOMA O CONTROLE DA SITUAÇÃO. FICO IMAGINANDO QUE ESTAS PESSOAS DA FOTO NÃO TIVERAM A OPORTUNIDADE DE SEGUIR UM TRATAMENTO QUE EVITASSE ISSO. É IMPOSSÍVEL REEDUCAÇÃO ALIMENTAR SE SEU CÉREBRO NÃO DEIXA. SUA FORÇA É IMENSA CONTRA NÓS. TEMOS QUE COLOCÁ-LO NO SEU DEVIDO FUNCIONAMENTO. Bjo grande. E...sucesso para todas nós!

    ResponderExcluir
  10. quem manda comer dimais esse é o resultado,toda ação tem uma reação

    ResponderExcluir
  11. Engordar é fácil demais,estou na luta para perder varíos quilos rs,estou caminhando e tomando sopa,já reduzi bastante mas ainda não me pesei acho que tenho medo de ver que ainda falta muito, Não desistirei, não esta mole mas vou conseguir!

    ResponderExcluir
  12. Oiii, td bom/?????
    Vim conhecer seu blog, adorei!
    Eu fui selecionada para testar a Dieta da Ivete Sanglo....BodyChange...e estou postando no blog...qdo der vai la conhecer!!!!!
    Ai acho triste mesmo, as pessoas não percebem que engordam, principalmente mulher com o uso de legging, esse foi meu caso...fui usando, usando, comendo...e puff 152 kg!
    Mas ja estou emagrecendo.....é bem triste mesmo!

    beijos da Máh

    http://projetosaudavelsempre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Eu assisti o caso dos obesos mórbidos e serviu de exemplo comer sem ansiedade , eliminei toda gordura animal , diminui na quantidade e mesmo assim não é fácil abaixar o ponteiro da balança mas como engordar é como doença crônica tento acordar todos os dias renovar meus votos para emagrecer mesmo que no dia anterior tenha exagerado em alguma gulodice baixei meu peso de 102kg para 80 ha dois anos e quero chegar nos 60kg e fazer abdominoplastia e depois manter o meu peso de 60kg como sempre foi

    ResponderExcluir