terça-feira, 3 de abril de 2012

O vício por açúcar





Quando eu não tenho doce em casa, chego ao absurdo de comer açúcar puro.
Qualquer semelhança com o alcólatra que na falta de bebida toma perfume não é mera conscidência.
O vício por açúcar é mais comum do que qualquer outro vício existente e o mais difícil de abandonar, porque ironicamente, precisamos dele para viver.
A baixa de açúcar no sangue provoca tremedeiras, mal estar e se o cérebro não recebe quantidades suficientes de glicose, suas funções são seriamente comprometidas.
Assim sendo, fica bem difícil resolver o problema porque é impossível viver sem o açúcar de forma que o dependente precisa aprender a administrar a quantidade e a qualidade ingerida, o que convenhamos, é bem complicado.
Além de gostoso, é necessário e está presente até no molho de tomate industrializado. Não acredita? Pois quando for comprar leia os ingredientes na embalagem.
Eu não sou obesa porque malho desde os 17 anos, meu marido é personal trainer e eu tenho consciência da minha dependência, por isso sempre compenso as ingestões de doce com muita água, frutas, verduras e legumes.
Mas isso não adianta viu? É só para aliviar o peso na consciência. A dose recomendada de açúcar por dia é de 3 colheres de sopa, mas isso inclui todo o açúcar que o organismo irá converter em glicose, como a frutose, lactose e os amidos.
Portanto se você toma cerca de 2 copos de leite por dia, come pão ou torradas no café da manhã, come batata, macarrão, cenoura ou arroz no almoço, manda um docinho de tarde e de noite come uma fruta, já passou da dose permitida. Tudo isso vai virar açúcar. E adivinha? O que for excesso e o organismo não aproveitar, vai virar gordura.
Então, como podemos ver, o assunto é sério.
Não podemos viver sem, o excesso faz mal, quase tudo vira açúcar, o que fazer?
O mais certo seria cortarmos os açúcares prontos para serem convertidos, como os doces.
O açúcar das frutas e do leite precisará ser digerido, e sofrerá a ação de enzimas para serem convertidos em glicose. Nesse processo, algumas calorias ficam pelo caminho.
Com o amido isso é mais simples, no entanto algumas fontes de amido são também fontes de fibra e elas seguram essa absorção porque deixam a digestão lenta. Dessa forma o açúcar entra lentamente na corrente sanguínea e o organismo usa durante todo o dia. São os legumes como aipim, batata doce, inhame e cenoura.
Nos dias em que comer batata comum ou macarrão, é melhor evitar outras fontes de açúcar.
Assim, manteremos nosso cérebro protegido dando a ele o açúcar que precisa, e de quebra mandaremos alguns quilinhos para a terra do nunca.
Eu começo hoje a minha luta contra o vício do açúcar ruim.
Se quem é viciado em tabaco, álcool, maconha, cocaína e crack com força de vontade consegue, eu também.
Fácil não vai ser. A crise de abstinência é horrível, fico de mal humor, irritada com tudo, mas eu sei que é o organismo se limpando. 
Além do mais, eu sempre questionei porque essas pessoas usam as drogas mesmo sabendo que isso as destrói e porque afinal é tão difícil largar se é para o próprio bem. Bom, agora eu irei descobrir porquê.
Bom para aprender a não julgar os outros né?
Bora ver até onde eu sou mais forte do que eu.

5 comentários:

  1. Sei bem como é. Eu logo fazia bolo e devorava quase inteiro... Te desejo sorte e sucesso contra este vício!!! Bjssss

    ResponderExcluir
  2. Nosso cérebro tem receptores para a glicose, por isso que quanto mais comemos mais vontade temos de comer doces.

    Eu não sou tanto de doces, se quer me matar me dê pizza, esse sim é meu mal... rs.

    Beijocas

    ResponderExcluir
  3. oie flor
    tbm amoo doce...ainda mais qdo to ansioso, mas diminui bastante, e tem tenpo q naum como doceee!
    mas to com mt vontade de comer, mas vou esperar a pascoa q conserteza vou comer um docinho

    beejos

    ResponderExcluir
  4. açúcar é tenso mesmo né?!..quanto mais se come, mais se quer comer...o pior q é tranqueira né.?! aff...eu sou uma formiga...mas to me controlando bem...ufa...rs

    ResponderExcluir
  5. What's up to every single one, it's in fact a pleasant for me
    to pay a visit this web site, it includes helpful Information.


    Here is my web-site - Slim Helper Weight Loss Patch

    ResponderExcluir